-
Quando os gastos são com pesquisas o valor deve ir para conta de resultado, apenas quando for para o desenvolvimento que deve ser ativado (cumprindo alguns requisitos). Porém a questão não fez essa separação
-
As atividades de pesquisa e desenvolvimento destinam-se ao desenvolvimento de conhecimento. Por conseguinte, apesar de poderem gerar um ativo com substância física (p. Ex., um protótipo) , o elemento físico do ativo é secundário em relação ao seu componente intangível, isto é, o conhecimento incorporado ao mesmo.
Fonte: NBC T 19.8 - Ativo Intangível
-
OS GASTOS COM PESQUISA SÃO DESPESAS, SOMENTE OS GASTOS COM DESENVOLVIMENTO SÃO INCORPORADAS AO CUSTO DO ATIVO INTANGÍVEL.
ACHO QUE O ELABORADOR NÃO CONHECE BEM O CPC 04:
9. Qualquer gasto interno com o desenvolvimento e funcionamento do website de uma entidade deve ser contabilizado em conformidade com o Pronunciamento Técnico CPC 04. A natureza de cada atividade que tenha gerado gasto (por exemplo, formação de funcionários e manutenção do website) e a fase de desenvolvimento ou pós-desenvolvimento do website devem ser avaliadas para determinar o tratamento contábil apropriado.
Por exemplo:
(a) a fase do planejamento é semelhante em natureza à fase da pesquisa descrita nos itens 65 a 67 do Pronunciamento Técnico CPC 04. O gasto incorrido nessa fase deve ser reconhecido como despesa no momento em que for incorrido.
(b) a fase do desenvolvimento de aplicações e da infra-estrutura, a fase do desenho gráfico e a fase do desenvolvimento de conteúdos, na medida em que o conteúdo seja desenvolvido para efeitos que não seja a publicidade e promoção dos produtos e serviços de uma entidade, são semelhantes em natureza à fase de desenvolvimento descrita nos itens 68 a 75 do Pronunciamento Técnico CPC 04. O gasto incorrido nessas fases deve ser incluído no custo de um website reconhecido como ativo intangível, em conformidade com o item 8 desta Interpretação, quando o gasto puder ser diretamente atribuído e for necessário para a criação, produção ou preparação do website para que este seja capaz de funcionar da forma prevista pela administração. Por exemplo, o dispêndio com a aquisição ou criação de conteúdos (que não anunciem nem promovam os produtos e serviços de uma entidade) especificamente destinados a um website, ou o dispêndio incorrido para permitir a utilização dos conteúdos (por exemplo, uma taxa para adquirir uma licença de reprodução) no website, devem ser incluídos no custo de desenvolvimento quando essa condição for satisfeita. Porém, em conformidade com o item 71 do Pronunciamento Técnico CPC 04, o gasto com um item do intangível que inicialmente tenha sido reconhecido como despesa nas demonstrações contábeis anteriores não deve ser reconhecido como parte do custo de ativo intangível em data posterior (por exemplo, se os custos de direitos autorais (copyright) estiverem totalmente amortizados e o conteúdo for posteriormente disponibilizado num website).
-
Gabarito: C
Dizer que o resultado das atividades de pesquisa e desenvolvimento resultarão em um protótipo com existência material não esclarece se esse protótipo gerará benefícios econômicos futuros ou não. Pelo que entendi, se não forem gerados benefícios econômicos futuros, os gastos incorridos serão classificados como despesa e não como ativo intangível.
Se alguém puder explicar, eu agradeço!
-
Trata-se de reconhecimento do intangível conforme o CPC 04.
⇒ Quanto ao intangível gerado internamente:
Segundo o item 52, Para avaliar se um ativo intangível gerado internamente atende aos critérios de reconhecimento, a entidade deve classificar a geração do ativo:
(a) na fase de pesquisa; e/ou
(b) na fase de desenvolvimento".
⇒ Quanto ao intangível gerado internamente em relação ao custo ou despesa:
Segundo o item 54, "Nenhum ativo intangível resultante de pesquisa deve ser reconhecido. Os gastos com pesquisa devem ser reconhecidos como despesa quando incorridos". Todavia, conforme o item 57, "Um ativo intangível resultante de desenvolvimento deve ser reconhecido somente se a entidade puder demonstrar todos os aspectos" [...]
Pelo item 59, "São exemplos de atividades de desenvolvimento:
(a) projeto, construção e teste de protótipos e modelos pré-produção ou pré-utilização".
⇒ Resolução:
A norma aponta que teste de protótipos é ATIVIDADE DE DESENVOLVIMENTO, podendo ser reconhecido como intangível.
Obs.: Protótipo é um produto de trabalho da fase de testes e/ou planejamento de um projeto. Geralmente estes produtos são testados antes em modelos físicos, em laboratórios especializados de aerodinâmica ou de hidrodinâmica.
Gabarito: Certo.
-
Quando o ativo intangível ta na fase de PESQUISA ainda não há garantia de geração de futuros benefícios econômicos e de viabilidade do negócio - esse gastos são reconhecidos como DESPESAS.
Quando o ativo intangível está na fase de DESENVOLVIMENTO há garantia de geração de futuros benefícios econômicos e de viabilidade do negócio nesse caso os gastos são reconhecidos como ATIVO.
Fonte ( detonando cpc's estratégia concursos)
-
O pega da questão é ele colocar " com exist^rncia material"
-
Quadrix e cespe divergem-se em vários conceitos.
-
Questão mal feita. Tinha que ser anulada. Pois a resposta não é esa nunca.