SóProvas


ID
3256231
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito do mercado em concorrência perfeita, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No curto prazo, a empresa paralisa suas atividades quando o custo variável médio é maior que o preço praticado no mercado (P

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    Quando o preço cair a ponto de situar-se abaixo da curva de custo variável médio, a empresa não produzirá nada, ou seja, não haverá oferta.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Concorrência Perfeita.

    O mercado de concorrência perfeita ocorre quando temos infinitos ofertantes/demandantes, perfeita transparência de informação, ausência de barreiras à entrada e produto homogêneo.

    Assim como em qualquer estrutura de mercado, a firma competitiva maximiza o lucro quando a Receita Marginal é igual ao custo marginal. Assim, o lucro máximo ocorre quando Rmg = Cmg.

    Só que a concorrência perfeita é tão perfeita, que também temos a igualdade entre preço e custo marginal. A mesma igualdade ocorre em relação à receita média e custo médio. Assim, no equilíbrio, P = Rmg = Cmg = Cme = Rme.

    A concorrência perfeita é dividida em curto prazo ou longo prazo. No curto prazo, a empresa pode ter prejuízo, empatar ou ter lucro positivo. Já no longo prazo, ela terá apenas lucro normal (isto é, lucro zero).

    Há um detalhe aqui, no entanto. No curto prazo, mesmo que uma firma tenha prejuízo, ela pode continuar no mercado, ou seja, continuar operando.

    A análise do prejuízo depende da relação do preço com o custo médio.

    Se o preço for maior que o custo médio, a firma terá lucros positivos. Se o preço for igual ao custo médio, a firma vai empatar (ficar no zero a zero). Por fim, se o preço for menor que o custo médio, a firma terá prejuízo.

    Já a análise sobre se a firma continua em operação ou não depende da relação do preço com o custo VARIÁVEL médio.

    Se o preço for maior que o CVme, a firma continua em operação (pois a receita dela cobrirá os custos variáveis e mais uma parte dos custos fixos). Se o preço for igual ao CVme, tanto faz a firma operar ou não, pois ela cobrirá todos os custos variáveis, mas o prejuízo será do tamanho do custo fixo. Por fim, se o preço for menor que o CVme, aí ela precisa encerrar as atividades, pois sua receita não cobrirá nem os custos variáveis (e ainda tem o custo fixo...).

    Dito isso, vamos às alternativas!

    A) Errada. Se o preço for menor do que o custo médio, a firma terá prejuízo. Mas isso não é suficiente para ela sair do mercado. Para que ela saia do mercado é necessário que o preço seja menor que o custo VARIÁVEL médio.

    B) Certa. Perfeito, como vimos acima.

    C) Certa. A concorrência perfeita é tão perfeita que é tudo é igual. Assim, no equilíbrio P = Rmg = Cmg = Cme = Rme. Dessa forma, a alternativa está correta, pois, de fato, no equilíbrio, P = Rme.

    D) Certa. Como vimos acima, o equilíbrio da concorrência perfeita ocorre quando P = Rmg = Cmg = Cme = Rme. Ou seja, no equilíbrio, P = Cme também.

    E) Certa. Mais uma vez, no equilíbrio, P = Rmg = Cmg = Cme = Rme, Ou seja, no equilíbrio da concorrência perfeita, o Custo Marginal também é igual ao custo médio.

    E aí vem o problema. Pois a questão perde a alternativa correta, mas existem impressionantes quatro (Q-U-A-T-R-O!) alternativas corretas.

    O gabarito foi a letra B, mas as letras C, D e E também estão corretas, já que estamos falando de um mercado competitivo.


    Gabarito da Banca: Letra B.

    Gabarito do Professor: ANULADA.