SóProvas


ID
3249820
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

O instituto previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que estabelece e proporciona à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro é o(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Segundo o ECA (8069/90):

    ? Art. 19-B. A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017).

    § 1º O apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • O instituto previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que estabelece e proporciona à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro é o apadrinhamento.

    Art. 19-B, § 1o O apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro.

    Gabarito: D

  • Doutrinariamente, a família substituta é, nas palavras de Marlusse Pestana Daher, “aquela que se propõe trazer para dentro dos umbrais da própria casa, uma criança ou adolescente que por qualquer circunstância foi desprovido da família natural, para que faça parte integrante dela, nela se desenvolva e seja”.

  • A questão em comento requer conhecimento da literalidade do ECA.

    O caso versa sobre homicídio de marido em face de esposa (melhor categorizando: feminicidio)

    Ora, o feminicidio), crime doloso contra a vida, gera pena de reclusão.

    Neste caso, vigora o exposto no art. 23, §2º, do ECA:

    “Art. 23 (...)

    (...) § 2º A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso sujeito à pena de reclusão contra outrem igualmente titular do mesmo poder familiar ou contra filho, filha ou outro descendente."

    Logo, no caso em tela falamos em perda do poder familiar.

    Vamos comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- INCORRETA. Não compatível com o previsto no art. 23, §2º, do ECA.

    LETRA B- INCORRETA. Não compatível com o previsto no art. 23, §2º, do ECA.

    LETRA C- INCORRETA. Não compatível com o previsto no art. 23, §2º, do ECA.

    LETRA D- INCORRETA. Não compatível com o previsto no art. 23, §2º, do ECA.

    LETRA E- CORRETA. Representa a hipótese do art. 23, §2º, do ECA.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E

    A questão em comento cobra uma leitura fina de que tipo de instituto pode gerar vínculos externos para criança e adolescente em situação de acolhimento institucional ou familiar.

    Vejamos o que diz o ECA:

    “Art. 19-B. A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017).

    § 1º O apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)."

    Diante do exposto, cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- INCORRETA. Não é condizente com o exposto no art. 19-B, do ECA.

    LETRA B- INCORRETA. Não é condizente com o exposto no art. 19-B, do ECA.

    LETRA C- INCORRETA. Não é condizente com o exposto no art. 19-B, do ECA.

    LETRA D- CORRETA. De fato, o apadrinhamento é o instituto que responde a questão, tudo conforme o art. 19-B, do ECA.

    LETRA E- INCORRETA. Não é condizente com o exposto no art. 19-B, do ECA.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

  • Um macete que funciona comigo: Quando as questões falam em "vínculos externos a instituição" imagino alguém que colabora de forma mais simples sem muitas obrigações, um padrinho, apadrinhamento.