SóProvas



Questões de Sistemas e Redes de Bibliotecas


ID
83491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de tecnologias da informação relacionadas a redes de
biblioteca e sistemas de informação, julgue os itens a seguir.

A OCLC oferece o serviço de conversão retrospectiva que inclui a eliminação de registros duplicados dos arquivos e incorporação de dados locais nos registros convertidos, se for o caso.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Existem diversos sistemas de catalogação cooperativa, em âmbito universal. O maior deles - Online Computer Library Center – OCLC, iniciou em 1967, com o nome Ohio College Library Center, para facilitar a catalogação das bibliotecas acadêmicas do Ohio (EUA), e hoje, dispõe de mais de 47 milhões de registros e oferece, entre outros, os serviços da catalogação on-line, conversão retrospectiva, seleção, empréstimo entre bibliotecas, base de autoridades e assunto da Library of Congress (OCLC, 2002).

  • A conversão retrospectiva está relacionada com as redes de catalogação cooperativa, que compartilham produtos e serviços, visando à redução de custos e a promover a difusão dos acervos bibliográficos de suas instituições.

    Exemplos de redes de catalogação cooperativa:

    OCLC (Online Computer Library Center);

    Bibliodata, uma rede brasileira que teve seu acervo representado e iniciado pela Fundação Getúlio Vargas, sendo posteriormente transferido para o IBICT. Tinha como objetivo a difusão dos acervos bibliográficos do país e o aperfeiçoamento dos serviços de catalogação.; 

    Fontes: minhas anotações e aula/material da Profª Ana Patrícia (Estratégia Concursos)

    Sobre a OCLC:

    https://www.oclc.org/en/about.html

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Online_Computer_Library_Center (sim, wikipedia, tem referências sobre a oclc no artigo)

    https://en.wikipedia.org/wiki/OCLC ( o artigo em inglês está maior)

    Sobre a Bibliodata:

    http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/646


ID
130759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os bibliotecários têm participado de empreendimentos cooperativos chamados redes. Os objetivos principais das redes são: revelar o conteúdo de um grande número de bibliotecas e tornar esses recursos disponíveis para bibliotecas e usuários específicos. As principais instituições que atuam no setor de interligação de redes são

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C. As redes normalmente são utilizadas por grupos de bibliotecas.

  • Serviços de Cataogação CENTRALIZADA? não seria DEScentralizada?!

  • Conforme Rowley (1994, p. 227) afirma que “os objetivos principais das redes são: revelar o conteúdo de um grande número de bibliotecas e tornar esses recursos disponíveis para bibliotecas e usuários específicos.” A autora também diz que “as principais instituições que atuam no setor de interligação por redes são: grandes bibliotecas nacionais ou serviços de catalogação centralizada, além de empreendimentos cooperativos encetados por grupos de bibliotecas.

    Gab. C

    ROWLEY, Jennifer. Informática para bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1994.


ID
145483
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em automação, a topologia é um dos aspectos da arquitetura de redes. As redes de anel são aquelas em que todos os nós são interligados em base igual. Os dados são enviados por meio de qualquer nó e comunicados por toda a rede. A figura que representa esta rede é:

Alternativas
Comentários
  • Características e nomes das redes indicadas no enunciado Rowley (2006):

    A) Redes em estrela: Tem seu centro em um único nó na rede, havendo uma base de dados central. É vulnerável a defeitos do processador ou de transmissão. Adequado à redes locais e de longa distância.

    B) Redes multipontos: Muitas estações de trabalho que disputam entre si enlaces com o nó central, permitindo que muitas estações de trabalho compartilhem o mesmo canal. Reduz custos, nós não podem se conectar diretamente entre si.

    C) GABARITO.

    Redes em anel ou laço: Todos os nós são interligados em base igual, dados são enviados por qualquer nó e comunicados à toda rede.

    D) Rede em barra: Único cabo ponto a ponto. São feitas conexões entre periféricos, todas as estações de trabalho estão em contato direto entre si.

    Adequado para redes locais, pois os nós são ligados e desligados à vontade. Assegura transmissões isentas de erros.

    E) Acho que esse tipo de rede não existe.


ID
166309
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No Brasil, a Comutação Bibliográfica pode ser realizada pelo COMUT, que se caracteriza como

Alternativas
Comentários
  • Redes de serviços e de apoio institucional, que visam o compartilhamento de dados, o desenvolvimento de padrões comuns e a comutação bibliográfica entre bibliotecas e centros de informação. Aqui se incluem dois outros subprodutos de redes, as redes de catalogação cooperativa e as redes de comutação bibliográfica.


    Redes de serviços de busca e recuperação da informação, que visam principalmente a identificação e compartilhamento de recursos informacionais. Elas podem por sua vez, se subdividir em outros tipos:

    Redes cooperativas nacionais e internacionais - essas redes geralmente cobrem campos de conhecimento científico e tecnológico Serviços de busca e recuperação da informação dos distribuidores de bases de dados.

    Fonte: livro Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços para atuação


ID
177754
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os centros cooperantes que objetivam difundir as informações sobre saúde ambiental, disponíveis nas bibliotecas e centros de documentação de diversos países da América Latina e Caribe, constituem uma rede denominada

Alternativas
Comentários
  • Que porra de questão é essa? Não vi diferença nenhuma entre essa merdas!

    "LILACS é o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe. Há 31 anos contribuindo para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da informação em saúde na Região."

    "É uma base de dados Latino-Americana de informação bibliográfica em ciências da saúde. Em termos gerais, abrange toda a literatura relativa as ciências da saúde, produzida por autores latino-americanos e publicado nos países da região a partir de 1982."

    "A REPIDISCA é um sistema regional de informação com a finalidade de disseminar informação disponível sobre Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente. A Rede inclui material bibliográfico, tendo interesse especial por relató- rios gerados na América Latina e Caribe."

  • A REPIDISCA é um sistema regional de informação com a finalidade de disseminar informação disponível sobre Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente. A Rede inclui material bibliográfico, tendo interesse especial por relatórios gerados na América Latina e Caribe.

    Duzentos Centros Cooperantes da Rede trabalham identificando informação concernente à Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente, disponível nas bibliotecas, centros de documentação e outros.

    Serviços e produtos da Rede:

    a) Base de dados Bibliográficos:

    · REPINDEX (publicação trimestral, que oferece, em cada número, 700 resumos de documentos, que podem ser obtidos através de fotocópias ou microficha).

    · Catálogo Coletivo de Publicações Periódicas.

    · Catálogo da Biblioteca do CEPIS.

    · Buscas bibliográficas correntes e retrospectivas.

    · Fitas magnéticas e disquetes.

    b) Base de Dados não-Bibliográficos:

    · Diretórios e Guias.

    c) Outros Serviços:

    · Sumários de revistas (TABCONT/CEPIS).

    · Informações sobre cursos, reuniões, seminários,etc.


    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1986000200016


    LILACS é o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe. Há 32 anos contribuindo para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da informação em saúde na Região.


    Fonte: http://lilacs.bvsalud.org/


    Índice bibliográfico da literatura relativa às ciências da saúde, publicada nos países da América Latina e Caribe, a partir de 1982. É um produto cooperativo da Rede BVS, que atualmente indexa artigos de mais de 900 títulos de revistas de 19 países de América Latina e Caribe. LILACS também indexa outros tipos de literatura científica e técnica como teses, monografias, livros e capítulos de. livros, trabalhos apresentados em congressos ou conferências, relatórios, publicações governamentais e de organismos internacionais regionais. A LILACS está integrada na pesquisa da BVS Regional.


    Fonte: https://bvsalud.org/produtos-e-servicos/


ID
177775
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O programa, criado em 1980 pelo Ministério da Educação, por meio da CAPES, visando dotar o País de um mecanismo eficiente de acesso à informação, por meio do qual podemos obter cópias de documentos técnico-científicos (artigos de periódicos, teses, anais de congressos etc.) adquiridos e armazenados de forma cooperativa e consorciada nas chamadas Bibliotecas-Base, pertencentes às principais instituições universitárias e de pesquisa do Brasil e em serviços de informação internacionais é conhecido pela sigla

Alternativas
Comentários
  • Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT)

    O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Podem-se solicitar os seguintes tipos de documentos:

    periódicos técnico-científicos (artigos) teses e dissertações (na íntegra ou parte) anais de congressos nacionais e internacionais partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.

    A Gerência do Comut oferece aos seus usuários o serviço de Busca Monitorada. Esse serviço atende às solicitações de material bibliográfico existente no Brasil e no exterior e atende também a usuários estrangeiros. O valor é diferenciado. A busca no Brasil custa 2 (dois) bônus, enquanto a busca no exterior custa 4 (quatro) bônus.

    Para participar do Comut, o usuário deve cadastrar-se no Programa, via Internet, adquirir Bônus COMUT e preencher o formulário de solicitação.

    Gab. D

    Fonte: IBICT


ID
186175
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à automação de unidades de informação, considere:

I. A qualidade de um software para automação de unidades de informação está relacionada aos requisitos ou módulos que oferece. Por exemplo, os requisitos relacionados ao processamento técnico dos documentos devem incluir atualização da base em tempo real e exportação de dados em redes de catalogação cooperativa, entre outros.

II. Z39.50 é um formato para o intercâmbio de informações bibliográficas de um sistema para outro, que serve como estrutura para formatos bibliográficos como o MARC.

III. O MARC 21 contém cinco formatos concisos coordenados para a representação completa de recursos informacionais: Dados Bibliográficos, Autoridade, Coleção, Classificação e Recursos Audiovisuais.

IV. Um registro MARC é composto por três elementos: a estrutura do registro, a indicação do conteúdo e o conteúdo do registro. O conteúdo do registro é definido por padrões externos ao formato, como ISBD, AACR2 e LCSH.

V. Os sistemas mais importantes para a automação de bibliotecas, tanto nacionais como internacionais, implementam o formato MARC.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

Alternativas
Comentários

  • São cinco formatos concisos MARC21: dados bibliográficos, dados de autoridade, dados de classificação, para informação comunitária e para dados de coleção.

  • O Z39.50 é um protocolo cliente-servidor internacional que permite pesquisa e recuperação de informação em redes de computadores distribuídos. É mantido pela Library of Congress e corresponde à norma ISO 23950:1998.

  • Para o intercâmbio de informações bibliográficas é usado o Z39.2 diferente do Z39.50 explicado abaixo


ID
187894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A comutação bibliográfica é um serviço amplamente oferecido pelas bibliotecas e unidades de informação brasileiras. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se:


    periódicos técnico-científicos

    teses e dissertações

    anais de congressos nacionais e internacionais

    relatórios técnicos

    partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.


    Disponível em: http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/programa-de-comutacao-bibliografica-%28comut%29

  • Em relação a letra E, os custos são do usuário e não da instituição. 


ID
200155
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Devido ao constante avanço tecnológico, softwares e equipamentos tornam-se ultrapassados com certa rapidez e, muitas vezes, precisam ser substituídos. Por isso, ao se informatizar uma unidade de informação, deve-se pensar no futuro e

I. preservar a base bibliográfica por meio da adoção de um formato padrão, como o MARC 21, para garantir a portabilidade dos dados bibliográficos.

II. integrar uma rede de bibliotecas que possua uma base de dados e de serviços já implementada, de modo a evitar a construção de uma base própria.

III. reduzir os investimentos, escolhendo sistemas e linguagens livres, simples e amigáveis que não exigem treinamento nem suporte técnico para o seu uso.

IV. elaborar um projeto que descreva as necessidades, metas e resultados a serem atingidos, o que permitirá identificar soluções, comparar produtos e levantar custos.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas

ID
200167
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação a metadados e informatização de unidades de informação, considere:

I. Os metadados são importantes na organização, gestão, busca, recuperação e localização de recursos de informação. A descrição de recursos por meio de metadados permite que eles sejam compreendidos por programas, sendo pois essenciais ao compartilhamento de dados entre sistemas.

II. A principal característica para o sucesso de uma rede de serviços de informação é a consistência, a qual é alcançada por meio do uso de padrões.

III. O MARC 21 contém seis formatos concisos coordenados para a representação completa de recursos informacionais: Bibliográfico, Autoridade, Coleções, Classificação, Informação Comunitária e Gestão.

IV. A capacidade das bases de dados trocarem e compartilharem informações, consultas e serviços, usando diferentes plataformas de hardware e software, estrutura de dados e interfaces, é chamada de interoperabilidade.

V. O formato MARC 21 para dados bibliográficos foi desenvolvido para armazenar informações bibliográficas sobre monografias, recursos contínuos e documentos eletrônicos.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O item III está errado porque são apenas cinco os formatos do Marc 21, não existe o formato Gestão.

