Gab. C
Condução: É a transferência de calor por contato direto com a fonte de calor. Quando uma substância é aquecida ela absorve calor e sua atividade molecular interna aumenta, e com isso aumenta também sua temperatura. A capacidade de conduzir calor varia bastante entre os diferentes tipos de materiais. Os combustíveis florestais são maus condutores de calor, sendo, então, pequena a contribuição da condução na propagação dos Incêndios Florestais.
Convecção: É a transmissão de calor pelo ar em movimento. O ar quente possui menor densidade e por isso estará nos níveis mais altos e o ar frio sendo mais denso, encontrar-se-á a níveis mais baixos. Pelo princípio da convecção, o fogo pode criar condições de turbulência aspirando oxigênio pelos lados e lançando para cima o ar aquecido. Tal processo é responsável pelo barulho que se ouve em grandes incêndios. A convecção transporta fagulhas a grandes distâncias da frente principal do incêndio, dificultando bastante o seu controle.
Radiação: É o processo de transmissão de calor de um corpo a outro através do espaço, realizando-se a transmissão por via dos raios de calor.
Fonte: https://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/MOB-FLORESTAL.pdf
Atentar-se para "predominante".
Condução
É a transferência de calor por contato direto com a fonte de calor.
Convecção
É a transmissão de calor pelo ar em movimento.
Radiação
É o processo de transmissão de calor de um corpo a outro através do
espaço, realizando-se a transmissão por via dos raios de calor.
Apesar de os três processos agirem em conjunto, em um incêndio
florestal, a convecção e a radiação são os processos de transferência de
energia predominantes.