SóProvas


ID
3247300
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente, 85 anos, sexo feminino, apresenta quadro de infecção urinária e, após análise clínica, o médico pede cultura de urina e antibiograma. É de conhecimento de todos que o teste de sensibilidade aos antimicrobianos (TSA), ou antibiograma, consiste na verificação da sensibilidade ou resistência de uma bactéria a uma determinada droga, para orientar a seleção do antibiótico adequado para o tratamento de uma determinada infecção. O TSA orienta a escolha de terapia antimicrobiana e é uma importante ferramenta para monitorar a evolução da resistência bacteriana. Em relação ao assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Boa! Nas causas de exclusão da ilicitude faltou apenas o consentimento do ofendido. Abraço!

  • O diâmetro do halo formado é invariável, independente do tipo de droga utilizada e da sensibilidade ou resistência da bactéria frente à droga.

  • Há quem diga que ofendículos são uma forma de legítima defesa, entre eles estão Damásio de Jesus e Nelson Hungría, pois sustentam que a proteção colocada só entra em funcionamento quando há uma injusta agressão.

    Existe também outra corrente que diz que os ofendículos são uma espécie de exercício regular de direito e não legitima defesa, dessa linha fazem parte Mirabete e Anibal Bruno, já que no momento da instalação dos aparatos não estão presentes dois requisitos da legitima defesa que são atualidade e iminência.

    Mas, como em nossa doutrina é muito comum, existe uma Terceira corrente que mistura as duas anteriores e diz que os ofendículos são, no momento da instalação um exercício regular de direito, pois qualquer pessoa tem o direito de se defender e defender sua propriedade. Mas, momento em que os mecanismos de defesa entram em ação, ou seja, no momento exato em que o ladrão tenta invadir uma residência e leva um choque na cerca elétrica, ou quando o cão de guarda late e parte pra cima do malfeitor, ai caracteriza-se a legitima defesa. Dessa doutrina fazem parte Ney Moura Telles e Cezar Roberto Bitencourt.