    O item V está errado porque o Marc 21 não engloba documentos eletrônicos


ID
327541
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT, instituído pelo CAPES, no início dos anos 80 com a colaboração do IBICT, tinha por finalidade precípua facilitar o acesso aos documentos, especialmente artigos de periódicos, nas tarefas de pesquisa bibliográfica. Esse Programa, inicialmente, incluía apenas as bibliotecas

Alternativas
Comentários
  • Em 1980, por meio da Portaria de 05/08/1980 do Ministério da Educação e Cultura (MEC), foi instituído o COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica) vinculado à Coordenação do Desenvolvimento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), reunindo como integrantes as bibliotecas e centros de documentação ligados ao MEC.


ID
664303
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre automação de unidades de informação:

I. O sistema de gerenciamento de bibliotecas empregado pela Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral é o Pergamum.

II. Um documento é cadastrado no sistema no momento de sua aquisição, e essa informação é utilizada ou alterada de acordo com a sua trajetória na biblioteca. Essa operação é possível em sistemas integrados de automação.

III. A qualidade de um sistema automatizado está relacionada aos requisitos funcionais que oferece. Os requisitos relacionados à tecnologia incluem, entre outros, a capacidade de atualização dos dados em tempo real, a elaboração de estatísticas com geração automática de gráficos e o acesso simultâneo de usuários às bases de dados.

IV. Um registro MARC é composto pela estrutura do registro e pelo conteúdo do registro. O conteúdo do registro é definido por padrões externos ao formato, como ISBD, AACR2 e LCSH.

V. Os padrões para descrição de documentos e intercâmbio de dados facilitam a automação e aumentam o custo-benefício dos processos automatizados, sobretudo quando se pensa em redes de bibliotecas. Atualmente, dois padrões são de grande importância para a automação de unidades de informação: o padrão MARC e o protocolo Z39.50.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  •  

     Cabeçalhos do Assunto da Biblioteca do Congresso-

    Títulos de Assunto da Biblioteca do Congresso (LCSH) tem sido ativamente mantida desde 1898 para catalogar materiais mantidos na Biblioteca do Congresso. Em virtude da catalogação cooperativa, outras bibliotecas ao redor dos Estados Unidos também usam LCSH para fornecer acesso de sujeito a suas coleções. Além disso LCSH é usado internacionalmente, muitas vezes em tradução. O LCSH neste serviço inclui todos os cabeçalhos de assunto da Biblioteca do Congresso, subdivisões flutuantes (tópica e forma), títulos de gênero / forma, cabeçalhos de crianças e cadeias de validação * para as quais foram criados registros de autoridade. O conteúdo inclui alguns títulos de nome (pessoal e corporativo), como William Shakespeare, Jesus Cristo e Universidade de Harvard, e títulos geográficos que são adicionados ao LCSH como eles são necessários para estabelecer subdivisões, fornecer um padrão para a prática de subdivisão, ou fornecer Estrutura de referência para outros termos. Este conteúdo é expandido para além da edição de impressão do LCSH (os "livros vermelhos") com inclusão de cadeias de validação.

    * Cadeias de validação: Alguns registros de autoridade são para títulos que foram criados adicionando subdivisões. Esses registros são o resultado de um projeto em andamento para criar programaticamente registros de autoridade para seqüências de assunto válidas de cadeias de cabeçalho de assunto encontradas em registros bibliográficos. Os registros de autoridade para essas seqüências de objeto foram criados para que toda a seqüência de caracteres poderia ser validada por máquina.As cordas não têm termos mais amplos, mais estreitos ou relacionados.

    Fonte: http://id.loc.gov/authorities/subjects.html

  • LETRA E

    I. O sistema de gerenciamento de bibliotecas empregado pela Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral é o Pergamum. ERRADA
    Não encontrei essa informação, mas daria para eliminar sabendo que a IV está errada.  

     

    II. Um documento é cadastrado no sistema no momento de sua aquisição, e essa informação é utilizada ou alterada de acordo com a sua trajetória na biblioteca. Essa operação é possível em sistemas integrados de automação. CERTA

    Os sistemas para a automação de bibliotecas são conhecidos como Sistemas Integrados para Bibliotecas. Esta definição se deve à sua concepção: as principais funções de uma biblioteca são integradas num mesmo sistema, interagindo com um único banco de dados bibliográficos. Exemplificando, um material é cadastrado no sistema no momento de sua aquisição e esta informação vai sendo utilizada/alterada de acordo com sua trajetória na biblioteca.

    AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE SOFTWARE PARA AUTOMAÇÃO DE CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECAS - Luiz Carlos Marasco e Raquel Mattes

    III. A qualidade de um sistema automatizado está relacionada aos requisitos funcionais que oferece. Os requisitos relacionados à tecnologia incluem, entre outros, a capacidade de atualização dos dados em tempo real, a elaboração de estatísticas com geração automática de gráficos e o acesso simultâneo de usuários às bases de dados. CERTA
    ?


    IV. Um registro MARC é composto pela estrutura do registro e pelo conteúdo do registro. O conteúdo do registro é definido por padrões externos ao formato, como ISBD, AACR2 e LCSH. ERRADA

    Um registro MARC é composto por três elementos: estrutura, indicação do conteúdo e conteúdo propriamente dito. O conteúdo do registro é definido por padrões externos ao formato, como ISBD, AACR2 e LCSH. 

     

    V. Os padrões para descrição de documentos e intercâmbio de dados facilitam a automação e aumentam o custo-benefício dos processos automatizados, sobretudo quando se pensa em redes de bibliotecas. Atualmente, dois padrões são de grande importância para a automação de unidades de informação: o padrão MARC e o protocolo Z39.50. CERTA

    Os padrões facilitam a automação e aumentam o custo-benefício dos processos automatizados. De acordo com Buckland (1992), dois padrões são de grande importância para a automação de bibliotecas. O primeiro deles é o formato MARC, que torna os dados bibliográficos legíveis por computador, possibilitando seu compartilhamento por meio de diferentes sistemas (Furrie, 2000). O segundo padrão é o protocolo de pesquisa e recuperação de informações Z39.50, que permite, por exemplo, acessar simultaneamente os catálogos da biblioteca local e das maiores bibliotecas do mundo a partir da mesma interface.

    Proposta de um método para escolha de software de automação de bibliotecas - Lígia Café - 2001

  • I- Errada

    A Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (Reje) foi criada com o objetivo de interligar todas as bibliotecas eleitorais. A rede integra, em uma única base de dados, informações referentes aos acervos de todas as bibliotecas da Justiça Eleitoral. É composta pela biblioteca do TSE, que a gerencia, e pelas bibliotecas de todos os tribunais regionais eleitorais, somando ao todo 28 bibliotecas.

    Entre os objetivos da Reje estão a padronização de procedimentos e o aperfeiçoamento dos registros bibliográficos já existentes. Espera-se que a Reje se torne referência nacional como rede de bibliotecas, bem como em bibliografia de Direito Eleitoral.

     

    Fonte: http://www.tse.jus.br/o-tse/cultura-e-historia/biblioteca/reje/rede-de-bibliotecas-da-justica-eleitoral-reje


ID
670276
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As redes de bibliotecas são utilizadas para cooperação, compartilhamento, intercâmbio, acesso remoto a informação, documentos ou recursos computacionais. Tais características evidenciam a classificação da rede quanto ao(à)

Alternativas
Comentários
  • Conforme Oliveira (2005, p. 79):

    Quanto a sua funcionalidade, as redes são utilizadas para cooperação, compartilhamento, intercâmbio e acesso remoto a informação, documentos ou recursos computacionais.

    Gab. C

    OLIVEIRA, Marlene de (org.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005


ID
670282
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE) foi fundada com o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • Letra. C) interligar todas as bibliotecas eleitorais.

  • A Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (Reje) foi criada com o objetivo de interligar todas as bibliotecas eleitorais. A rede integra, em uma única base de dados, informações referentes aos acervos de todas as bibliotecas da Justiça Eleitoral. É composta pela biblioteca do TSE, que a gerencia, e pelas bibliotecas de todos os tribunais regionais eleitorais, somando ao todo 28 bibliotecas.

    Entre os objetivos da Reje estão a padronização de procedimentos e o aperfeiçoamento dos registros bibliográficos já existentes. Espera-se que a Reje se torne referência nacional como rede de bibliotecas, bem como em bibliografia de Direito Eleitoral.

    fonte: Portal do TSE


ID
670285
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à Rede Bibliodata, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Rede cooperativa de bibliotecas brasileiras.

( ) Os acervos das bibliotecas integrantes da rede estão digitalizados.

( ) Oferece base de dados Catálogo de Autoridades (Nomes e Assuntos).

( ) As bibliotecas integrantes da rede não realizam catalogação cooperativa.

( ) É um tipo de rede e serviço de apoio institucional a sistemas de informação.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
670288
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Rede de Bibliotecas do Ministério Público Federal (RBMPF) é composta pelas bibliotecas da

Alternativas

ID
702529
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Serviço especializado em informação jurídica e legislativa, reúne documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil. Organiza, integra e oferece acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.

Trata-se

Alternativas
Comentários
  • "O LexML é um portal especializado em informação legislativa e jurídica que reune leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que organiza, integra e dá acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet."

    Fonte: LexML


ID
725878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional
(RVBI), julgue os itens subsecutivos.

No Sistema de Informações do Congresso Nacional (SICON), do qual a RVBI é um dos componentes, é possível buscar apenas registros provenientes dos acervos do Congresso Nacional.

Alternativas
Comentários
  • O SICON é umas base de dados mantida pelo Senado Federal. Abrange a legislação federal de hierarquia superior. 

    Por meio do SICON é possível realizar buscas em determinadas bases de dados, entre elas:

    RVBI

    Discursos de Senadores

    Legislação federal

    etc...

    Como a RVBI é uma rede cooperativa, engloba diversas bibliotecas, e não apenas às referentes ao Congresso. Por aí já se pode perceber que o SICON permite biscas ALÉM dos acervos do Congresso Nacional.

  • A RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de 15 bibliotecas da administração federal e do governo do DF, do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e do Poder Executivo, com o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas de seus órgãos mantenedores.


  • O objetivo desta publicação é orientar os servidores habilitados e
    cadastrados no Sistema Integrado de Administração e Serviços Gerais - SIASG,
    a realizarem registro e divulgação eletrônica de contrato, através do subsistema
    SICON – Sistema de Divulgação de Contrato.

    http://comprasnet.gov.br/publicacoes/manuais/Sicon.pdf


ID
725881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional
(RVBI), julgue os itens subsecutivos.

O controle da qualidade das informações das bases de dados bibliográficos e administrativos e a coordenação da base de dados terminológicos e de autoridades incluem-se entre as atribuições do Serviço de Gerência da RVBI, instância organizacional da Biblioteca do Senado Federal e responsável pela administração da rede.

Alternativas
Comentários
  • As competências do atual Serviço de Gerência da Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI foram atribuídas pelo Ato n. 1379, de 03/08/2004, do Diretor-Geral do Senado Federal:  

    Art. 4º - Ao Serviço de Gerência da Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI compete: 

    - orientar e coordenar a participação das bibliotecas na Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI;  

    - controlar a qualidade das informações das bases de dados bibliográficos e administrativos; coordenar a base de dados 

    terminológicos e de autoridades;  

    - padronizar os critérios de catalogação, classificação e indexação dos documentos;  

    - coordenar os treinamentos aos usuários alimentadores da RVBI;  

    - promover reuniões periódicas e/ou extraordinárias com representantes das bibliotecas da RVBI;  

    - elaborar bibliografias especializadas e executar outras tarefas correlatas.


ID
725884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional
(RVBI), julgue os itens subsecutivos.

No catálogo online de acesso público da RVBI, é possível realizar buscas a partir de diversas bibliografias, tais como a Bibliografia Brasileira de Direito, a Bibliografia de Processo Penal, a Bibliografia de Processo Civil e a Bibliografia de Direito Militar.

Alternativas
Comentários
  • As Bibliografias da RVBI são:

    Bibliografia Brasileira de Direito - BBD     

    Bibliografia de Processo Penal       

    Bibliografia de Processo Civil          

    Bibliografia de Direito Eleitoral      

    Bibliografia Questões Femininas

  • No catálogo online de acesso público da RVBI, é possível realizar buscas a partir de diversas bibliografias, tais como a Bibliografia Brasileira de Direito, a Bibliografia de Processo Penal, a Bibliografia de Processo Civil e a Bibliografia de Direito Militar.


ID
725887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional
(RVBI), julgue os itens subsecutivos.

Originada das bases VCBS e AUTR, a base de autoridades utilizada na RVBI é alimentada de modo descentralizado, diretamente pelas bibliotecas cooperantes que participam da rede.

