SóProvas


ID
3260368
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB), leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. Foi implantado para o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família - PSF.
II. Por meio deste sistema são obtidas informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia, saneamento e saúde, exceto produção e composição das equipes de saúde, que são fornecidas por outro sistema complementar.
III. Um dos benefícios é a produção de indicadores capazes de cobrir todo o ciclo de organização das ações de saúde.
IV. Tem abrangência Municipal, Estadual e Federal.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Informação da Atenção Básica foi implantado para o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família - PSF. O SIAB foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e incorporou em sua formulação conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária.

    Através dele obtêm-se informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde. Principal instrumento de monitoramento das ações do Programa Saúde da Família, tem sua gestão na Coordenação de Acompanhamento e Avaliação do Departamento de Atenção Básica / SAS.

    Benefícios

    Micro-espacialização de problemas de saúde e de avaliação de intervenções;

    Utilização mais ágil e oportuna da informação;

    Produção de indicadores capazes de cobrir todo o ciclo de organização das ações de saúde;

    Consolidação progressiva da informação partindo de níveis menos agregados para mais agregados.

    Funcionalidades

    Cadastros de famílias;

    Condições de moradia e saneamento;

    Situação de saúde;

    Produção e marcadores;

    Composição das Equipes de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde.

    Fonte: http://www.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=060301

  • A FICHA A é preenchida nas primeiras visitas que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) faz às famílias de sua comunidade. Deve ser preenchida uma ficha por família. As informações recolhidas - identificação da família, cadastro de todos os seus membros, situação de moradia e outras informações adicionais - permitem à equipe de saúde conhecer as condições de vida das pessoas da sua área de abrangência e melhor planejar suas intervenções.

     

    As fichas do B  (B-GES, B-HA, B-DIA, B-TB e B-HAN) e a ficha C são utilizadas para o acompanhamento domiciliar dos grupos prioritários para monitoramento. A cada visita mensal os dados destas fichas devem ser atualizados. O ACS deve guardar consigo as fichas de acompanhamento e o instrutor/supervisor deve revisá-las periodicamente. Sempre que cadastrar um caso novo, o agente comunitário de saúde deve discutir com o instrutor/supervisor o acompanhamento do mesmo.

     

    FICHA D - Esta ficha é utilizada por todos os profissionais da equipe de saúde para o registro diário das atividades e procedimentos realizados, além da notificação de algumas doenças ou condições que são objeto de acompanhamento sistemático. Cada profissional entrega uma FICHA D preenchida ao final do mês. O preenchimento deste instrumento deve ser efetuado diariamente (nos dias efetivos de trabalho de cada mês).

     

     

    O relatório SSA2 consolida informações sobre a situação de saúde das famílias acompanhadas em cada ÁREA. Os dados para o seu preenchimentos são provenientes das FICHAS A B C D e referem-se às microáreas de uma mesma área (PREENCHER SOMENTE AS PACS E ESF).

     

    RELATÓRIO SSA4 - consolida os dados referentes as área de um mesmo município , por modelo de atenção (PACS ou PSF) e de zona (urbana ou rural). As informações contidas neste relatório referem-se às áreas cobertas pelo PACS e PSF no município. SOMENTE USADO SE O SISTEMA NAO ESTIVER DISPONÍVEL. 

     

    RELATÓRIO PMA2 - Consolida mensalmente a produção de serviços e doenças consideradas como MARCADORAS (eventos mórbidos ou situação indesejáveis). Recolhe todas fichas D e as consolidas no relatório PMA2

     

    RELATÓRIO PMA4 - Consolida dados do relatório PMA2 para os municípios que nao tem sistema informatizado. 

     

    RELATÓRIOS A1 ATÉ A4 - consolidam dados das famílias cadastradas. O primeiro agrega as informações de uma microárea, a área sob a responsabilidade de um ACS. O Relatório A2 reúne os dados de uma área - várias microáreas controladas por uma equipe; o A3 associa os históricos de diversas áreas para retratar um segmento territorial. Por fim, o Relatório A4 permite agrupar os elementos recolhidos pela ação dos ACS em todo o município. Os relatórios A1 até A4 devem APENAS ser preenchidos nos municípios onde o sistema ainda não estiver informatizado.

     

     

     

     

  • Entendido!