Segundo Cunha (2016, p. 134):
Devido ao grande volume de informações na internet, nos resultados retornados obtém-se maior quantidade de informações sem um correspondente aumento de qualidade. Os metamecanismos são mais indicados para buscas onde se utilizam termos únicos ou outras buscas simples, que não requeiram maior sofisticação. Em alguns, é provável que apenas um subconjunto dos resultados de cada ferramenta (geralmente os primeiros e, supostamente, mais relevantes) seja recuperado. Além disso, essas buscas podem tomar mais tempo, porque processamento adicional é necessário para compilar os resultados.
Gab. D
CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 2016. Disponível em: http://biblioteca.claretiano.edu.br/anexo/00007c/00007c9f.pdf
Metamecanismo de busca
Há serviços que fazem a procura de determinado termo em diversos mecanismos de busca; são denominados metamecanismos de busca (metabuscador ou metamotor) e que, normalmente, trazem resultados mais amplos do que a busca num único mecanismo. Não possuem banco de dados próprio e funcionam como um agente intermediário que repassa a pesquisa e as respostas dos pesquisadores individualmente e, então, apresenta um resultado unificado, extraído das diversas fontes. Em poucos segundos os metamecanismos compilam os resultados obtidos, economizando tempo e fornecendo uma visão geral do tipo de documentos armazenados em cada ferramenta.
Devido ao grande volume de informações na internet, nos resultados retornados obtém-se maior quantidade de informações sem um correspondente aumento de qualidade. Os metamecanismos são mais indicados para buscas onde se utilizam termos únicos ou outras buscas simples, que não requeiram maior sofisticação. Em alguns, é provável que apenas um subconjunto dos resultados de cada ferramenta (geralmente os primeiros e, supostamente, mais relevantes) seja recuperado. Além disso, essas buscas podem tomar mais tempo, porque processamento adicional é necessário para compilar os resultados. (CUNHA, 2020, p. 190-191)
CUNHA, Murilo Bastos. Manual de fontes de informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2020.