Alternativas
Comentários
  • A atualização da terminologia do VCB vem sendo feita, desde 2002, pelo Grupo de Estudo do Tesauro da RBVI, composto por representantes das bibliotecas da Rede.   fonte: http://www.senado.gov.br/senado/biblioteca/rvbi/vcb_autr.asp
  • É importante dizer que a RVBI tem a sua criação originada da SABI (Subsistema de Administração de Bibliotecas) em 1985.

  • "A base de autoridades, alimentada EXCLUSIVAMENTE pela Gerência da RVBI, é formada por dados de entradas padronizadas de autoria e terminologia, incluindo: nomes pessoais, nomes de entidades, títulos uniformes, programas e projetos, eventos, descritores, especificadores, nomes geográficos, listas auxiliares".

    Fonte: OLIVEIRA, E. R. B; JAEGGER F. Gerenciamento da Rede Virtual de Bibliotecas: Congresso Nacional: RVBI. Brasília: [Senado], 2005. p. 10


ID
725890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito do LexML Brasil, uma rede de informação legislativa e
jurídica, e da RVBI, julgue os itens de 55 a 60.

O modelo de referência do LexML Brasil tem por base a ontologia FRBROO (Functional Requirements for Bibliographical Records), que consiste na modelização dos requisitos funcionais para registros bibliográficos orientado a objeto.

Alternativas
Comentários
  • Jesus, FRBR é uma ontologia?? Ia morrer sem saber!


ID
725893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito do LexML Brasil, uma rede de informação legislativa e
jurídica, e da RVBI, julgue os itens de 55 a 60.

No LexML Brasil, são permitidos a busca e o acesso apenas nas bases de dados que ele reúne.

Alternativas
Comentários
  • O LexML reúne, organiza, integra e dá acesso a documentos de legislação, jurisprudência e proposições legislativas das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.  


ID
725902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito do LexML Brasil, uma rede de informação legislativa e
jurídica, e da RVBI, julgue os itens de 55 a 60.

A Classificação Decimal de Direito ou Classificação Decimal de Doris, um sistema de classificação bibliográfica derivado da Classificação Decimal de Dewey, é utilizada na RVBI, mas não, no LexML Brasil.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. É sim utilizada no LEXML.

     

    3.2 Pesquisa avançada. Na pesquisa avançada você digita as palavras ou números que deseja encontrar em campos específicos. Não é necessário preencher todos os campos, mas é aconselhável combinar informações de dois ou mais campos.

     

    Classificação CDDir: localize as obras pelo código e/ou descrição da classe.

    Exemplos: 341.5 Adolescente

                      342.17 Criança Adolescente

     

    5.4 Detalhamento da categoria doutrina. A primeira área do detalhamento de uma obra, além das informações básicas, permite pesquisar todas as obras do autor que estão no acervo do LexML, além de outras obras que compartilham a mesma classificação segundo a Classificação Decimal de Direito (CDDir).

     

    Fonte: http://projeto.lexml.gov.br/documentacao/ManualPesquisaWeb.pdf

  • A Classificação Decimal de Direito ou Classificação Decimal de Doris, um sistema de classificação bibliográfica derivado da Classificação Decimal de Dewey, é utilizada na RVBI, mas não, no LexML Brasil.

     

    A Classificação Decimal de Direito ou Classificação Decimal de Doris, um sistema de classificação bibliográfica derivado da Classificação Decimal de Dewey, é utilizada na RVBI, E TAMBÉM NO LexML Brasil.

  • "A Rede Virtual de Bibliotecas – RVBI (...), adota a CDDir na organização dos registros jurídicos de seu catálogo coletivo."

    "A CDDir é também utilizada pelo Portal LexML para indicar a hierarquia da classificação de itens bibliográficos."


ID
725905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito do LexML Brasil, uma rede de informação legislativa e
jurídica, e da RVBI, julgue os itens de 55 a 60.

O LexML Brasil reúne informações legislativas e jurídicas provenientes dos três poderes nas esferas federal, estadual e municipal.

Alternativas
Comentários
  • Rede de Informação Legislativa e Jurídica (LeXML : lex, do latim, lei + acrônimo XML – Extensible Markup Language): é um portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis, entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil em um só sistema de pesquisa. 


ID
758458
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os objetivos do Consórcio Eletrônico de Bibliotecas, analise as afirmativas abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Apoiar o desenvolvimento dos projetos de automação bibliográfica no Brasil, permitindo às bibliotecas brasileiras, através do compartilhamento dos recursos de catalogação on line da Biblioteca Nacional, a formação de bases de dados locais ou de redes de bases regionais.
( ) Permitir às bibliotecas conveniadas copiar ou baixar registros bibliográficos, via Internet, das bases de dados da Fundação Biblioteca Nacional, disponíveis no site http://www.bn.br.
( ) Promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infra-estrutura de informação em direito para a produção, socialização e integração do conhecimento na área.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras.

Alternativas

ID
771451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às atividades de planejamento e das redes e sistemas de informação no âmbito de bibliotecas, centros de documentação e serviços de informação.

O planejamento de redes e sistemas de informação envolve a explicitação de seus objetivos e dos meios apropriados para alcançá-los.

Alternativas

ID
771457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às atividades de planejamento e das redes e sistemas de informação no âmbito de bibliotecas, centros de documentação e serviços de informação.

Devido aos avanços das tecnologias de informação e comunicação e à sua utilidade para a criação e o funcionamento de redes de informação, normas e padrões tendem a ter sua importância diminuída, uma vez que sistemas de informação em rede são automaticamente interoperáveis.

Alternativas

ID
771460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às atividades de planejamento e das redes e sistemas de informação no âmbito de bibliotecas, centros de documentação e serviços de informação.

Uma rede de informação pode ser compreendida como um conjunto de sistemas de informação que atuam de forma descentralizada e que se intercomunicam.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Tomaél (2005, p. 4):

    Vieira (1994, p.29) define rede como “[...] um conjunto de sistemas de informação e/ou comunicação – descentralizados, intercomunicantes, formados por unidades funcionais independentes, com serviços e funções inter-relacionados – cuja interação é presidida por acordos de cooperação e adoção de normas comuns”.

    Gab. Certo


ID
771475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de coleções e às fontes de informação, julgue os próximos itens.

A aquisição cooperativa é um exemplo do compartilhamento de recursos possível mediante a atuação em redes de bibliotecas e centros de documentação.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    "aquisição (1) [...] a. cooperativa co-operative acquisition BIB sistema que consiste na organização e coordenação das aquisições, envolvendo duas ou mais entidades, tais como bibliotecas, centros ou serviços de documentação, em nível local, regional, nacional ou internacional. Este plano ou sistema tem por finalidade prover a existência de, pelo menos, um exemplar de cada publicação na área geográfica em consideração." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 20)


ID
788455
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nos sistemas de informação especializados, dentre as múltiplas opções de serviços e produtos informacionais oferecidos, destacam-se, respectivamente,

Alternativas

ID
864148
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É um dos quatro órgãos ligados a órgãos públicos federais responsáveis pela manutenção financeira e de infraestrutura do Programa de Comutação Bibliográfica – Comut – o indicado na alternativa

Alternativas
Comentários
  • "O Programa de Comutação Bibliográfica (Comut) é um esforço conjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do IBICT e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Ensino Superior (Sesu). O Comut tem por objetivo facilitar o acesso à informação necessária ao desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do País."

    Fonte: Historico COMUT  no site do IBICT.

    Resposta certa: D

  • Ministério da educação e tecnologia (Por intermédio do IBICT e FINEP)

                                                      +

    Ministério da educação (Por intermédio da CAPES e SESU)


ID
908881
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Fundação Getúlio Vargas coordena uma rede de catalogação cooperativa baseada no compartilhamento de informações, buscando minimizar esforços e padronizar as formas de descrição física e de conteúdo dos documentos presentes nas bibliotecas que integram a rede. Esta rede de cooperação é conhecida como:

Alternativas
Comentários
    1. A Rede Bibliodata é uma rede de bibliotecas com a finalidade de promover a catalogação cooperativa, o compartilhamento de registros bibliográficos e a disseminação dos acervos das bibliotecas brasileiras.

          Em 2009, a FGV e o Ibict assinaram o Termo de Cessão de Uso de Software nº 3/2009, visando à transferência da Rede          Bibliodata para administração do Instituto. A partir de 2013, a Rede Bibliodata passa a funcionar sob a responsabilidade do Ibict.

    http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/rede-bibliodata


ID
1039027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com referência a redes eletrônicas e não-eletrônicas, julgue os itens a seguir.

O advento das redes eletrônicas de telecomunicações e de computadores foi determinante para ampliar a cooperação entre redes de bibliotecas, como o empréstimo entre bibliotecas e o intercâmbio de registros bibliográficos, a exemplo dos serviços prestados às bibliotecas associadas ao Online Computer Library Center (OCLC).

Alternativas

ID
1091290
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O sistema de informação português que integra e disponibiliza conceitos, classificações, variáveis, suportes de coleta de informação e documentação metodológica, com aplicação no âmbito do Sistema Estatístico Nacional (SEN), de Portugal, é o:

Alternativas
Comentários
  • Sistema de Metainformação

    O Sistema de Metainformação é composto por um repositório de conceitos, classificações, variáveis, suportes de recolha de informação e documentação metodológica relativos às operações estatísticas levadas a cabo no Sistema Estatístico Nacional (SEN) e aos dados difundidos no Portal de Estatísticas Oficiais, do INE. As várias componentes deste sistema estão relacionadas, pelo que a sua gestão obedece a regras estritas de harmonização e integração. Os principais objetivos deste sistema são:

    Apoiar a Produção Estatística na fase de conceção das operações estatísticas; Suportar a Difusão de dados, permitindo documentar os indicadores cujos dados se difundem através da base de dados de Difusão; Pretende-se que este sistema constitua um instrumento de coordenação e harmonização no seio do SEN.


ID
1104166
Banca
EXATUS
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre os vários serviços prestados pela biblioteca, um dos mais solicitados é o do COMUT. Escolha a alternativa que explica esse serviço:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

     

    O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se:

     

    - periódicos técnico-científicos;

    - teses e dissertações;

    - anais de congressos nacionais e internacionais;

    - relatórios técnicos;

    - partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais; (http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/programa-de-comutacao-bibliografica-%28comut%29/apresentacao)


ID
1105249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a centros de documentação e serviços de informação,julgue os itens a seguir.


A criação de sistemas integrados de bibliotecas e unidades de informação exige montagem de infraestrutura, uso de novas tecnologias e investimentos constantes, tanto na fase de implantação quanto nas fases de manutenção e atualização.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Segundo Antônio Miranda (2005): [...] Mas a criação de sistemas integrados de bibliotecas e unidades de informação exige a montagem de infra-estruturas, de uso de novas tecnologias e de investimentos constantes, tanto em sua implantação como em sua manutenção e atualização. 


ID
1118962
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional (RVBI) é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de quatorze bibliotecas da Administração Pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. A RVBI tem o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas de seus órgãos mantenedores e se caracteriza como

Alternativas
Comentários
  • Assim como outros colegas, marquei a letra "b" pois parecia fazer mais sentido. Mas, depois de errar, percebi que a resposta é Redes e Sistemas Cooperativos porque é assim que a rede RVBi é descrita em seu site. Foi a justificativa que encontrei. Espero ter ajudade! Bons estudos! :)

  • Atualmente, DOZE bibliotecas da Administração Pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, compõem a Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI

  • Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI) é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de doze bibliotecas da Administração Pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas de seus órgãos mantenedores.

    Disponível:


ID
1118965
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com o objetivo de identificar, reunir e divulgar os trabalhos dos membros do Ministério Público Federal, foi criado o campo 596 – Bibliografia, para que todos os integrantes da rede BMPF, ao criarem um acervo, identifiquem se a obra em questão é de um membro do MPF. Esse campo poderá sofrer alguma alteração, após avaliação pela

Alternativas

ID
1181221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a redes, sistemas de informação e bibliotecas digitais, julgue os seguintes itens.

Hierarquia e centralização são características das redes de informação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Hierarquia e "des"centralização. 


ID
1181227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a redes, sistemas de informação e bibliotecas digitais, julgue os seguintes itens.

Drupal, DSpace, Greenstone, Joomla são ferramentas utilizadas para a construção de bibliotecas digitais.

