SóProvas


ID
3257755
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1       Nosso cérebro é uma complexa estrutura forjada pela evolução. Por outro lado, é também primitivo. É curioso pensar que o mais erudito dos moradores deste planeta tenha o mesmo hardware que um caçador-coletor que passou a vida errando em uma pequena érea em busca da sobrevivência.

2       Estou sendo injusto em minha descrição. Nosso ancestral era capaz de tecer, realizar pequenas cirurgias, fazer ferramentas de pedra. Tente criar algo assim em casa e você verá que somos menos autônomos do que um coletor do Paleolítico. Mas estou sendo preciso quando comparo nossos cérebros.

3       Desenvolvida para uma chave amigo-inimigo, nossa mente tende a rotular o que vê, julgando a novidade de acordo com seu conhecimento prévio. Isso garantiu nossa vida por muitas gerações: se eu comer algo que me faz mal, toda vez que olhar para algo semelhante, sentirei repulsa. Isso pode ser bom para evitar perigos, porém cria problemas para nossa atualidade.

4       Se eu tivesse que arriscar um esboço do que seria o pensamento médio das pessoas, hoje, ele seria similar ao dos antepassados paleolíticos. Formamos bandos com facilidade. Yuval Harari chama a atenção para como a detração é uma poderosa cola social. Fofocando, crio laços, forjo alianças. Desde sempre, nossa espécie classifica o que vê antes de compreender o que tem na sua frente. O pavor instintivo da novidade me faz rejeitá-la. Classificar, para o cérebro primitivo que se contenta em viver na caverna, é mais importante do que entender.

5       É claro que também somos uma espécie que foge da natureza animal e que cria culturas. Portanto, há um instinto inquisitivo, que gosta de descobrir coisas novas, explorá-las. No entanto, a sensação é que ele anda em baixa em nossos tempos. Encerrar em caixas herméticas dá segurança.

6       Alguns associam a rotulação imediata a um traço humano. A sociedade ficou mais complexa, mas, em nossa essência, somos os mesmos. Por outro lado, há quem afirme que o tempo curto da internet, o imediatismo atual, produz superficialidade, impede o raciocínio profundo, pois este requer o questionamento de bolhas epistêmicas e, mercadoria cada vez mais rara, tempo de ponderação. Não seria uma essência, necessariamente, todavia um feitiço, uma tentação oferecida por algoritmos do universo digital.

7       Resistir à tentação é um desafio. Pensar em aprofundar, dar uma segunda olhada, fugir do rótulo: parecem atitudes que exigem o desafio da vontade férrea. Deixar que sentidos mais amplos invadam sua percepção sem julgar de imediato é um ato de resistência.

   (Adaptado de: KARNAL, Leandro. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br)

Depreende-se do texto que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Segundo o texto:

    ? Alguns associam a rotulação imediata a um traço humano. A sociedade ficou mais complexa, mas, em nossa essência, somos os mesmos. Por outro lado, há quem afirme que o tempo curto da internet, o imediatismo atual, produz superficialidade, impede o raciocínio profundo, pois este requer o questionamento de bolhas epistêmicas e, mercadoria cada vez mais rara, tempo de ponderação. Não seria uma essência, necessariamente, todavia um feitiço, uma tentação oferecida por algoritmos do universo digital. Resistir à tentação é um desafio. Pensar em aprofundar, dar uma segunda olhada, fugir do rótulo: parecem atitudes que exigem o desafio da vontade férrea. Deixar que sentidos mais amplos invadam sua percepção sem julgar de imediato é um ato de resistência.

    ? O imediatismo está em alta, o julgamento é feito constantemente sem antes analisar os fatos, logo, inferimos que a ação de reflexão e atos críticos feitos antes de classificar algo estão em declínio (=cada vez menos).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • O parágrafo 5 deixa claro que há, em nossa espécie, "um instinto inquisitivo, que gosta de descobrir coisas novas, explorá-las. No entanto, a sensação é que ele anda em baixa em nossos tempos".

    Ou seja, está em declínio.

    "Pensar em aprofundar, dar uma segunda olhada, fugir do rótulo: parecem atitudes que exigem o desafio da vontade férrea." Esse trecho mostra a dificuldade em realizar tais ações.

    Portanto, a alternativa correta é a letra B.

  • Eu entrei com recurso contra este gabarito.

    Apesar do parágrafo 5 validar o gabarito, existem, no mínimo, outras 4 passagens do texto que contradizem a alternativa dita correta, vejamos:

    Parágrafo 4: “Desde sempre, nossa espécie classifica o que vê antes de compreender o que tem na sua frente.” (linhas 6 e 7).

    Parágrafo 6: “Alguns associam a rotulação imediata a um traço humano. A sociedade ficou mais complexa, mas, em nossa essência, somos os mesmos.”. 

    Também parágrafo 4: “Classificar, para o cérebro primitivo que se contenta em viver na caverna, é mais importante do que entender.”.

    parágrafo 3: “(...) nossa mente tende a rotular o que vê, julgando a novidade de acordo com seu conhecimento prévio. Isso garantiu nossa vida por muitas gerações."

    Ora, como poderia, então, estar em declínio algo que não ocorrera antes. A faculdade de refletir antes de classificar só poderia estar em declínio caso tivesse ocorrido com mais intensidade no passado do que na atualidade.

    O autor, ao longo do texto, afirma que a rotulação sem reflexão é algo natural do ser humano, e indica que isso é devido aos nossos cérebros anatomicamente idênticos. Justamente por ser algo intrínseco ao ser humano, que fazer uma reflexão antes de classificar exige vontade férrea para resistir à tentação de agir como o ser humano sempre agiu.

    Acho que a FCC não vai aceitar, mas que tem mais trechos no texto indicando que a faculdade de refletir sobre os fatos antes de classificá-los sempre foi baixa ou inexistente do que trechos (1 só) indicando que está em declínio, isso tem!

  • Também achei contraditória essa questão, Tiago. Mas é a menos errada. As outras alternativas fazem menos sentido ainda.

  • É THIAGO, ESSE SEU RECURSO JÁ ERA!

    NO TEXTO ESTÁ ÓBVIO O PENSAMENTO DO AUTOR E NO QUE DIZ A ALTERNATIVA (B).

    NA FCC OU É A MAIS CERTA OU A MENOS ERRADA, SEMPRE DIFERENCIANDO DAS DEMAIS ALTERNATIVAS.

    ELES COLOCAM AS QUESTÕES PARECIDAS JUSTAMENTE PARA NOS INDUZIR AO ERRO.

  • Acertei, mas a questão foi mal feita.

  • Pior que marquei a B, depois vi o trecho "Desde sempre, nossa espécie classifica o que vê antes de compreender o que tem na sua frente." e mudei pra A. PQP, FCC tá dando uma de FGV agora.

  • Gabarito "letra B"

    A pessoa que criou essa questão, aparentemente, não leu o texto ou não conseguiu compreendê-lo, o texto é basicamente uma carta aberta, e direta, dizendo que não mudamos, é quase um "Como nossos pais - Elis Regina", que vivemos fazendo as mesmas coisas desde "a época das cavernas", daí o gabarito é a questão que diz: "Está em declínio, NA ATUALIDADE..." WTF?????