SóProvas


ID
3250705
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          [Como se estrutura uma sociedade?]


      A pergunta formulada acima é uma constância da história social. Alguns antropólogos têm afirmado que a estrutura social é a rede de todas as relações de pessoa-a-pessoa, numa dada sociedade. Mas tal definição é por demais ampla. Não estabelece distinção entre os elementos efêmeros e os mais persistentes na atividade social, e torna quase impossível distinguir a noção de estrutura de uma sociedade da totalidade da própria sociedade.

      No extremo oposto, está a noção de estrutura social compreendendo, somente, as relações entre os grupos principais na sociedade, que persistem por muitas gerações, mas exclui outros como a família, que se dissolve de uma geração para outra. Essa definição é limitada demais.

      Uma terceira noção de estrutura social enfatiza não tanto as relações reais entre pessoas ou grupos, mas as relações esperadas ou mesmo as relações ideais. De acordo com esse ponto de vista, o que realmente dá à sociedade sua forma e permite a seus membros exercerem suas atividades são as expectativas ou mesmo as crenças idealizadas do que está feito, ou do que deverá ser feito pelos outros membros. Não falta quem veja tal formulação como bastante insatisfatória.

      Em vez de respostas prontas à pergunta aqui tratada, será preciso sempre reconhecer que a validade de qualquer uma delas estará presa à validação do critério que a sustenta.

(Adaptado de: FIRTH, Raymond. In: VV.AA. Homem e sociedade. Trad. Amadeu José Duarte Lanna. São Paulo: Nacional, 1975, p. 35-36)

Deve-se entender da leitura do texto que, ao se considerar a pergunta formulada no título,

Alternativas
Comentários
  • Pista Textual: correspondência entre "validação do critério" e "parâmetro válido".

    Texto: Em vez de respostas prontas à pergunta aqui tratada, será preciso sempre reconhecer que a validade de qualquer uma delas estará presa à validação do critério que a sustenta.

    Questão: O reconhecimento de um parâmetro válido para a definição do que seja uma estrutura social é indispensável para que se aceite essa definição.

  • #Análise das alternativas com os erros marcados em vermelho:

    A) a definição dada no primeiro parágrafo não satisfaz porque, em sua amplitude, formula ideais de conduta coletiva em vez de analisar práticas individuais.

    Incorreta. No parágrafo inicial do texto, o autor ressalta que a definição de estrutura é muito ampla, no entanto ela não é satisfatória porque não consegue separar o que é transitório e o que é persistente na dinâmica social e não a ideia, de acordo com a assertiva, de comportamento coletivo e individual. A justificativa do erro da alternativa está no trecho a seguir: "Mas tal definição é por demais ampla. Não estabelece distinção entre os elementos efêmeros e os mais persistentes na atividade social [...]"

    B) a noção aventada no segundo parágrafo pecaria por não distinguir entre os elementos transitórios e os elementos duradouros de uma sociedade.

    Incorreta. A noção de não distinção entre os elementos transitórios e duradouros de uma sociedade foi tratada no 1º parágrafo e não no 2º, sendo o erro da alternativa.

    C) a hipótese levantada no terceiro parágrafo é dada como insatisfatória porque valoriza as relações pragmáticas já estabelecidas numa sociedade.

    Incorreta. O 3º parágrafo ressalta uma outra hipótese: a de que a estrutura social valoriza as relações ideais, esperadas pelos indivíduos, ou seja, é apenas um comportamento mais comum entre um grupo de membros. Todavia, a alternativa diz que as relações pragmáticas já são estabelecidas como se as pessoas fossem robôs que seguissem o mesmo parâmetro. A justificativa do erro da assertiva está no seguinte trecho: "[...]o que realmente dá à sociedade sua forma e permite a seus membros exercerem suas atividades são as expectativas ou mesmo as crenças idealizadas do que está feito, ou do que deverá ser feito pelos outros membros."

    D) o reconhecimento de um parâmetro válido para a definição do que seja uma estrutura social é indispensável para que se aceite essa definição.

