SóProvas


ID
3258247
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em relação à radiação ionizante, identifique as situações em que esse procedimento se torna proibido.

1) Quando usada para rastreamento de massa.
2) Quando estiver de acordo com a Declaração de Helsinque.
3) Quando expor seres humanos a bem da pesquisa biomédica.
4) Quando usada em exames de rotina, antes de internamento.
5) Quando usada apenas para fins terapêuticos.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a questão : /

  • portaria 453 parte da justificação onde diz que fica proibida toda exposição que n possa ser justificada

  • Gabarito: C

    Segundo a Portaria 453/98:

    2.5 Fica proibida toda exposição que não possa ser justificada, incluindo:

    a) Exposição deliberada de seres humanos aos raios-x diagnósticos com o objetivo único de demonstração, treinamento ou outros fins que contrariem o princípio da justificação.

    b) Exames radiológicos para fins empregatícios ou periciais, exceto quando as informações a serem obtidas possam ser úteis à saúde do indivíduo examinado, ou para melhorar o estado de saúde da população.

    c) Exames radiológicos para rastreamento em massa de grupos populacionais (1), exceto quando o Ministério da Saúde julgar que as vantagens esperadas para os indivíduos examinados e para a população são suficientes para compensar o custo econômico e social, incluindo o detrimento radiológico. Deve-se levar em conta, também, o potencial de detecção de doenças e a probabilidade de tratamento efetivo dos casos detectados.

    d) Exposição de seres humanos para fins de pesquisa biomédica (3), exceto quando estiver de acordo com a Declaração de Helsinque (2), adotada pela 18ª Assembléia Mundial da OMS de 1964; revisada em 1975 na 29ª Assembléia, em 1983 na 35ª Assembléia e em 1989 na 41ª Assembléia, devendo ainda estar de acordo com resoluções específicas do Conselho Nacional de Saúde.

    e) Exames de rotina de tórax para fins de internação hospitalar(4), exceto quando houver justificativa no contexto clínico, considerando-se os métodos alternativos.