Alternativas
Comentários
  • Ferramentas para Bibliotecas Digitais e 

    Repositórios Institucionais

    – Principais sistemas:

    ● Dspace (dspace.ibict.br)

    ● Gnu e-prints (software.eprints.org)

    ● Fedora (fedora-commons.org)

    ● Greenstone (www.greenstone.org)

    ● TEDE (tedesite.ibict.br)

    ● Nou-rau (www.softwarelivre.unicamp.br)

  • Drupal e Joomla são ferramentas de CMS (Content Management System, ou sistema de gerenciamento de conteúdo)


ID
1181233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a redes, sistemas de informação e bibliotecas digitais, julgue os seguintes itens.

Redes de informação são esquemas institucionais de caráter cooperativo criados com a finalidade de organizar e facilitar o acesso e o uso da informação com um menor custo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO:

    Redes de informação reúnem pessoas

    e organizações para o intercâmbio de

    informações, ao mesmo tempo em que

    contribuem para a organização de produtos

    e a operacionalização de serviços que sem

    a participação mútua, não seriam possí-

    veis. 

    Muitos são os termos empregados

    para conceituar e denominar as redes, como:

    serviços cooperativos, parcerias, compartilhamento

    e consórcio. A literatura ora

    os aborda como sinônimos ora destaca

    algumas peculiaridades que justificam uma

    distinção entre eles. Estamos considerando

    como redes, para efeito deste estudo, todos

    esses termos, visto que sua aplicação,

    seus objetivos e suas funções estão sempre

    relacionados ao desenvolvimento de

    uma atividade que deve proporcionar benefícios

    comuns aos seus integrantes.

    De acordo com essa demarcação

    uma rede de informação é tradicionalmente

    um grupo de unidades e serviços de informação

    voltado para um interesse comum,

    que pode ser a compilação de uma base

    de dados, um sistema cooperativo de catalogação,

    entre outras atividades, sendo seu

    ponto focal o compartilhamento de recursos

    e a cooperação em serviços e produtos.

     

    Para compreender melhor as redes

    de informação, é importante conhecer seus

    objetivos centrais que, para Rowley (1994,

    p.285), permanecem constantes desde o

    início da década de 1970.

    - mostrar o conteúdo de um grande

    número de bibliotecas ou de um

    grande número de publicações,

    principalmente por meio do acesso

    a bases de dados catalográficos,

    com o emprego de interfaces de

    catálogos em linha de acesso pú-

    blico;

    - fazer com que os recursos mostrados

    nessas bases de dados catalográficos

    se tornem disponíveis

    para bibliotecas e usuários, onde e

    quando sejam necessários;

    - compartilhar custos e esforços

    despendidos na criação de bases

    de dados catalográficos, por meio

    do intercâmbio de registros e atividades

    correlatas.

    Resgatando a essência contida nos

    objetivos explicitados, podemos destacar:

    conteúdo informacional, acesso à informa-

    ção, disponibilidade de registros bibliográficos,

    redução de custos e esforços, intercâmbio

    de informações. Esses elementos

    essenciais se harmonizam com os motivos

    mais comuns para o estabelecimento de

    redes de informação, enfatizados por Lozano

    (2004):

    - Empréstimo entre bibliotecas;

    - Organização de eventos;

    - Elaboração de produtos cooperativos;

    - Reunião de recursos;

    - Treinamento e capacitação;

    - Catalogação cooperativa;

    - Consórcios para aquisição.

    Os motivos que determinam a criação

    das redes de serviços e unidades de informação

    são variados e constituem o cerne

    das diferentes redes que têm contribuído

    para a ciência, a tecnologia e a educação,

    que só podem ser mais bem compreendidas

    se inseridas dentro de seu contexto

    histórico. FOCO E FÉ

  • CERTO.

    “Esquemas institucionais de caráter cooperativo que são criados com a finalidade de organizar e facilitar o acesso e o uso da informação a um custo menor do que se alcançaria de forma isolada” (CEPAL, 1986).


ID
1251718
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Visando apoiar as bibliotecas brasileiras no que se refere a preservação digital da memória brasileira, o IBICT instituiu recentemente a Rede Cariniana cujo projeto inicial é a

Alternativas
Comentários
  • A implantação da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – CARINIANA foi fundamentada em uma infraestrutura descentralizada, utilizando recursos de computação distribuída. A Rede CARINIANA surgiu da necessidade de se criar um serviço de preservação digital de documentos eletrônicos brasileiros com o objetivo de garantir o acesso continuado a longo prazo dos conteúdos armazenados digitalmente. Inicialmente as atividades estão sendo desenvolvidas em parceria com seis instituições/universidades brasileiras com o apoio de seus respectivos centros de informação e de informática. Nesta primeira etapa, a Rede se responsabiliza pelo armazenamento dos periódicos eletrônicos na plataforma OJS/SEER dos participantes do projeto e da autorização para que seus títulos também sejam armazenados pelos mesmos.

    A primeira etapa da rede disponibilizará serviços de preservação digital para instituições com publicações de acesso livre, além de mecanismos que facilitem a automatização dos processos de identificação, armazenamento, validação e conversão para novos formatos digitais. Uma segunda etapa tratará do desenvolvimento de uma rede de serviços que permita a livre adesão e integração de conteúdos da memória institucional digital de forma consorciada e federada

    Desde 2002, o IBICT vem citando a preservação digital como um dos temas mais importantes da sua missão. Com o apoio da FINEP, em janeiro de 2013 o Instituto aderiu ao ProgramaLOCKSS* da Stanford University. A participação do Instituto em iniciativas como a do LOCKSS representa uma contribuição significativa para a informação científica no Brasil, que, por conseguinte, habilita-se a preservar também o conteúdo de publicações internacionais de grandes instituições participantes da Iniciativa LOCKSS.

    Neste ano, a equipe do IBICT iniciou atividades de capacitação via Internet, além de produzir material técnico necessário para o gerenciamento das opções de inserção, coleta e monitoramento dos dados armazenados no LOCKSS.

    A implantação do LOCKSS passou pelo primeiro teste de instalação em rede. Foram convidadas a participar dessa etapa cinco instituições de ensino superior brasileiras (USP, UNICAMP, UFPB, UFSM e UEMA). Após receberem as definições do projeto, os representantes técnicos nomeados instalaram o software LOCKSS em servidores locais e criaram a lista de 16 títulos de periódicos eletrônicos usados no primeiro envio de conteúdo para todas as caixas.

    IBICT


  • O sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da sua revista, é suportado pelo sistema. LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar os websites das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração. SEER - IBICT


ID
1290580
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre as vantagens dos consórcios de bibliotecas estão

Alternativas
Comentários
  • Coloquei a D por ser a única alternativa que cita "captação de recursos", o que acredito ser a principal vantagem do consórcio bibliotecário: dividir os custos.


ID
1369126
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma rede cooperativa de bibliotecas brasileiras que têm seus acervos representados num catálogo coletivo, realizam a catalogação cooperativa e compartilham produtos e serviços, visando a redução de custos, além de promover a difusão dos acervos bibliográficos de suas instituições.
Trata-se de exemplo de:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão.

  • A questão pede para voce identifcar qual tipo de rede é a apresentada no enunciado, no caso: rede cooperativa de bibliotecas brasileiras que têm seus acervos representados num catálogo coletivo, realizam a catalogação cooperativa e compartilham produtos e serviços, visando a redução de custos, além de promover a difusão dos acervos bibliográficos de suas instituições.

    rede de serviços e de apoio institucional: que visam o compartilhamento de dados, desenvolvimento de padrões comuns e a comutação bibliográfica entre bibliotecas e centros de informação. Aqui se incluem dois outros subtipos de redes, as redes de catalogação cooperativa e as redes de comutação bibliográfica e envio de documentos

    rede de serviços de busca e recuperação da informação; visam a identificação e compartilhamento de recursos informacionais.

    rede cooperativa nacional e internacional; Um modelo genérico de funcionamento para esse tipo de rede prevê que os países ou unidades membros da rede são responsáveis pela produção bibliográfica referente às suas produções na área. Essas informações são coletadas por um centro regional que as envia ao centro geral da rede, onde os dados são revisasdo e conrolados para alimentar uma base cooperativa de dados.

    serviços de busca de distribuidores bases de dados: As bases de dados produzidas pelas mais diversas instituições (redes cooperativas, associações profissionais, ógãos governamentais, bibliotecas, empresas comerciais etc) podem ser vendidas para outras organizações que se especializam no fornecimento de bases de dados. Essas empresas adaptam os dados dos produtores de bases de dados de acordo com seus padrões e vendem o acesso remoto ao conjunto de bases de dados para bibliotecas, instituições de pesquisa, empresas e pessoas físicas. No exterior essas empresas tem sido chamadas de online vendors. No Brasil, têm sidochamdas de bancos de dados ou distribuidores de bases de dados. Os distribuidores de bases de dados compram ou alugam as bases de dados dos seus produtores e fornecem o acesso a ela atraves de softwares interativos. Além dessas funções técnicas esses distribuidores têm funçoes de treinamento e suporte técnico. 

    Essa é a categorização das Redes feita por Oliveira (2005) Ciência da Informação e Biblioteconomia _novos conteúdos e espaços de atuação.


ID
1498072
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sua configuração se constrói tendo como base um acordo de cooperação e sua principal finalidade é o intercâmbio de informações. Trata-se

Alternativas
Comentários
  • Conjunto de sistemas de informação e/ou comunicação - descentralizados, intercomunicantes, formados por unidades funcionais independentes, com serviços e funções inter-relacionados - cuja interação é presidida por acordos de cooperação e adoção de normas comuns [Vieira, A. Redes de ICT e a Participalçao Brasileira, 1994]


    Objetivos de uma Instituição para participar de uma RI 
    [Vieira, A. Redes de ICT e a Participalçao Brasileira, 1994]

    otimizar a interligação de recursosracionalizar gastos com infra-estrutura computacional, acervo e pessoal técnicoevitar duplicação de esforços para idênticos finsminimizar custos para o usuário, maximizando a diponibilidade e a qualidade de informaçãoaumentar a visibilidade do setor de informação

    Fonte: http://www.ufrgs.br/snote/wiki/doc.php?id=215

  • Segundo Lozano (2004) a configuração de redes de unidades de informação se constrói tendo como base um acordo de cooperação e sua principal finalidade é o intercâmbio de informações.

  • GABARITO: B

     

    a) Sistemas de informação: conjunto de componentes inter-relacionados que coleciona ou recupera, processa e distribui informação. Pode ser manual ou computadorizado (SILVA, 2018). 

     

    c) Repositórios institucionais: "são coleções que capturam e preservam a produção intelectual de uma ou mais universidades ou comunidades (CROW, 2002) ou ainda um conjunto de serviços que uma universidade oferece – aos membros de sua comunidade – a fim de gerenciar e disseminar materiais digitais criados pela instituição e membros da comunidade (LYNCH, 2003)".

     

    d) Portais corporativos: "tem o propósito de expor e fornecer informações específicas de negócio, dentro de determinado contexto, auxiliando os usuários de sistemas informatizados corporativos a encontrar as informações de que precisam para fazer frente aos concorrentes" (DIAS, 2001).

     

    e) Redes de relacionamento:  "[...] contato de pessoas e organizações com interesses similares, cujo propósito é descobrir oportunidades, compartilhar recursos, aprender melhores práticas, dar ou receber auxílio. As chamadas comunidades de prática, comunidades de especialistas, comunidades de práticos ou microcomunidades de conhecimento têm em comum a característica de envolver indivíduos que trocam informações, insights, experiências e ferramentas sobre alguma área de interesse comum" (ROSSETTI et al., 2008).


ID
1499389
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

EEB e COMUT podem ser definidos, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • EEB - Empréstimo entre Bibliotecas.


    COMUT - Programa de comutação bibliográfica. A Gerência do Comut oferece aos seus usuários o serviço de Busca Monitorada. Esse serviço atende às solicitações de material bibliográfico existente no Brasil e no exterior e atende também a usuários estrangeiros. 


ID
1534111
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Hoje a informação passou a ter um valor altamente significativo para as pessoas e instituições, representando poder para quem a possui. Exerce um papel que tem grande influência nas atividades econômicas, sociais e culturais e, aliada às tecnologias da informação, concretiza a Sociedade da Informação, na qual as redes são recursos estratégicos para o desenvolvimento científico e tecnológico. Redes de informação reúnem pessoas e organizações para o intercâmbio de informações, ao mesmo tempo em que contribuem para a organização de produtos e a operacionalização de serviços que, sem a participação mútua, não seriam possíveis. As redes que não visam ao lucro são denominadas, por alguns autores, redes bibliográficas ou de serviços bibliográficos. Essas redes podem ser regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Elas proveem serviços diversos para tratamento e recuperação da informação, como os que respondem a questões de referência em que se buscam, localizam e completam informações. Uma rede bibliográfica dessa categoria é a OCLC (Online Computer Library Center). Assinale a alternativa correta acerca da OCLC.

