A VPN (Virtual private network – rede virtual privada) é uma ferramenta que permite o tráfego de dados por um caminho privativo na web.
Uma VPN faz com que todo o seu tráfego na rede ("Quando eu falo todo o tráfego, é todo o tráfego de rede mesmo. Inclui email, Facebook, aplicativos de bancos, etc") passe por um computador específico. Se esse computador não estiver no Brasil, seu Whatsapp vai funcionar e sua Netflix (serviço de streaming de conteúdo) vai ter acesso a conteúdos de outro país. No entanto, é necessário ter atenção. O risco de utilizar a VPN é, segundo Gondim, o mesmo que se corre ao utilizar qualquer aplicativo: é necessário analisar todos os termos de uso, ver a que os seus dados estão sendo expostos e avaliar se vale a pena”, orienta.
No caso das VPNs grátis, Algumas podem ser úteis, até certo ponto. Outras, no entanto, podem coletar seus dados e utilizá-los para fins comerciais, não aconselhamos o uso de VPNs gratuitos. Seus aplicativos costumam conter brechas de segurança, oferecendo riscos aos usuários. Elas também podem coletar e vender seus dados, mostrar anúncios, redirecionar seus links para sites onde elas lucram por sua visita, vazar seu endereço IP, compartilhar parte da banda de sua internet com outros usuários, além de não oferecer proteção em caso de falha na conexão.
Gabarito: Errado
Fonte: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/12/entenda-o-que-e-vpn-e-conheca-o-risco-de-usar-este-servico-no-seu-celular
https://www.tecmundo.com.br/software/142169-seguro-usar-vpn-saiba-servico-confiavel-fraude.htm