SóProvas


ID
3260962
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A anemia ferropriva é a mais comum das carências nutricionais, com maior prevalência em mulheres e crianças, principalmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, é considerada um problema de saúde pública e uma das prioridades do Sistema Único de Saúde. Em relação à anemia ferropriva, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No hemograma de um paciente com anemia ferropriva é encontrada uma diminuição do número de hemácias. Mas a diminuição dessas células é proporcionalmente menor que a queda do hematócrito e da hemoglobina
( ) Um eritrograma com microcitose e hipocromia pode indicar problemas na fase da hemoglobinização do ferro;
( ) Na anemia ferropriva o RDW encontra-se inalterado. Portanto, o RDW não é um importante parâmetro para o diagnóstico diferencial da anemia ferropriva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O RDW é um dos parâmetros para diferenciar a anemia ferropriva de talassemia. Na AF temos uma medula óssea que é sensível a qualquer quantidade de ferro que é encontrado, gerando hemácias com tamanhos muito variados. Já na talassemia, as hemácias possuem um tamanho padronizado, talvez por se tratar de uma doença que possui a causa genética.

  •  ( F) Na anemia ferropriva o RDW encontra-se inalterado. Portanto, o RDW não é um importante parâmetro para o diagnóstico diferencial da anemia ferropriva.

    O RDW é usado para avaliar a heterogeneidade do tamanho dos eritrócitos.