SóProvas


ID
32500
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Um grupo de pesquisadores, auxiliados por um Técnico de Arquivo do Banco Nacional Social, trabalha na análise do acervo histórico. O coordenador do grupo explica que, conforme orientação do arquivista, é importante destacar, nesta empreitada, o valor secundário dos documentos, que devem evidenciar características de documentos

Alternativas
Comentários
  • É característica do acervo historico (arquivo permanente, de 3ª idade, etc.) o valor secundário dos documentos, ou seja, os documentos ali guardados nao tem mais valor funcional, valor primário, e sim valor probatório e informativo, valor secundário.
  • Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991.
    Art. 8º - § 3º Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
  • Quando os documentos são criados possuem valor primário e poderão passar a ter valor secundário (ou serão eliminados).
  • Acabei errando esta questão por uma dúvida entre as letras B e a D.

    Não marquei a letra Dpor achar que não houvesse o caráter probatório, achando que este só haveria enquanto perdurasse o valor fiscal e judicial, valores estes que se encontram em documentos encontrados no arquivo corrente e intermediário.

    E eu achava que quanto o arquivo permanente só houvesse o valor histórico, cultural e informativo, mas conforme esclarecimento objetivo e totalmente pertinente e devidamente fundamentado do colega Alissom abaixo, este o é probatório também.
  •  Os arquivos que possuem valor secundário também podem ser chamado de:

    >Valor probatório; e

    >Valor informativo.

  • documentos de valor secundário só tem utilidades probatórios e informativos.

    gabarito D