A ação cultural [...] propõe, diversamente, fazer a ponte entre as pessoas e a obra de arte ou cultura, para que, dessa obra, as pessoas possam retirar aquilo que permitirá participar do universo cultural como um todo e aproximarem-se uma das outras por meio da invenção de objetivos comuns. [...] o desenvolvimento de relações entre as pessoas e uma obra - e das pessoas entre si por intermédio da obra - que lhes permitirão a apreensão mais longe possível do universo da obra e ampliação de seus universos pessoais" (Teixeira Coelho, 1999)
O objetivo principal da Ação cultural é tornar as pessoas sujeitos da cultura e não seus objetos, é proporcionar condições de ampliarem seus universos pessoais.
Resposta E: tem em vista criar condições para que as pessoas se tornem sujeitos da cultura e não seus objetos.
Conforme Coelho Neto (2001, p. 14):
Na anotação de Francis Jeanson, intérprete e biógrafo de Sartre, além de diretor de uma casa de cultura no interior da França nos anos 60, um processo de ação cultural resume-se na criação ou organização das condições necessárias para que as pessoas inventem seus próprios fins e se tornem assim sujeitos - sujeitos da cultura, não seus objetos. Seria o ideal.
Gab. E
COELHO NETO, José Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: https://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-A%C3%A7%C3%A3o-Cultural.pdf