Alternativas
Comentários
  • Online Computer Library Center também conhecida como OCLC, é uma organização sem fins lucrativos considerada a maior cooperativa de bibliotecas, museus e arquivos do mundo. Os objetivos públicos da OCLC são o estabelecimento, a manutenção e operação de uma rede computadorizada de bibliotecas, o estímulo ao uso e ao desenvolvimento das bibliotecas e da biblioteconomia, e a disponibilização de processos e produtos em benefício das bibliotecas e seus usuários. A missão final é a facilitação, em escala global, do continuado acesso, uso e expansão de informações científicas, literárias e educacionais.

  • Conforme Tomaél (2005, p. 15):

    A OCLC é uma organização dedicada à pesquisa e à organização de serviços bibliotecários, com o propósito de promover o acesso à informação do mundo todo a custos reduzidos.

    Gab. B

    TOMAEL, Maria Inês. Redes de informação: o ponto de contato dos serviços e unidades de informação no Brasil. Informação & Informação, [S.l.], v. 10, n. 1-2, p. 5-30, set. 2005. ISSN 1981-8920. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1611


ID
1534114
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A informação é um conhecimento inscrito (registrado) em forma escrita (impressa ou digital), oral ou audiovisual, em um suporte. A recuperação da informação (digital) consiste em encontrar a informação desejada em um armazém de informação ou base de dados. Os Sistemas de Recuperação da Informação (SRIs) são formados por conjunto de componentes que permitem que eles atinjam seus objetivos. Esses componentes são: a tecnologia (hardware, software e as redes de comunicação de dados), as pessoas (usuários, intermediários e pessoas envolvidas na criação do sistema) e um ou mais corpos de conhecimento (base de dados) ao qual o SRI dá acesso. De acordo com os tipos de dados aos quais fornecem acesso, os SRIs, como base de dados, podem ser categorizados como referenciais ou de fonte. Assinale a alternativa correta para uma base de dados referencial.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    Relembrando os tipos de bases de dados:

    Classificação das bases de dados (CUNHA e ROWLEY)

    1) Bases de dados referenciais - remetem às fontes primárias:

    Bases de Dados Bibliográficos - Incluem citações bibliográficas acompanhadas ou não dos resumos dos trabalhos publicados. Ex.: LICI/IBICT; MEDLINE; ERIC

    Bases de Dados Catalográficos - Representam o acervo de uma biblioteca ou de uma rede de bibliotecas, sem indicação do conteúdo dos documentos. Ex.: UNIBIBLI; OPACS (Online Public Access Catalogs)

    Bases de Diretórios - informações ou dados sobre pessoas, instituições. Ex.: " American Library Directory"

    2) Bases de dados de fontes - contém os dados originais e textos completos :

    Bases de Dados Numéricos - Incluem dados numéricos e estatísticos. Ex.: SIDRA/Fundação IBGE

    Bases de Dados de Texto Completo - contém notícias de jornal, especificações técnicas, artigos de periódicos, dicionários. Ex.: RCI/IBICT (artigos da revista Ciência da Informação)

    Bases de Dados Textuais e Numéricos - mistura de dados textuais e numéricos. Ex.: Encyclopaedia Britannica

    Bases de Dados Gráficos - apresentam fórmulas químicas, imagens, logotipos. Ex.: Trademarkscan (marcas comerciais patenteadas nos EUA)

    http://www2.eca.usp.br/prof/sueli/cbd201/bases.htm


ID
1534120
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A aplicação de normas e padrões em ambientes cooperativos está atrelada à evolução processual do compartilhamento e da alta qualidade do resultado final que é a razão de ser dos diferentes tipos de rede. O escopo e a abrangência de uma rede é que a distingue e a tipifica. As redes são categorizadas pela sua especialidade; pelo seu produto/serviço; pelo ambiente em que processa as informações - como o virtual; pelo seu âmbito - espaço em que atua: nacional, regional, internacional; entre outras categorizações. Redes de Informação Especializada (RIE) tratam de um ramo específico, dentro de uma área do conhecimento, e desenvolvem atividades diferenciadas, sendo que o maior número dessas redes opera na organização da informação, principalmente por meio dos serviços de indexação e resumos. São Redes de Informação Especializada (RIE), exceto:

Alternativas
Comentários
  • Não sei  porquê, mas acho que essa respota tá errada....

  • A questão pede e exceção, o correto seria Rede de Inovação e Tecnologia em Arquitetura (RITA), Gabarito letra A

     

     

  • Conforme Tomaél (2005, p. 18-20):

    Redes de Informação Especializada (RIE)

    Participam desta categoria seis redes nacionais, sete regionais e quatro internacionais.

    a) Redes Nacionais:

    • Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia – ReBAP – Psicologia.
    • Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde - Ciências da Saúde.
    • Rede de Bibliotecas na área de engenharia – REBAE – Engenharia.
    • Rede Nacional de Informações em Saúde – RNIS – Ciências da Saúde.
    • Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva – SIBRADID – Esporte e Educação Física.
    • RENIMA – Rede Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – Meio Ambiente.

    b) Redes Regionais

    • Interligação de Bibliotecas para Troca de Documentos – LIGDOC – do Ibero-American Science and Technology Education Consortium – ISTEC – Engenharia.
    • Red Latinoamericana de Información Y Documentación en Educación – REDUC – Educación.
    • Serviço Cooperativo de Acesso ao Documento da Biblioteca Virtual em Saúde - SCAD – Ciências da Saúde.
    • Latin American Periodicals Tables of Contents – LAPTOC – Ciências Sociais e Humanas.
    • Rede Pan-Americana de Informação em Saúde Ambiental – REPIDISCA – Meio ambiente.
    • Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – Ciências da Saúde.
    • Sistema de Información y Documentación Agropecuario de las Américas - SIDALC – Agropecuária.

    c) Redes Internacionais

    • International Nuclear Information System - INIS – Energia Nuclear.
    • Infoterra – The Global Environmental Information Exchange Network – Meio Ambiente.
    • AGRIS – Agricultural Information System – Agricultura.
    • MEDLARS - Medical Literature Analysis and Retrieval System – Ciências Médicas.

    Gab. A


ID
1550500
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT é um dos grandes serviços de informação desde 1980, foi criado pelo (a):

Alternativas
Comentários
  • Na realidade, o COMUT foi inicialmente criado pelo Minitério da Educação e Cultura, por intermédio da Capes. A responsabilidade para o IBICT só veio depois e se mantem até hoje. 

     

     

    "O Programa foi instituído pela Portaria nº 456 de 5 de agosto de 1980, pelo então Ministério da Educação e Cultura, tendo como responsável a Capes. No mesmo ano, em 5 de novembro, foi feito um Termo de Ajuste em que o IBICT passou a compor com a Capes a corresponsabilidade pelo Comut. Em 5 de março de 2002, a nova Portaria conjunta nº 590 do MEC e do MCT adapta o Comut às novas estruturas administrativas e organizacionais de seus mantenedores. Esse novo marco legal instituiu o Programa junto à Capes e à Sesu (MEC) e ao IBICT e à Finep (MCT)." (http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/programa-de-comutacao-bibliografica-%28comut%29/historico).

     

     

  • Questão mal elaborada! Quem criou foi o Ministério da educação e cultura.


ID
1570624
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque a alternativa que contempla os programas cooperativos entre bibliotecas que facilitam compartilhar os recursos e o acesso a informação.

Alternativas
Comentários
  • A OCLC é um programa cooperativo desde quando????

    [...]Online Computer Library Center, Inc., também conhecida como OCLC, é uma organização sem fins lucrativos considerada a maior cooperativa de bibliotecas, museus e arquivos do mundo."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Online_Computer_Library_Center

    Discordo do gabarito.

  • Conforme Tomaél (2005, p. 6):

    [...]. Outro organismo importante, até hoje, no âmbito dos serviços cooperativos, é a Online Computer Library Center (OCLC) que foi fundada em 1967, para o desenvolvimento da catalogação cooperativa.

    Gab. D

    TOMAÉL, Maria Inês. Redes de informação: o ponto de contato dos serviços e unidades de informação no Brasil. Informação & Informação, Londrina, v. 10, n. 1-2, dez. 2005. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/07/pdf_d54368ffe7_0011359.pdf


ID
1588561
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na opinião de McGarry (1999), a catalogação cooperativa e o empréstimo entre bibliotecas podem ser considerados precursores da:

Alternativas
Comentários
  • Letra D sociedade em rede

  • Acho que está aqui: MCGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Tradução de Helena Vilar de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
  • Conforme McGarry (1999, p. 123-124):

    As bibliotecas adotaram essa posição já há algum tempo, se pudermos usar a catalogação cooperativa e os empréstimos entre bibliotecas como exemplo. 

    O que, então, tem a ‘sociedade em rede’ para oferecer aos profissionais e gerentes da informação? Pode evidenciar os padrões cambiantes da comunicação humana, principalmente os elos de comunicação informal entre usuários.

    [...]. Estas mudanças afetam a comunicação com  a cooperação entre bibliotecas e podem modificar as formas como se comunicam com o mundo exterior.

    Gab. D

    MCGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Brasília, DF: Briquet de Lemos/ Livros, 1999.


ID
1593682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os estudos de organização e métodos relacionam-se aos processos de melhoria contínua de uma biblioteca, pois evitam o desperdício e aumentam a produtividade. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


Um sistema de informação é um conjunto de funções e componentes que interagem para um objetivo comum. As funções gerenciais ou administrativas são responsáveis pela ativação de todas as funções e pelo direcionamento e ajuste dos objetivos e metas do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Maciel & Mendoça (2006, p. 40):

    Funções gerenciais ou administrativas - são aquelas responsáveis pela ativação de todas as funções meio ou fim e pelo seu direcionamento e ajuste aos objetivos e metas do sistema.

    Gab. Certo


ID
1630753
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Sistema de Automação de Bibliotecas − SIABI é usado pelas bibliotecas dos Tribunais Regionais do Trabalho para gestão e recuperação da informação. O SIABI

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Para complementar...

    O SIABI é um sistema completo, ideal para Instituições de Ensino avaliadas pelo MEC, Memoriais, Museus  e Bibliotecas Especializadas em Direito.

    Ele é compatível com padrões nacionais e internacionais da Biblioteconomia: MARC-21, ISO-2709, AACR2, NBR-6023 e Z39.50. Captura registros diretamente na WEB e gera os principais campos MARC-21 automaticamente. Gerencia sugestões, compras, doações, duplicatas, encadernações e descarte; alerta o vencimento das assinaturas e permite a inclusão de sumário e CAPA das publicações. Cataloga materiais especiais, Artigos, Capítulos e Acervos Digitais. Automaticamente são gerados o formato de Referência ABNT, a Ficha Catalográfica e a Ficha kardex. Apesar do rigor técnico, é o sistema mais fácil de utilizar do mercado pois não exige do Bibliotecário o conhecimento prévio do formato MARC-21 para poder catalogar.

    O Módulo de Circulação controla empréstimos Normais, Especiais e Xerox gerando multas ou suspensões com bloqueio automático. Emite recibos e carteira do usuário com código de barras e foto. Autoriza transações por senha ou Biometria.

    O Módulo de Estatísticas informa os títulos, usuários, cursos, tipos de materiais e departamentos com mais empréstimos; quantitativos de acessos à portaria e de consultas locais por classes, assim como a posição do acervo por áreas de conhecimento CNPQ, além dos relatórios solicitados pelas Comissões do MEC.

    Um grande diferencial do SIABI é a Interface WEB com renovação e reserva de materiais, divulgação de noticiais, acervo, horário de funcionamento, visualização das CAPAS, GALERIA de FOTOS e acesso ao inteiro teor. Os usuários recebem e-mails automáticos quando suas reservas são ativadas, quando os empréstimos estão vencendo ou em atraso e no momento que algum documento que ele tenha interesse é adquirido pela biblioteca (DSI – Disseminação Seletiva da Informação).


ID
1630831
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em sistemas de bibliotecas, a criação de um único centro de gestão das aquisições em base cooperativa permite concentrar algumas operações, como

Alternativas

ID
1662436
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas que integram a Rede Bibliodata, fazendo com que seus acervos se desenvolvam com menos gastos e mais qualidade em seu processamento técnico, têm sido amplamente beneficiadas com as vantagens da:

Alternativas
Comentários
  • A Rede Bibliodata/CALCO foi pioneira no Brasil na criação de uma Rede de catalogação cooperativa.

    http://rabci.org/rabci/sites/default/files/CATALOGA%C3%87%C3%83O%20COOPERATIVA%20CALCO%20E%20Rede%20BIBLIODATA.pdf 
  • Letra C.

