A hemoglobina é uma proteína conjugada, composta pela globina e por um núcleo prostético do tipo porfirina, o heme, que tem como principal elemento o ferro na forma de ferro ferroso (Fe2+). A síntese da hemoglobina é realizada a partir do eritroblasto basófilo e termina nos reticulócitos que são responsáveis por 35% da produção total de Hb.
O controle da produção da hemoglobina é realizado por dois determinantes genéticos que podem ou não estar em um único cromossomo, assim alterações genéticas, como as mutações, podem determinar a formação de cadeias moleculares anormais e até mesmo não funcionais. As condições resultantes dessas mutações genéticas ou da influência de fatores ambientais são chamadas de hemoglobinopatias.
A estrutura molecular da hemoglobina é um tanto complexa e apresenta variação nas diferentes espécies animais. Seu peso molecular varia entre 66 e 69 mil e estruturalmente é formada por um conjunto de quatro moléculas de heme, cada uma delas ligada a uma cadeia polipeptídica. Essa ligação entre a molécula do heme e o polipeptídio abre-se facilmente para que ocorra a fixação do oxigênio ou do gás carbônico. O que determina a ligação com um dos gases é o grau da sua tensão local, isto é, nos capilares pulmonares, onde há maior tensão de oxigênio em relação ao gás carbônico, este é liberado e a hemoglobina se liga ao primeiro, e nos capilares teciduais ocorre o contrário.
Hemoglobina fetal - presente no recém nascido em grandes quantidades sendo gradualmente substituída pela HbA1 (até os 6 meses de idade)
A) Produção de hemoglobina começa a partir do Eritroblasto basófilo discretamente (ERRADA)
B) Os genes para a cadeia alfa se encontram no cromossomo 16, já as cadeias BETA no cromo 11. (ERRADA)
C) As hemoglobinas esperadas são: HbA (96%), HbA2 (2-4%) e HbF (1-2%). (ERRADA)
D) Alternativa correta.
E) A hemoglobina fetal é composta por duas cadeias Alfa e duas cadeias gamas. (ERRADA)