-
Letra B.
"O planejamento não é um acontecimento, mas um processo contínuo, permanente e dinâmico, que fixa objetivos, define linhas de ação, detalha as etapas para atingi-los e prevê os recursos necessários à consecução desses objetivos. Com a incorporação dessa prática, reduz-se o grau de incerteza dentro da organização, limitam-se ações arbitrárias, diminuem-se riscos ao mesmo tempo em que se dá rentabilidade máxima aos recursos, tira-se proveito de oportunidades, com a melhoria da qualidade de serviços e produtos, e garante-se a realização dos objetivos visados.
O planejamento é o oposto da improvisação. É, segundo Baptista (1991), um processo metódico de abordagem racional e científica, pois pressupõe uma sequência de atos decisórios, ordenado sem fases definidas com base em conhecimentos científicos e técnicos. Por ser um processo cíclico, permanente, supõe ação continuada sobre um conjunto dinâmico de variáveis em determinado momento histórico e requer investigações constantes sobre o problema estudado." (ALMEIDA, 2005).
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005. 144 p.
-
Acrescentando...
Conforme Almeida (2011, p. 9-10):
Vimos que o planejamento é um processo cíclico, o que não significa que seja um processo linear; pelo contrário, é um processo dinâmico e interativo. Segundo Ferreira (2002), as fases do planejamento se interpenetram, o que quer dizer que, embora se sucedam, não podem ser tratadas de maneira estritamente linear.
Gab. B
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2011.
-
Assim, erra a alternativa ao afirmar que devem ser adotadas ações para evitar mudanças no plano inicial.
Alternativa B. Certo. O planejamento não é perfeitamente linear, ou seja, não segue fases perfeitas e sucessivas. É comum que seja preciso replanejar as ações no meio do caminho.
Alternativa C. Errado. Não há consenso entre as etapas do planejamento. No entanto, a alternativa descreve uma sequência incoerente, pois a elaboração do plano é feita antes mesmo da obtenção de informações e tomada de decisão. Portanto, alternativa está incorreta.
Alternativa D. Errado. O planejamento não é rígido e deve ser capaz de se adaptar a novas circunstâncias.
Alternativa E. Errado. O planejamento não é rígido e deve ser capaz de se adaptar a novas circunstâncias.
GABARITO: B