SóProvas


ID
3246631
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em períodos chuvosos, principalmente nas capitais e áreas metropolitanas, devido às enchentes associadas à aglomeração populacional de baixa renda, condições inadequadas de saneamento e alta infestação de roedores infectados aumentam, consideravelmente, os casos clínicos de leptospirose. Considerando a importância de conhecer os animais sinantrópicos da leptospira que acomete humanos, já que é possível utilizá-los como ferramenta auxiliar no diagnóstico dessa bactéria, assinale a alternativa que apresenta o nome científico de um dos mais importantes reservatórios de um dos sorovares mais patogênicos para os seres humanos, o Icterohaemorraghiae.

Alternativas
Comentários
  • Ratazana (Rattus norvegicus): A ratazana, também conhecida como rato de esgoto, rato marrom ou gabiru, é a principal espécie de roedor sinantrópico de relevância para a saúde pública, sendo o maior roedor da família Muridae

  • GABARITO CORRETO D

    GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - MINISTÉRIO DA SAÚDE - 3 EDIÇÃO 2019

    RESERVATÓRIOS

    Animais sinantrópicos domésticos e selvagens. Os principais são os roedores das espécies Rattus norvegicus (ratazana ou rato de esgoto), Rattus rattus (rato de telhado ou rato preto) e Mus musculus (camundongo ou catita).

    Esses animais não desenvolvem a doença quando infectados e albergam a leptospira nos rins, eliminando-a viva no meio ambiente e contaminando água, solo e alimentos.

    O R. norvegicus é o principal portador do sorovar Icterohaemorraghiae, um dos mais patogênicos. Outros reservatórios são caninos, suínos, bovinos, equinos, ovinos e caprinos.

    O homem é apenas hospedeiro acidental e terminal, dentro da cadeia de transmissão.