    Correta. É exatamente isso, mas dito com outros palavras, conforme enxerto a seguir: "Em vez de respostas prontas à pergunta aqui tratada, será preciso sempre reconhecer que a validade de qualquer uma delas estará presa à validação do critério que a sustenta."

    E) a validação do conceito mesmo de estrutura social deve preceder toda e qualquer análise de caso que se proponha numa fundamentação aceitável.

    Incorreta. De acordo com o texto, a validação do conceito de estrutura social passa por um processo contínuo de análise devido às variáveis em torno do comportamento das pessoas em sociedade. Não há essa precedência do conceito face à análise do caso real exposta na alternativa, conforme trecho a seguir: " A pergunta formulada acima é uma constância da história social." 

    Espero ter ajudado. :D

    Gabarito: item "D"

  • Essa D vc responde olhando a questão anterior da mesma prova...

    '' estará presa à validação do critério (4° parágrafo) = dependerá da aceitabilidade do parâmetro.''

  • A resposta está no parágrafo 4º.

    LETRA D

  • Em vez de respostas prontas à pergunta aqui tratada, será preciso sempre reconhecer que a validade de qualquer uma delas estará presa à validação do critério que a sustenta. letra D

  • Letra D

    Letra A – ERRADA – A definição apresentada no 1o parágrafo peca, pois individualiza excessivamente o conceito, analisando-o pessoa-a-pessoa.

    Letra B – ERRADA – A definição apresentada no 2o parágrafo peca, pois considera apenas os elementos duradouros, desconsiderando os efêmeros (transitórios).

    Letra C – ERRADA – Não há uma valorização de relações pragmáticas (práticas, objetivas), mas a idealização de realidades.

    Letra D – CERTA – Trata-se de uma paráfrase do seguinte trecho: “... será preciso sempre reconhecer que a validade de qualquer uma delas estará presa à validação do critério que a sustenta”.

    Letra E – ERRADA – Primeiro vem a fundamentação e só depois a validação do conceito, segundo o texto. É o que está dito em : “... será preciso sempre reconhecer que a validade de qualquer uma delas estará presa à validação do critério que a sustenta”.

    Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-trf3-analista-judiciario-portugues/

  • Questão loucona em? As 3 primeiras opções estavam muito loucas, não dava para encaixar.

    A última não me dava firmeza e indo pela lógica do texto (que é muito complexo), fui na D.

  • Minha opinião:

    “No extremo oposto, está a noção de estrutura social compreendendo, somente, as relações entre os grupos principais na sociedade, que persistem por muitas gerações, mas exclui outros como a família, que se dissolve de uma geração para outra. Essa definição é limitada demais.”

    B) a noção aventada no segundo parágrafo pecaria por não entre os elementos transitórios e os elementos duradouros de uma sociedade.

    → o texto FAZ A DISTINÇÃO entre os grupos/elementos principais e os excluídos. O erro encontra-se na compreensão de uma estrutura social considerando somente as relações principais (permanentes), e excluindo as demais (transitórias).

  • A resposta está no ultimo parágrafo.

    D

  • Para matar decifrar a alternativa D deve-se focar na palavra chave Critério = Parámetro

    Ao meu ver o que responde a alternativa A é o que está escrito na B- houve inversão.

  • A letra B me pareceu certa também por dizer o seguinte:

    B - a noção aventada no segundo parágrafo pecaria por não distinguir entre os elementos transitórios e os elementos duradouros de uma sociedade.

    Extraindo a seguinte passagem do parágrafo 2º:

    "...a noção de estrutura social compreendendo, somente, as relações entre os grupos principais na sociedade, que persistem por muitas gerações, mas exclui outros como a família, que se dissolve de uma geração para outra

    Ora se o conceito do 2º parágrafo enfatiza os grupos principais (e duradouros) da estrutura social em detrimento daqueles que se dissolvem em apenas uma geração é lógica pensar que tal conceito não distingue entre elementos transitórios e não transitórios.

    Nas passagens em negrito do 2º parágrafo percebe-se uma discriminação, uma distinção que é um fator indicador da falha conceitual expressa no referido parágrafo, mas a Banca deu a letra D como gabarito.