SóProvas


ID
3256258
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O hiato inflacionário, diferença entre a demanda agregada e a oferta agregada de pleno emprego, acontece quando a economia:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    O hiato inflacionário pode estar por trás de uma aceleração potencial da inflação. O hiato inflacionário é o nome que se dá quando o PIB da economia se encontra acima do PIB potencial de pleno emprego. Ou seja, há um excesso de demanda em relação à oferta de pleno emprego da economia. Isto significa que, em algum momento, os preços irão subir.

    Fonte: Suno Research em <a href="https://www.sunoresearch.com.br/artigos/hiato-inflacionario/">Hiato inflacionário: Aprenda o que é este importante conceito econômico</a>

  • Hiato inflacionário: PIB efetivo > PIB potencial de pleno emprego

  • Questão sobre hiato do produto, vamos verificar do que se trata esse conceito e considerar as alternativas.

    O hiato do produto é a diferença observada entre o produto potencial e o efetivo, isto é, o produto de pleno emprego (potencial) - que é calculado por uma estimativa da tendência de médio/longo prazo do comportamento do PIB - e o produto de curto prazo que, efetivamente, está ocorrendo (efetivo).

    Agora, vamos para as alternativas.

    A) ERRADA. Quando a economia atinge o pleno emprego, temos produto potencial igual ao produto efetivo, isto é, não há hiato do produto nesse caso e há uma tendência à estabilidade nos preços.

    B) ERRADA. Quando a economia está abaixo do pleno emprego, temos produto potencial maior do que produto efetivo, isto é, poderá haver uma tendência de queda dos preços e, portanto, um possível hiato deflacionário.

    C) CERTA. Quando a economia está "além" do pleno emprego, temos produto potencial menor do que produto efetivo, ou seja, poderá haver uma tendência de aumento dos preços e, portanto, um possível hiato inflacionário como é afirmado no enunciado. A economia está sobreaquecida.

    D) ERRADA. Um processo de depressão se caracterizaria por um produto efetivo bem abaixo do potencial, gerando amplo e generalizado desemprego, a economia estaria bem abaixo do pleno emprego e haveria tendência à deflação.

    E) ERRADA. Exatamente a mesma explicação do item anterior, a única diferença é que a recessão é mais branda do que a depressão, logo a diferença entre o produto potencial e efetivo é um pouco menor.


    Gabarito do Professor: Letra C.