-
GABARITO: ITEM D
Dica para resolver esse tipo de questão de Administração :
Boa parte das ferramentas aplicadas ao setor privado podem, de forma adaptada, ser aplicadas ao setor público. É o que acontece com o mapeamento e a gestão da qualidade, por exemplo.
Etapas da Gestão por competências:
1- Formulação da estratégia
2- Mapeamento das competências
3- Desenvolvimento e captação das mesmas
4- Avaliação
"O mapeamento deverá identificar as lacunas (ou “gaps”) de competências na organização, ou seja, o que estaria “faltando”, comparando as competências necessárias com as existentes, teríamos de reduzir ou eliminar essa “diferença”
fonte: Rodrigo Rennó
Estratégia Concursos
Namastê
-
Gabarito: Letra D
O mapeamento de competências pode sim (e na minha opinião deve) ser utilizado no setor público.
Visa identificar as lacunas entre as competências requeridas e as disponíveis.
Imagine que em uma instituição pública o quadro de pessoal seja de pessoas com certa aversão à tecnologia, por exemplo. E essa instituição deseja ampliar o uso de ferramentas tecnológicas. Ela pode através do concurso público direcionar para um determinado público alvo.
Os concursos da área fiscal, por exemplo, costumam selecionar pessoas com amplo conhecimento em diversas áreas de conhecimento (necessário na atividade fiscalizatória).
A forma como o setor público operacionaliza esse mapeamento difere da iniciativa privada.
-
-
GABARITO LETRA D
Mapeamento das competências: nesta etapa a organização deve identificar “as competências que já possui” e “as competências necessárias” para a execução de sua estratégia.
>gap (diferença ou lacuna) entre as competências atuais e as necessárias.
> É importante que as competências identificadas nos funcionários sirvam de retroação (feedback) para que os mesmos possam identificar sua relação com as demandas organizacionais, tomando atitudes para seu autodesenvolvimento