Conforme Robredo (2003, p. 109-110):
[...]. Poderíamos, assim, avançar algumas ‘definições’ dos sistemas de informação que nos interessam:
Sistema de informação é uma entidade complexa, organizada que capta, armazena, processa, fornece, usa e distribui informação. Considera-se que inclui os recursos organizacionais relacionados, tais como recursos humanos, tecnológicos e financeiros. É de fato um sistema humano, que inclui provavelmente recursos computacionais para automatizar determinados elementos do sistema.
Quando integrados ao ciclo de Controle de Qualidade Total, os sistemas de informação permitem encaminhar a informação de forma concisa e fluida às pessoas que a necessitam.
Os elementos componentes do sistema de informação podem ser diferentes categoricamente, mantendo, entre si, um conjunto de relações interativas, que mantêm o todo em operação de uma forma dinâmica.
A maioria dos sistemas de informação enquadra-se no modelo de acoplamento estrutural, ou seja, eles são, em parte, auto-regulados e, em parte, interativos com o meio ambiente.
Gab. A
ROBREDO, Jaime. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília, DF : Thesaurus, 2003.
ROBREDO, Jaime. Epistemologia da ciência da informação revisitada. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2003. 1 CD-Rom. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/474/ENAN130_Robredo.pdf?sequence=1