-
Confidencialidade: É o modo de garantir que a informação estará acessível apenas para pessoas autorizadas.
Integridade: O princípio de integridade refere-se a manutenção das condições iniciais das informações de acordo com a forma que foram produzidas e armazenadas.
Disponibilidade: Os dados corporativos precisam estar seguros e disponíveis para serem acessados a qualquer momento pelos usuários autorizados.
Autenticidade Esse processo realiza a tarefa de identificar e registrar o usuário que está enviando ou modificando a informação.
-
CIDA
CONFIDENCIALIDADE > SÓ PESSOAS AUTORIZADAS PODEM ACESSAR O DOCUMENTO.
INTEGRIDADE = DOCUMENTO DEVE SER INTEGRO E SEM MUDANÇAS.
DISPONIBILIDADE >INFORMACAO DEVE ESTAR DISPONIVEL NA HORA QUE FOR PRECISO.
AUTENCIDIDADE = A PESSOA QUE ACESSA É QUEM DIZ SER?
V
F DESTINARIO DEVE SER CAPAZ DE VER SE A MENSAGEM É INTEGRA (SEM MUDANÇAS)
V
-
Princípios Básicos de Segurança da Informação
a) Confidencialidade: Garantia de que o acesso à informação seja obtido somente por pessoas autorizadas.
b) Integridade: Garante a não alteração de uma informação ou dado tanto no armazenamento quanto durante a troca dessas informações por algum meio. A modificação deve ser realizada somente pelas partes devidamente autorizadas.
c) Disponibilidade: Garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário.
d) Autenticidade: Garante que a informação ou o usuário da mesma é autêntico.
GAB = B
-
Assertiva b
D I C A N Ã O
Não Repúdio
Confidencialidade
Disponibilidade
Integridade
Autenticidade
-
Dica:
Hardware é o que eu toco
Software é o que eu xingo
Um firewall de hardware é um dispositivo externo que é conectado a um computador antes que ele se conecta à Internet. Ex: Um roteador de internet.
Os firewalls de software são por vezes incluídas como parte de um pacote de segurança na internet..
Ex: Norton Internet Security.
-
Fiquem atentos, pois parece que a banca confundiu os conceitos de autenticidade e autenticação. O primeiro permite verificar se o remetente é quem diz ser, o segundo, se o usuário pussui acesso liberado a um banco de informações, por exemplo o clássico login e senha para acessar uma área de um site.
Além disso, o segundo item me parece errado também. Assegurar que a informação não seja alterada durante seu envio é papel da autenticidade, e não da integridade.
Fonte: PDFs do Estratégia.
-
AUTENTICAÇÃO É DIFERENTE DE AUTENTICIDADE.
Autenticação= é a capacidade de provar que um usuário ou um aplicativo é realmente quem essa pessoa ou o que esse aplicativo diz ser.
Autenticidade= garante a veracidade da autoria da informação, porém, não garante a veracidade do conteúdo da informação. A autenticidade garante a veracidade do autor, de quem de fato produziu aquela informação, não importando se o conteúdo é verdadeiro ou falso.
-
Princípios da Segurança da Informação:
1 - CONFIDENCIALIDADE: Propriedade que limita o acesso a informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação.
2 - INTEGRIDADE: propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição).
3 - DISPONIBILIDADE: Propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação.
4 - AUTENTICIDADE: Entende-se por autenticidade a certeza absoluta de que um objeto (em análise) provém das fontes anunciadas.
5- IRRETRATABILIDADE (NÃO-REPÚDIO): Impossibilidade de negar a autoria em relação a uma transação anteriormente feita. Garantia de que a informação não será negada.
6 - LEGALIDADE: O uso da tecnologia da informação e comunicação devem seguir leis vigentes do local ou país.