Pontos Principais
As especificações de descrição da API, como a OpenAPI, são uma ferramenta crítica a ser usada para transferir o ônus de gerenciar, documentar, e executar as APIs para máquinas de computação e liberar desenvolvedores o máximo possível.
A OpenAPI 3.0 agora permite expressividade adicional que pode permitir que as máquinas trabalhem ainda mais para nós.
A OpenAPI pode gerar uma poderosa automação de testes, pode produzir simulações realistas, e até gerar ligações nativas que abstraem a complexidade do desenvolvedor.
Existem benefícios subutilizados da OpenAPI, como links e retornos de chamada, que podem ser usados para que os desenvolvedores abstraiam da documentação e vão direto ao código.
Um arquivo OpenAPI pode ser especificado em JSON ou YML;
https://www.infoq.com/br/articles/openapi/
A especificação Open API (OAS) define uma interface padrão agnóstica de linguagem de programação para desenvolvimento de APIs que utilizam como base o protocolo HTTP. Esse padrão permite que humanos e computadores descubram e entendam os recursos do serviço, sem necessidade de ler documentações extensas ou acessar diretamente o código-fonte.
Uma definição Open API pode então ser usada por ferramentas de geração de documentação para exibir detalhes da API, ferramentas de geração de código para gerar servidores e clientes em várias linguagens de programação, plataformas de teste e muitos outros casos de uso.
https://blog.gft.com/br/2021/03/30/especificacao-open-api-3-1-0/