SóProvas


ID
3260584
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Dentre as tecnologias que possibilitam a recuperação ou remediação de solos degradados e/ou contaminados, encontra-se um tipo de remediação denominado Fitorremediação, que consiste na utilização de vegetação para a descontaminação in situ de solos. A fitorremediação pode ser classificada de acordo com a técnica a ser empregada, da natureza química ou da propriedade do poluente do solo. Dessa forma, o processo de fitorremediação pelo qual raízes em crescimento (extremidades e ramificações laterais) causam a proliferação de microrganismos degradativos na rizosfera, usando metabolitos exudados da planta como fonte de carbono e energia, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • fitoestimulação: As raízes em crescimento promovem a proliferação de microrganismos de degradação na rizosfera, que usam os metabólitos exudados da planta como fonte de carbono e energia.

    Fitodegradação: Os contaminantes orgânicos são degradados ou mineralizados dentro das células vegetais por enzimas específicas.

  • Fitoestabilização: imobilização de um contaminante no solo

    Fitoestimulação: liberação de aminoácidos e polissacarídeos que atuam na degradação de compostos no solo

    Fitovolatilização: absorção e a transpiração de um contaminante pelo vegetal, com liberação do contaminante na forma original ou modificada para a atmosfera

    Fitodegradação: quebra do contaminante absorvido pelo vegetal através de processos metabólicos no corpo do mesmo (catabolismo ou anabolismo).