SóProvas


ID
3246907
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Assistência Farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu uso racional. Sobre esse tema, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O tratamento da tuberculose e da hanseníase faz parte do Componente de Medicamentos de Dispensação Excepcional da Assistência Farmacêutica.
II. A programação é um processo de escolha de medicamentos baseado em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica.
III. A programação pelo consumo histórico baseia-se, fundamentalmente, nos dados de morbimortalidade.
IV. A aquisição de medicamentos tem o objetivo de suprir as necessidades de medicamentos em quantidade, qualidade e menor custo-efetividade, além de manter a regularidade do sistema de abastecimento.
V. Os medicamentos devem ser mantidos em condições apropriadas para assegurar sua estabilidade e integridade durante seu período de vida útil.

Alternativas
Comentários
  • I - Tuberculose faz parte do Programa Nacional de Controle da Tuberculose

    O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) deve garantir dispensação de medicamentos de alto custo para o tratamento de doenças específicas.

    II- Seleção: é um processo de escolha de medicamentos, baseado em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), visando assegurar medicamentos seguros, eficazes e custo-efetivos com a finalidade de racionalizar seu uso, harmonizar condutas terapêuticas, direcionar o processo de aquisição, produção e políticas farmacêuticas. É a partir da seleção que são desenvolvidas as demais atividades;

    Programação: consiste em estimar quantidades a serem adquiridas para atendimento a determinada demanda dos serviços, por determinado período de tempo. A programação deve ser feita com base em uma Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), estabelecida e consensuada na etapa de seleção. Nessa lista, os medicamentos devem encontrar-se listados por nome genérico, forma farmacêutica e apresentação, e elencados, preferencialmente, pelo nível de complexidade no qual serão utilizados. A programação inadequada reflete diretamente sobre o abastecimento e o acesso ao medicamento;

    III - Programação pelo consumo histórico NÃO requer dados de morbimortalidade ou esquemas terapêuticos.