     

    Conceituando catalogação cooperativa e completando o comentário anterior, de acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia: 

    catalogação [...] c. cooperativa cooperative cataloging, shared cataloging BIB/CAT catalogação em que várias bibliotecas adotam a mesma norma. Esta espécie de catalogação teve grande impulso com o emprego de técnicas automatizadas. O sistema OCLC (Online Computer Library Center) é um exemplo de catalogação cooperativa. No Brasil, o sistema bibliodata é um tipo de catalogação cooperativa.


ID
1701580
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI) e a Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) são constituídas, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. Fiz essa por eliminação:

    A) um acervo digitalizado de obras jurídicas raras e um catálogo de livros impressos da Biblioteca do Senado Federal.

    Nem todo o acervo é digitalizado.

    C) catálogos digitalizados das bibliotecas nacionais e de uma biblioteca virtual desenvolvida pelo Senado.

    Os catálogos não são digitalizados e sim automatizados.

    D) acervos pessoais de advogados e juristas renomados e de um catálogo digitalizado de documentos textuais.

    Não poderia ser a correta, afinal, são bibliotecas com atividades e funções voltadas para suas respectivas instituições mantenedoras.

    E) bases de dados de documentação jurídica e de documentos digitalizados das bibliotecas brasileiras.

    Nenhuma dessas bibliotecas é exclusivamente uma base de dados e nem possui apenas documentos digitalizados, apenas possuem CATÁLOGO COLETIVO E DOCUMENTOS NA ÍNTEGRA.


ID
1701610
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O desenvolvimento de Sistemas de Informação automatizados é uma atividade que

Alternativas

ID
1705420
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um dos mais tradicionais serviços cooperativos criados no Brasil, e de grande utilidade para as bibliotecas, foi o de comutação bibliográfica.

Na área da saúde, um dos programas mais utilizados é o: 

Alternativas
Comentários
  • O SCAD (Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos) é um serviço colaborativo e facilita o acesso aos textos completos de documentos da área de ciências da saúde para fins exclusivamente acadêmicos e de pesquisa, respeitando rigorosamente a legislação de direitos de autor.

    O SCAD é um serviço de comutação bibliográfica da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sem fins de lucro, coordenado pela BIREME e mantido pela cooperação das Bibliotecas Cooperantes da Rede BVS.

    O SCAD é um serviço pago e está disponível a usuários individuais do Brasil e unidades de informação de instituições da América Latina e Caribe.

    Usuários individuais não residentes no Brasil podem usar o SCAD por meio de uma Biblioteca da Rede BVS nos seus países.

     

    Fonte: http://scad.bvs.br/php/level.php?lang=pt&component=17&item=107


ID
1721815
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que complete a frase a seguir.

As redes de informações se originaram _____.

Alternativas

ID
1807882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de redes cooperativas de bibliotecas brasileiras, julgue o item subsequente.

A rede Bibliodata é coordenada pela Fundação Getúlio Vargas e adota o formato bibliográfico denominado catalogação legível por computador (CALCO). 

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    Histórico da Rede:

    Em 1976, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) adapta o formato CALCO, conforme proposto por sua autora, e cria uma rede de bibliotecas, dando origem à Rede Bibliodata/CALCO.

    De 1994 a 1996, a Rede Bibliodata/CALCO passou por um processo de mudanças bastante amplo, sendo a principal a substituição do formato CALCO para o formato USMARC. Com o fim da utilização do formato CALCO, a Rede passou a denominar-se Rede Bibliodata.

    Em 2009, a FGV e o Ibict assinaram o Termo de Cessão de Uso de Software nº 3/2009, visando à transferência da Rede Bibliodata para administração do Instituto. A partir de 2013, a Rede Bibliodata passa a funcionar sob a responsabilidade do Ibict.


    (http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/rede-bibliodata)


  • Acerca de redes cooperativas de bibliotecas brasileiras, julgue o item subsequente.


    A rede Bibliodata é coordenada pela Fundação Getúlio Vargas e adota o formato bibliográfico denominado catalogação legível por computador (CALCO). 

     

    A rede Bibliodata é coordenada pela Fundação Getúlio Vargas e adota o formato USMARC.


ID
1807885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de redes cooperativas de bibliotecas brasileiras, julgue o item subsequente.

A rede de bibliotecas da justiça eleitoral (REJE) e a rede de bibliotecas do Ministério Público Federal (RBMPF) ainda não integram a rede de informação legislativa e jurídica denominada LEXML.

Alternativas
Comentários
  • Questão que avalia o conhecimento dos candidatos sobre a rede LexML Brasil. 

    A Rede LexML Brasil abrange pouco mais de 80 acervos de diversas redes de órgãos públicos como assembleias, câmaras municipais, tribunais e conselhos, entre eles o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, além de contar também com o acervo da Controladoria Geral da União. 

    Contudo, os acervos das duas redes citadas não fazem parte atualmente do acervo da LexML Brasil. 

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
1807888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de redes cooperativas de bibliotecas brasileiras, julgue o item subsequente.

O sistema de informação do Congresso Nacional (SICON) permite realizar buscas nos acervos de todas as bibliotecas que constituem a rede virtual de bibliotecas (RVBI).

Alternativas
Comentários
  • Essas são as bases em que o SICON busca:
    Agência Senado
    Bibliotecas da Rede RVBI
    Constituinte
    Discursos de Senadores
    Gestão de Normas Jurídicas (Legislação Federal)
    Matérias com tramitação no Senado
    Repositório de Documentos Legislativos
    Recortes de Jornais

    Disponível em: http://legis.senado.leg.br/sicon/#/basica

    Gabarito: CERTO


ID
1807891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de redes cooperativas de bibliotecas brasileiras, julgue o item subsequente.

A rede virtual de bibliotecas (RVBI) inclui os acervos das bibliotecas digitais das instituições cooperantes.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada. Generalizou demais ...

    Na realidade, são 13 bibliotecas participantes .

    A Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de treze bibliotecas da administração pública federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, sediadas em Brasília, com o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas de seus órgãos mantenedores.

    FOCO E FÉ

  • Acredito que o erro não seja esse, uma vez que a questão fala em instituições cooperantes. Sendo assim, poderia ser qualquer número.

    Acho que o correto seria: não inclui os acervos das bibliotecas digitais das instituições cooperantes.

    Conforme o site da RVBI:

    "O acervo registrado na base de dados bibliográfica da RVBI tem como prioridade temática a área do Direito, especificamente doutrina, mas abrange, também, outras áreas das Ciências Humanas e Sociais. Cada Biblioteca da Rede possui uma base administrativa com os dados particulares de sua coleção, usuários, fornecedores, etc. Essas bases, por sua vez, se compõem de vários registros inter-relacionados e organizados de forma a atender às necessidades de informação dos usuários e a promover o intercâmbio e a interação dessas informações."

  • Que eu saiba a a rede RVBI tem um catálogo online com todos os catálogos das instituições cooperantes. Eles usam o sistema Aleph. O catálogo os dados catalograficos das obras pertencentes a cada instituição. Para a acesso a bibliotecas digitais de cada instituição é preciso ir até o site de cada biblioteca digital. Talvez o consórcio BDJUR tenha mais essa função de acesso à bibliotecas digitais de cada instituição

ID
1807894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de redes cooperativas de bibliotecas brasileiras, julgue o item subsequente.

A rede de bibliotecas da justiça eleitoral (REJE) é constituída pelas bibliotecas dos tribunais regionais eleitorais dos estados brasileiros e do Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Correto. A Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (Reje) foi criada com o objetivo de interligar todas as bibliotecas eleitorais. A rede integra, em uma única base de dados, informações referentes aos acervos de todas as bibliotecas da Justiça Eleitoral. É composta pela biblioteca do TSE, que a gerencia, e pelas bibliotecas de todos os tribunais regionais eleitorais, somando ao todo 28 bibliotecas.

    FOCO E FÉ

  • Tudo bem, mas só penso ,que a banca deveria ter colocado em relação a "porte de armas" e "população" e não só "porte".


ID
1807897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de redes cooperativas de bibliotecas brasileiras, julgue o item subsequente.

A rede de bibliotecas do Ministério Público Federal (RBMPF) é formada pelas bibliotecas da Procuradoria Geral da República, das procuradorias da República nos estados, da Escola Superior do Ministério Público da União, do Conselho Nacional de Justiça e da Defensoria Pública da União.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado. 

    A Rede de Bibliotecas do Ministério Público Federal - RBMPF foi iniciada em 2005 com a aquisição do Sistema Pergamum, que permitiu a padronização e automatização dos serviços de gerenciamento das bibliotecas.

    A partir da organização efetiva e segura dos acervos, segundo padrões internacionais da Biblioteconomia, a RBMPF reafirma seu objetivo tanto no controle dos documentos bibliográficos como no compartilhamento e disseminação da informação no âmbito do MPF, além de harmonizar-se às inovações tecnológicas e técnicas, possibilitando a compatibilidade com outras redes e sistemas de informação.

    A RBMPF é composta pela biblioteca da Procuradoria Geral da República, bibliotecas das Procuradorias da República nos Estados e Biblioteca da Escola Superior do Ministério Público da União.


    FOCO E FÉ

  • A rede de bibliotecas do Ministério Público Federal (RBMPF) é formada pelas bibliotecas da Procuradoria Geral da República, das procuradorias da República nos estados, da Escola Superior do Ministério Público da União, do Conselho Nacional de Justiça e                    da Defensoria Pública da União.


ID
1856950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional (RVBI), julgue o item que se segue.

As bibliotecas cooperantes da RVBI possuem autonomia para padronizar a classificação e a indexação dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

     

    O Serviço de Gerência da RVBI, da Biblioteca do Senado, é responsável pelo gerenciamento e controle da qualidade das informações das bases de dados bibliográficos, de autoridades e administrativos, por meio da padronização de critérios de catalogação, classificação e indexação.

     

    Fonte: http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/70376


ID
1856953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional (RVBI), julgue o item que se segue.

A RVBI é coordenada pelo Congresso Nacional e reúne várias bibliotecas de forma cooperativa.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

     

    A Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de doze bibliotecas da Administração Pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas de seus órgãos mantenedores.

     

    O acervo registrado na base de dados bibliográfica da RVBI tem como prioridade temática a área do Direito, especificamente doutrina, mas abrange, também, outras áreas das Ciências Humanas e Sociais. Cada Biblioteca da Rede possui uma base administrativa com os dados particulares de sua coleção, usuários, fornecedores, etc. Essas bases, por sua vez, se compõem de vários registros inter-relacionados e organizados de forma a atender às necessidades de informação dos usuários e a promover o intercâmbio e a interação dessas informações. (FONTE: https://www12.senado.gov.br/institucional/biblioteca/rvbi/a-rvbi)

  • Mais uma que errei por falta de atenção. A rede é coordenada pelo Senado Federal e não pelo Congresso Nacional(Senado Federal + Câmara dos Deputados)

ID
1856959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional (RVBI), julgue o item que se segue.

A RVBI adota o mesmo formato para registros bibliográficos utilizado pela biblioteca do Congresso Americano.

Alternativas

ID
1997083
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) é responsável por uma rede cooperativa de unidades de informação brasileiras, que tem o objetivo de reunir, em um único catálogo de acesso público, as informações sobre publicações periódicas. Esta rede é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  •  

    BIBLIODATA A Rede Bibliodata é uma rede de bibliotecas com a finalidade de promover a catalogação cooperativa, o compartilhamento de registros bibliográficos e a disseminação dos acervos das bibliotecas brasileiras.

    O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.

    CALCO.  - Catalogação Legível por Computador

    CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) é um catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas brasileiras

    CRUESP - Sistema de Bibliotecas das Universidades Estaduais Paulistas

  • Resposta: D


ID
2112877
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O programa de cooperação entre instituições bibliotecárias oferecido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, que possibilita ao usuário obter cópia de um artigo na íntegra, publicado no fascículo de determinado periódico científico, impresso em 1980, pertencente ao acervo de outra biblioteca, é o:

Alternativas

ID
2203807
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere as vantagens de uma rede de referência virtual numere a segunda coluna, de acordo com a primeira.

(1) Vantagens biblioteconômicas.
(2) Vantagens econômicas.
(3) Vantagens políticas.

( ) Participa da promoção das bibliotecas divulgando seus recursos.
( ) O usuário aproveita uma oferta ampliada de documentos.
( ) Os recursos bibliográficos tem uso otimizado.
( ) Promove o conceito de redes de unidades de informação.
( ) O serviço de referência virtual participa da formação contínua dos profissionais de referência.

Está correta a sequência numérica:

Alternativas
Comentários
  • A variação está onde recai cada uma das ações citadas:

    ( política ) Participa da promoção das bibliotecas divulgando seus recursos.

