SóProvas


ID
3257122
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos principais teóricos e às suas contribuições para a gestão da qualidade, ao ciclo PDCA e às ferramentas de gestão da qualidade, julgue o item.


De acordo com Spendolini, benchmarking é um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    Benchmarking (padrão de excelência): Consiste em um processo contínuo e sistemático que busca comparar praticas e métodos de trabalho de uma organização com as outras empresas, de forma que conduza a um desempenho superior.

    Não é uma simples cópia ou imitação, pois as praticas precisam ser adaptadas à realidade da organização e podem ser melhoradas.

    Professor Rogério Beavilacqua.

  • GABARITO "CERTO"

    O que é benchmarking?

    Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de comparação das práticas, processos e resultados de uma empresa com as mesmas práticas, processos e resultados de seus concorrentes, visando melhorar sua competitividade. Essa comparação pode ser feita também com empresas não concorrentes, consideradas líderes nas práticas ou processos que a empresa quer melhorar.

    Fazer benchmarking é comparar para crescer.

  • Apenas complementando: O Benchmarking pode ser de 3 tipos:

    a) Benchmarking interno – Estudo e comparação dos processos de filiais da mesma empresa. .

    b) Benchmarking competitivo – Estudo e comparação da atividade de empresas que atuam em um mesmo ramo, podendo ser concorrentes ou não.

    c) Benchmarking genérico –Estudo e comparação de processos de qualquer empresa, independentemente de ser do mesmo seguimento ou não.

    Namastê

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das ferramentas da gestão da qualidade, sendo mais especificamente cobrado o benchmarking.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    Segundo Chiavenato (2018), Benchmarking é o “processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes empresariais". (Chiavenato, 2018, p. 401).
    Nesta esteira, podemos entender benchmarking como uma modelagem das organizações às melhores práticas do mercado, ou seja, as empresas se adaptam ao que tem de melhor em cada ramo ou processo a fim de não perder sua fatia de mercado e com isso continuarem competitivas.
    Para facilitar o entendimento, imagine um candidato de concursos, que busca as pessoas, que ele identifica como as melhores neste ramo, para comparar e verificar se os seus processos de estudos estão defasados ou podem ser melhorados a fim de conseguir a aprovação, aumentando com isso a sua competitividade.

    Ante o exposto, a questão está certa ao afirmar que benchmarking é um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional.


    Gabarito do Professor: CERTO.

    Fonte:

    Chiavenato, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 5. ed. – Barueri [SP]: Manole, 2018.  

  • GAB CERTO

    O BENCHMARKING é um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional. Ou seja, é a ferramenta de avaliação que identifica as melhores instituições, métodos e estratégias. Ela compara o seu desempenho com a de outras!

    Os principais benefícios do Benchmarking são:

    1. Sintonizar a empresa com as melhores práticas do mercado;
    2. Aperfeiçoamento da cultura do "melhoramento contínuo" da empresa;
    3. Melhora da comunicação empresarial;
    4. Profissionalização dos processos da empresa;
    5. Melhor visão dos processos e, consequentemente, melhores oportunidades para terceirização de alguns destes processos;
    6. Diminuição do número de erros;
    7. Redução de custos.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)