SóProvas


ID
3260767
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A elaboração de planos, programas e projetos integra o cotidiano dos Assistentes Sociais. Portanto, é basal compreender a diferença de cada um desses meios de planejamento que são largamente utilizados pelos Assistentes Sociais. Adotando a definição de Cury (2001), sobre esses instrumentos de planejamento, analise os itens abaixo, atribuindo os valores verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) O plano fornece um referencial teórico e político, as grandes estratégias e diretrizes para elaboração de programas e projetos específicos.
( ) O programa estabelece as prioridades nas intervenções, ordena os projetos e aloca os recursos setorialmente.
( ) O projeto é a unidade mais específica e delimitada dentro da lógica do planejamento, é a unidade mais operativa de ação, o instrumental mais próximo da execução.
( ) Quanto maior o âmbito e menor o detalhe, mais o documento se caracteriza como um projeto; quanto menor o âmbito e maior o grau de detalhamento, mais ele terá as características de um plano.
A sequência correta aos valores atribuídos às afirmativas acima (de cima para baixo) está presente na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    (V) O plano fornece um referencial teórico e político, as grandes estratégias e diretrizes para elaboração de programas e projetos específicos ? correto, Os planos, conforme Cury (2001), fornecem um referencial teórico e político, bem como as estratégias que permitirão a elaboração dos programas e projetos. No plano, os problemas são selecionados e concentrados em áreas de interesses, para as quais serão elaborados posteriormente os programas e projetos. 

    (V) O programa estabelece as prioridades nas intervenções, ordena os projetos e aloca os recursos setorialmente ? correto, Para Baptista (2002), o programa é basicamente um desdobramento do plano, com projeções mais detalhadas a partir de informações mais específicas com relação aos diferentes níveis e modalidades de intervenção. Para a autora, não se trata apenas de junção de vários projetos, pois pressupõe a coerência e a vinculação entre esses. Segundo Cury (2001, p. 41), o programa é o aprofundamento do plano, o detalhamento por setor das políticas e diretrizes do plano. Podemos definir um programa como um conjunto de projetos que buscam os mesmos objetivos. Ele estabelece as prioridades nas intervenções, ordena os projetos e aloca os recursos setorialmente.

    (V) O projeto é a unidade mais específica e delimitada dentro da lógica do planejamento, é a unidade mais operativa de ação, o instrumental mais próximo da execução ? correto, "O projeto é a unidade mais específica e delimitada dentro da lógica do planejamento, é a unidade mais operativa de ação, o instrumental mais próximo da execução." (CURY, 2001, p. 41). 

    (F) Quanto maior o âmbito e menor o detalhe, mais o documento se caracteriza como um projeto; quanto menor o âmbito e maior o grau de detalhamento, mais ele terá as características de um plano ? incorreto, a questão trocou as bolas, o correto é, segundo Cury (2001, p. 42) "quanto maior o âmbito e menor o detalhe, mais o documento se caracteriza como um plano; quanto menor o âmbito e maior o grau de detalhamento, mais ele terá as características de um projeto".

    ? Fontes: ? CURY, Thereza Christina Holl. Elaboração de projetos sociais, p.37-48. In: ÁVILA, Célia M. Gestão de projetos sociais. 3ª ed. rev. São Paulo: AAPCS ? Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, 2001.

    ? BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. 2ª ed.¬ São Paulo: Veras, 2002.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Pessoal, toda vez que você ver um autor citado no enunciado de uma questão, não se desespere caso você não conheça o entendimento daquele autor ao pé da letra. Muitas vezes, o que a questão vai te pedir, é o entendimento geral sobre o assunto. Não especificamente o entendimento daquele autor.

    Vamos relembrar as definições:

    Plano: é o documento mais abrangente e geral. Ele contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem explorados pelos programas e projetos (TEIXEIRA, 2009). O plano se configura, portanto, num registro escrito, apresentado sob a forma de um documento, que descreve o traçado geral, as diretrizes. 

    Programa: É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública (TEIXEIRA, 2009). Também pode ser definido como a setorização do plano, de modo que os objetivos setoriais do plano poderão constituir os objetivos gerais do programa.

    Projeto: é a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas (TEIXEIRA, 2009). Outro ponto importante a ser destacado, é o fato dele possuir um prazo definido para a sua execução. Assim ele tem uma data para iniciar e uma data para terminar. Dentre os três é o que possui o caráter mais operacional, pois é nele que serão descritas o detalhamento das atividades e ações, os prazos e os recursos (materiais e humanos) para se atingir o objetivo estabelecido.

    Vamos analisar as alternativas.

    ( ) O plano fornece um referencial teórico e político, as grandes estratégias e diretrizes para elaboração de programas e projetos específicos. 

    Correto. Nada que contrarie a definição de plano.

    ( ) O programa estabelece as prioridades nas intervenções, ordena os projetos e aloca os recursos setorialmente. 

    Correto. A ideia de programa como um conjunto de projetos.

    ( ) O projeto é a unidade mais específica e delimitada dentro da lógica do planejamento, é a unidade mais operativa de ação, o instrumental mais próximo da execução.

    Correto. Nada que contrarie a nossa ideia de projeto.

     ( ) Quanto maior o âmbito e menor o detalhe, mais o documento se caracteriza como um projeto; quanto menor o âmbito e maior o grau de detalhamento, mais ele terá as características de um plano.

    Errado. É exatamente o oposto.

    RESPOSTA: LETRA D