    ( política ) O usuário aproveita uma oferta ampliada de documentos.

    ( econômica ) Os recursos bibliográficos tem uso otimizado.

    ( política ) Promove o conceito de redes de unidades de informação.

    ( biblioteconômica ) O serviço de referência virtual participa da formação contínua dos profissionais de referência.

  • Segundo Accart (2012, p. 239):

    As vantagens de uma rede de referência virtual

    Biblioteconômicas

    • Participa da formação contínua dos profissionais de referência
    • Permite comparar os serviços de referência e os serviços de informação (benchmarking) e criar assim uma emulação entre eles

    Econômicas

    • Recursos bibliográficos têm seu uso otimizado;
    • As questões apresentadas permitem orientar as instituições em matéria de demanda e de necessidades dos usuários: melhor equilíbrio das coleções; melhor gestão dos orçamentos.

    Políticas

    • Reúne recursos de informação heterogêneos em um território;
    • Permite dividir de modo mais eficiente o trabalho entre bibliotecas e serviços de informação;
    • Participa da promoção das bibliotecas dando a conhecer seus recursos;
    • O usuário aproveita uma oferta ampliada de documentos;
    • Promove o conceito de redes de unidades de informação.

    Gabarito: A


ID
2203870
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A rede cooperativa de bibliotecas brasileiras que tem seus acervos representados num catálogo coletivo, realizam a catalogação cooperativa e compartilham produtos e serviços, visando a redução de custos, além de promover a difusão dos acervos bibliográficos de suas instituições é a rede

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO: Falou em catalogação cooperativa no Brasil, lembre-se do Bibliodata.

    Resposta: C


ID
2231602
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Qualquer biblioteca, centro de informação/documentação, empresa e organização,  no Brasil e no exterior, pode participar do Comut na condição de Biblioteca Solicitante bastando para isso cadastrar-se no Programa e adquirir Bônus Comut. A participação como Biblioteca Base envolve algumas questões entre as quais a avaliação do potencial do acervo e da infra-estrutura da biblioteca, além da assinatura de convênio com a Gerência do Comut.

    BIBLIOTECAS-BASE: São bibliotecas/centro de documentação de instituições de ensino e/ou pesquisa com acervo considerado adequado para o atendimento de demanda de cópias em uma ou mais áreas de conhecimento e com uma infra-estrutura mínima necessária aos propósitos da comutação bibliográfica.

    USUÁRIOS INSTITUCIONAIS: São as pessoas físicas demandantes de informação documentária básica para suas tarefas de ensino, pesquisa ou gerenciamento que operam indiretamente com o Comut fazendo solicitações através de uma Biblioteca Solicitante.  Os Usuários Institucionais podem monitorar todas as suas solicitações, mas não podem fazer cancelamentos de pedidos uma vez que as solicitações foram feitas através de  uma Biblioteca Solicitante.

    BUSCA MONITORADA: Serviço que permite a localização, a obtenção e o envio ao usuário de documentos existentes em instituições, fora da rede Comutno Brasil e no exterior. 

    Gab. D

    Fonte: http://comut.ibict.br/comut/help/ajuda.htm

     


ID
2232646
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A catalogação Cooperativa, em que várias bibliotecas adotam a mesma norma, teve grande avanço com o emprego de técnicas automatizadas. Assinale abaixo o sistema que no Brasil é um tipo de catalogação cooperativa:

Alternativas
Comentários
  •  Dedalus :Banco de Dados Bibliográficos da USP

     

    Cielo - SciELO - Scientific Electronic Library Online

    www.scielo.org/ - Coleção de revistas e artigos científicos. Possui uma grande variedade de temas relacionados à filosofia, com artigos completos disponíveis para download.

     OCLC é uma cooperativa global de bibliotecas que fornece serviços compartilhados de tecnologia, pesquisa original e programas comunitários aos seus membros e à comunidade de bibliotecas em geral. Somos bibliotecários, tecnólogos, pesquisadores, pioneiros, líderes e alunos. Com milhares de membros das bibliotecas em mais de 100 países, nós nos reunimos como OCLC para tornar as informações mais acessíveis e mais úteis.

  • Catalogação Cooperativa: Diminui custos e tempo de processamento, através de doação e intercambio de dados entre bibliotecas. Tem por objetivo: NÃO CATALOGAR O QUE JÁ FOI CATALOGADO.

    A Rede Bibliodata, é uma rede cooperativa de Bibliotecas brasileiras que tem seus acervos representados no Catálogo Coletivo Bibliodata. Realizam a catalogação cooperativa e compartilham produtos e serviços, visando a redução dos custos, além de promover a difusão dos acervos bibliográficos de suas instituições 

  • RESOLUÇÃO:  Bibliodata no Brasil e OCLC internacionalmente são os sistemas de catalogação cooperativa mais cobrados em prova.

    Resposta: B


ID
2309716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo às bibliotecas digitais e às redes virtuais de bibliotecas.

A organização de bibliotecas em consórcios ou redes adveio da necessidade de compartilhar recursos e dividir despesas com a aquisição de equipamentos e desenvolvimento de sistemas, o que resultou na construção de bancos de dados compartilhados e deu uma nova dimensão ao princípio de reaproveitamento dos registros bibliográficos.

Alternativas
Comentários
  • "Motivadas pela necessidade do compartilhamento de recursos, algumas bibliotecas começaram a organizar-se em consórcios ou redes, visando a dividir as despesas com a aquisição de equipamentos e desenvolvimento de sistemas e iniciando a construção de bancos de dados compartilhados, que viriam dar uma nova dimensão ao princípio de reaproveitamento dos registros bibliográficos."

    Disponível em: revista.ibict.br/ciinf/article/download/646/650

    Gabarito: CERTO

  • Vale salientar que a ideia do compartilhamento também envolve a padronização dos registros em prol de uma recuperação da informação mais eficiente.
  • Esta questão aborda a estruturação de bibliotecas em rede. 

    A organização de bibliotecas em consórcios ou redes promove uma série de vantagens que em uma organização isolada, não podem ser adquiridas.  

    A “necessidade de compartilhar recursos e dividir despesas com a aquisição de equipamentos e desenvolvimento de sistema" teve forte influência no estabelecimento de redes de bibliotecas, como é indicado corretamente pela assertiva.  

    Outro motivo a ser citado é a padronização dos registros bibliográficos, favorecendo os processos de catalogação que tem impacto direto na recuperação da informação. Há também o compartilhamento de políticas de indexação, a instituição de serviços de referência ligados em rede entre as bibliotecas participantes e muitos outros serviços oferecidos aos usuários. 

    Gabarito do Professor: CERTO .


ID
2309719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo às bibliotecas digitais e às redes virtuais de bibliotecas.

É o objetivo da rede de bibliotecas da justiça eleitoral (REJE) democratizar os bancos de dados da justiça eleitoral, por meio do compartilhamento de recursos humanos e de informática entre as principais bibliotecas da justiça eleitoral.

Alternativas
Comentários
  • A Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (Reje) foi criada com o objetivo de interligar todas as bibliotecas eleitorais. A rede integra, em uma única base de dados, informações referentes aos acervos de todas as bibliotecas da Justiça Eleitoral. É composta pela biblioteca do TSE, que a gerencia, e pelas bibliotecas de todos os tribunais regionais eleitorais, somando ao todo 28 bibliotecas.

    Entre os objetivos da Reje estão a padronização de procedimentos e o aperfeiçoamento dos registros bibliográficos já existentes. Espera-se que a Reje se torne referência nacional como rede de bibliotecas, bem como em bibliografia de Direito Eleitoral.

  • Acredito que o erro seja em compartilhar recursos humanos

ID
2309722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo às bibliotecas digitais e às redes virtuais de bibliotecas.

A rede bibliodata é uma rede de catalogação cooperativa online.

Alternativas
Comentários
  • A Rede Bibliodata é uma rede de bibliotecas com a finalidade de promover a catalogação cooperativa, o compartilhamento de registros bibliográficos e a disseminação dos acervos das bibliotecas brasileiras

     

  • CERTO


ID
2309806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue o item subsequente.

No âmbito de bibliotecas e sistemas de informação, redes de informação são consideradas estruturas organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • "Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas."
    Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_organizacional

    "A rede de informação é uma rede de organizações estabelecida e mantida para compartilhar informações, a partir da identificação das fontes de informação (ALA, 1983, p. 11). Este tipo de rede tem a função de integrar, em um sistema único, informações, registros e/ou conteúdos originados de fontes diversas, e em razão disso são também são conhecidos como sistemas em rede."
    Dispónível em: http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/170105_biblioteca_do_seculo_21_cap07.pdf

    Gabarito: CERTO


ID
2315458
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Alguns serviços de informação requerem que o usuário apresente um código (CPF) ou a carteirinha da biblioteca para se fazer a busca no banco de dados que contém o modelo armazenado de sua impressão digital, isto é, o scanner captura a impressão digital do usuário e realiza uma comparação entre a digital capturada e o modelo armazenado no banco de dados. Esse recurso é definido como medida de características

Alternativas
Comentários
  • Fonte: Thalita Gama - Santa Biblioteconomia

  • Biometria é definida como a medida de características fisiológicas que podem ser utilizadas para verificar a identidade de uma pessoa.

    É necessário que o usuário apresente um código (CPF) ou a carteirinha da biblioteca para se fazer à busca no banco de dados que contem o modelo armazenado de sua impressão digital previamente coletado, isto é, o scanner captura a impressão digital do usuário e realiza automaticamente uma comparação (1:1) entre a digital capturada pelo scanner e o modelo que está armazenado no banco de dados.

    Gab. B

    Fonte: https://www.fclar.unesp.br/Home/Biblioteca/folder_biometria.pdf


ID
2315473
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) é uma rede internacional de bibliotecas digitais de dissertações e teses, criada pela Universidade de Virginia Tech, em 1997. Trata-se de uma rede que adota um modelo distribuído de operacionalização, o que permite aos diferentes nós (membros) que a constituem manter a

Alternativas
Comentários
  • "Descrição : A Biblioteca Digital em Rede de Teses e Dissertações (NDLTD) é uma organização internacional que promove a criação, acesso e preservação de teses e dissertações eletrônicas (ETDs) de instituições acadêmicas em todo o mundo. O Catálogo União NDLTD fornece acesso a mais de um milhão ETDs.

    É composto por grandes ferramentas de busca, como VTLS ( é uma ferramenta poderosa e abrangente para expor todo o conteúdo do catálogo de bibliotecas, repositório institucional, ou de outro sistema de destino) e ouras ferramentas para procurar países ou regiões específicas.

    Ou seja é algo que padroniza como as publicações são disponibilizadas mas casa biblioteca pode ter a liberdade necessária de decidir quem acessa o que ou como é acessado. "

    Resposta certa: A

    Fonte: Santa Biblioteconomia


ID
2346043
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Pressupõe o impulso de atividades cooperativas entre as bibliotecas partícipes, promovendo a administração central de bases de dados de publicações eletrônicas como parte de um sistema de bibliotecas compartilhado e visível por todos, irradiando facilidades de acesso.
Trata-se

Alternativas

ID
2347126
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O conceito de redes de bibliotecas está baseado na concepção de

Alternativas

ID
2357116
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O site da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI) apresenta bases de dados de suas coleções que podem ser pesquisadas de várias formas. Entre tais formas NÃO se inclui:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    O catalógo coletivo da RVBI permite 5 tipos de busca: 

    1. Simples

    2. Orientada

    3. Multibase

    4. Avançada

    5. CCL (Linguagem Comum de Comando)


ID
2357119
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É uma rede cooperativa de bibliotecas que agrega recursos informacionais de bibliotecas especializadas.

( ) Possui, entre suas competências, a de captar, preservar e difundir os registros da memória nacional brasileira.

( ) Tem acervo especializado em ciências sociais, com maior concentração de documentos na área do direito.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que no ano de 2016, agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de doze bibliotecas da Administração Pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas do poder legislativo e dos órgãos mantenedores das bibliotecas cooperantes.O acervo registrado na base de dados bibliográfica da RVBI tem como prioridade temática a área das Ciências Humanas e Sociais, com ênfase na doutrina jurídica. Cada biblioteca da Rede possui uma base administrativa com os dados particulares de sua coleção, usuários, fornecedores etc.Essas bases, por sua vez, compõem-se de vários registros interrelacionados e organizados de forma a atender às necessidades de informação dos usuários e a promover o intercâmbio e a interação dessas informações.

     

     


ID
2459866
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O que é topologia de rede?

Alternativas

ID
2459932
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre os principais projetos institucionais de bibliotecas virtuais, pode-se citar o IBICT, que sempre desempenhou um papel vital no desenvolvimento de atividades informacionais avançadas, assim como a BIREME, que se tornou um centro internacional para o continente, como núcleo central de uma rede cooperativa.

