Por exemplo, se uma tabela "pedido" tiver os campos NUMERO_DO_PEDIDO, PRODUTO, QUANTIDADE, VALOR_UNITÁRIO e TOTAL". O campo TOTAL representa uma dependência funcional nesta tabela e deve ser eliminado na segunda forma normal. Assim, o campo TOTAL deve ser exibido na consulta à tabela, pois é apenas a multiplicação de quantidade x valor unitário, ou seja, não precisa estar na tabela e só ocupa espaço no banco de dados. Para entender a segunda forma normal, primeiro tem que entender a primeira forma normal. Há várias aulas no youtube explicando.
✅Gabarito(C)
@Antonio Edson, desculpe a minha análise, mas você está falando da dependência transitiva, que faz parte do escopo da 3FN.
➥Exemplo de uma questão do QC que trata de dependência transitiva: Q1126566, onde afirma:
"Na terceira forma normal, as tabelas não podem conter atributos que sejam resultados de algum cálculo de outro atributo. Isso é considerado dependência transitiva de colunas".
➥A questão está se referindo a dependência funcional, no sentido de que uma coluna não chave é totalmente dependentes de toda a chave primária. Um exemplo seria em uma tabela "Pedidos" ter as colunas "Codigo_pedido", "Codigo_produto", "Nome_Produto", "Quantidade". Neste caso a coluna "Nome_Produto" é dependente da coluna "Codigo_Produto" que deveria estar na tabela Produto. Neste situação, caso o nome do produto seja alterado na tabela "Produto", o nome do produto não seria alterado automaticamente na tabela "Pedidos".