IBICT e BIREME são, respectivamente:

Alternativas

ID
2527471
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Rede local, como a que conecta as bibliotecas de uma instituição, é uma rede de comunicação de dados utilizada para ligar computadores e outros equipamentos. Nesse contexto,


I. todo dispositivo ligado à rede é conhecido como ponte.

II. o nó serve para conectar duas ou mais redes locais diferentes.

III. uma rede com topologia em estrela é adequada pois as estações de trabalho têm contato direto entre si.


Ocorre que

Alternativas
Comentários
  • Gabsrito: letra C.

  • Complementando:

    I- refere-se ao- dispositivo conectado a uma rede

    II- Roteador- conecta duas ou mais redes em locais diferentes (é só pensar no roteador de INTERNET...)

    III- Topologia de barramento- Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão. (WIKIPEDIA)

    (Ou seja, estações de trabalho têm contato direto entre si)


ID
2551510
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) tem como principal missão promover a formulação de políticas públicas em áreas de interesse, para incentivar a cooperação, o compartilhamento de serviços e produtos, a realização de projetos e pesquisas, a elaboração e editoração de documentos técnico-científicos, a organização de eventos, visando à consolidação da educação continuada e à representação das Bibliotecas Universitárias junto a órgãos governamentais e à comunidade científica brasileira. A CBBU é vinculada:

Alternativas
Comentários
  • A Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), foi criada a partir de recomendação efetuada em 15 de janeiro de 1987, durante a realização do V Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em Porto Alegre. De acordo com o artigo 35 do Estatuto da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) é um órgão assessor de sua Diretoria Executiva e tem como finalidade promover o desenvolvimento das bibliotecas universitárias brasileiras. Fonte: http://www.febab.org.br/cbbu/sobre-a-cbbu/


ID
2578807
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Nunes e Carvalho (2016), desde a década de 1960, bibliotecas centrais estão sendo criadas, em universidades, com o objetivo de melhorar o atendimento prestado. São vantagens desse tipo de estrutura organizacional, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As bibliotecas centrais passam a constituir-se desta forma quando absorvem os acervos das bibliotecas de cada faculdade dispostos num grande prédio, mas ao longo do tempo, nesse processo de desenvolvimento e crescimento, passam igualmente a enfrentar problemas, tais como a falta de estrutura física e administrativa.


ID
2578822
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Softwares de gerenciamento de bibliotecas são fundamentais para a padronização e o intercâmbio de informações, além de serem essenciais para as atividades das bibliotecas. Eles devem contemplar aspectos importantes como: acesso, armazenamento, segurança, controle de processo, política de desenvolvimento, entre outros. Marque a alternativa em que TODOS são softwares de gerenciamento de bibliotecas:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C: Pergamum, Sophia, PHL, Sábio, Aleph, Gnuteca

  • Softwares proprietários: Pergamum, Sophia e Aleph;

    Softwares gratuitos: PHL e Gnuteca;

  • PHL - Personal Home Library (Biblioteca Pessoal em Casa).


ID
2581000
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A diretora da Biblioteca Central solicita a uma unidade acadêmica da universidade a cessão de uma sala para realizar um curso de capacitação para os auxiliares de biblioteca. Nesse caso, a comunicação oficial será feita por meio de

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Memorando é um gênero textual comum nas comunicações internas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos. Os memorandos servem como um meio de transmitir uma informação para funcionários de um mesmo local de maneira rápida e menos burocrática.

  • Memorando é interno ...


ID
2581006
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o Art. 3º, Capítulo II – Da Natureza e Finalidades do Regulamento do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), no âmbito do IF Goiano, o SIBI está vinculado à

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

  • RESPOSTA B

    No IF-AL, está ligado ao departamento acadêmico.

    #ifal2016


ID
2584513
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise o trecho a seguir:


O ___________, coordenado pelo IBICT, é uma rede cooperativa de unidades de informação localizadas no Brasil com o objetivo de reunir [...] as informações sobre publicações periódicas técnico científicas reunidas em centenas de catálogos distribuídos nas diversas bibliotecas do país, possibilitando a otimização dos recursos disponíveis nas Bibliotecas e serviço de documentação que participam da rede.


Preenche corretamente a lacuna acima a opção

Alternativas
Comentários
  • Sobre o CCN

     

    O CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) é um catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas brasileiras. Essas bibliotecas, que compõem a rede CCN, possuem acervos automatizados e atuam de maneira cooperativa sob a coordenação do IBICT.

    Os objetivos do catálogo coletivo são difundir, identificar e localizar publicações seriadas existentes no país; estabelecer políticas de aquisição de coleções; padronizar a entrada dos títulos conforme critérios internacionais; promover o intercâmbio entre bibliotecas, por meio do COMUT.

    Criado, em 1954, pelo então Instituto Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (IBBD) constituiu-se, até sua automação em 1968, em um catálogo convencional em fichas, prestando informações in loco, por telefone ou correspondência.

    De 1970 a 1978, o sistema automatizado possibilitou a divulgação impressa do CCN por grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e Tecnologia, Ciências Agrícolas e Veterinárias, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas. Em 1978, devido ao crescimento constante de novos títulos e acrescido do inter-relacionamento entre as áreas do conhecimento, o IBICT optou pela divulgação do CCN em microfichas reunindo todas as áreas.

    Em 1983, o IBICT iniciou o desenvolvimento do Sistema Integrado de Publicações Seriadas (SIPS). Desenvolvido em formato compatível com o International Serials Data System (ISDS), permitiu a otimização do processamento e maior flexibilidade no tratamento, armazenamento e intercâmbio de dados sob a forma de fita magnética.

    Em 1989, foi elaborado um estudo comparativo entre a norma de transcrição de dados de coleções usada no CCN e a norma NISO Z39. 44, da National Information Standards Organization. A contribuição do estudo resultou na ampliação da norma existente, propiciando a incorporação de características relevantes para catálogos coletivo

     

    Fonte: http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/catalogo-coletivo-nacional-de-publicacoes-seriadas%28ccn%29/sobre-o-ccn


ID
2627449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os estudos de usuários objetivam auxiliar no dimensionamento e na melhoraria da interface entre o sistema de informação e a comunidade de usuários à qual esse sistema serve, oferecendo uma visão mais ampla dos problemas e tendências dos usuários ao interagirem com o sistema. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o item a seguir.


No contexto atual, os sistemas de informação focalizam os profissionais envolvidos no processo informacional e a facilitação do uso efetivo das informações, relegando ao usuário o papel de receptor no processo de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • RELEGAR: abandonar, esquecer, perpassar, afastar ...

  • RELEGAR também significa "pôr em plano secundário",

    "No contexto atual, os sistemas de informação focalizam os profissionais envolvidos no processo informacional e a facilitação do uso efetivo das informações, relegando ao usuário o papel de receptor no processo de comunicação."

    Ao que parece, a afirmação da questão está se referindo as primeiras abordagens de estudos de usuários. Nas "abordagens tradicionais", o estudo é direcionado sob a ótica do sistema de informação, sem considerar os fatores que geram o encontro do usuário com esses sistemas. Desse modo, uma das características desse estudo é que, realmente, como afirma a questão, relegam ao usuário o papel de receptor no processo de comunicação, isto é, o usuário é considerado no processo como um sujeito passivo.

    Todavia, NO CONTEXTO ATUAL, isto é, nas abordagens ALTERNATIVAS, a tendência é outra: os estudos são direcionados sob a ótica do USUÁRIO, considerando suas necessidades informacionais e os seus aspectos cognitivos. O usuário passa a ser o centro desses estudos, isto é, sujeito ATIVO no processo.

  • A questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre a temática dos estudos de usuários. 

    Na história dos estudos de usuários, identificamos dois momentos distintos: o primeiro é o que o estudo de usuários parte de uma abordagem sobre o sistema de informação, identificando comportamentos do sistema no processo de busca e recuperação. 

    O segundo momento refere-se ao contexto atual no qual o estudo de usuários foca na ótica do usuário, suas necessidades de informação, o que causa estas necessidades, as características cognitivas do usuário e toda sua bagagem social.  

    A assertiva inverte essa ordem. A descrição “os sistemas de informação focalizam os profissionais envolvidos..." aborda os estudos de usuários em seu foco mais antigo, contrariando a informação “no contexto atual" no início da assertiva. 

    Logo, a questão está incorreta. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .

  • Se o grau de eficácia de um sistema pode ser mensura pelo grau de satisfação do usuário como ignorá-lo?

    Além disso, lembremos das questões referentes à usabilidade e à ergonomia, sistemas de informação que relegam a importância do usuário tende a fracassa, pois são concebidos geralmente com interfaces pouco amigáveis e de difícil manuseio, promovendo a insatisfação do usuário.


ID
2627491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sabendo que a ação de transferência da informação engloba representação, recuperação e comunicação, com ênfase maior à representação, julgue o item a seguir.


A escolha do software para a utilização do gerenciamento das atividades da biblioteca pode ser considerada de baixa relevância para a automação, uma vez que há diversos tipos de software para automação disponíveis no mercado, tanto gratuitos quanto pagos.

Alternativas
Comentários
  • No gabarito definitivo alterou-se a resposta de Certo para Errado com a seguinte justificativa "É de alta relevância a escolha do software para a utilização do gerenciamento das atividades da biblioteca."


ID
2627494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sabendo que a ação de transferência da informação engloba representação, recuperação e comunicação, com ênfase maior à representação, julgue o item a seguir.


O sistema WinISIS é um exemplo de freeware, software gratuito disponibilizado sem qualquer custo de aquisição, com licença e código-fonte liberados, e que permite aos seus usuários executar as modificações necessárias para adequá-lo às necessidades da biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque a resposta é "errado", o WinISIS é, de fato, um software gratuito.

  • Sim, é um software gratuito, mas em softwares gratuitos o código fonte nem sempre é liberado e não se pode fazer alterações, apenas nos softwares livres.

  • freeware quer dizer software gratuito ou software livre?

  • Softwares livres não são a mesma coisa que softwares gratuitos (freeware), os quais podem ser gratuitos e livres (possível alterar o código-fonte, por exemplo), bem como gratuitos e fechados (ou seja, restritos e sem possibilidade de modificação).

    Gostei muito da explicação desse site: https://www.infowester.com/freexopen.php


ID
2648914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A escolha de um sistema de automação de biblioteca requer a atenção para alguns pontos, como os pré-requisitos técnicos, os tipos de licença e os recursos ofertados pelos sistemas a serem analisados. A respeito do planejamento da automação de bibliotecas, julgue o próximo item.


Nas licenças dos sistemas de automação do tipo livre, não se exige o pagamento de um valor, mas, como condição básica, exige-se a preservação do código de fonte do sistema.

Alternativas
Comentários
  • O enunciado se refere ao sistema de software gratuito

  • Software livre é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades.

  • O código pode e deve ser alterado, desde que se compartilhe essas alterações


ID
2648917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A escolha de um sistema de automação de biblioteca requer a atenção para alguns pontos, como os pré-requisitos técnicos, os tipos de licença e os recursos ofertados pelos sistemas a serem analisados. A respeito do planejamento da automação de bibliotecas, julgue o próximo item.


Na escolha de um sistema de automação de biblioteca, além do tipo de licença, devem ser levados em consideração requisitos específicos — tais como instalação, testes e garantia, suporte técnico e manutenção, e treinamento dos usuários — e requisitos gerais — como o padrão ISO 2709, o protocolo Z39,50 e o formato MARC. Em suma, deve-se avaliar se o sistema oferece ou permite a realização do que foi planejado pela biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    O ISO 2709 "Documentation Format for Bibliographic Interchange on Magnetic Tape" foi desenvolvida pelo Comitê Técnico ISO/TC 46, Informação e Documentação, Subcomitê SC 4, Aplicativos de computador na informação e documentação, da International Organization for Standardization (ISO). 

    A norma "especifica os requisitos para o formato de intercâmbio de registros bibliográficos que descrevem todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica. Não define a extensão do conteúdo de documentos individuais e nem designa significado algum para os parágrafos, indicadores ou identificadores, sendo essas especificações as funções dos formatos de implementação. A ISO se preocupa em apresentar uma estrutura generalizada, ou seja, um arcabouço projetado especialmente para a comunicação entre sistemas de processamento de dados, e não para uso como formato de processamento dentro dos sistemas."

  • Questão anulada após o gabarito definitivo.

     

    Justificativa: O fato de o protocolo ter sido grafado “Z39,50” em vez de “Z39.50” prejudicou o julgamento objetivo do item.

     

     

    http://www.cespe.unb.br/concursos/STJ_18/arquivos/STJ_18_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF