Manutenção corretiva : a manutenção corretiva faz-se quando o equipamento quebra, implicando auto de custo de manutenção, como horas de parada de produção, custo de mão-de-obra, falta de reposição, etc.
Manutenção Preventiva : é baseada na vida média dos componentes, sendo caracterizada por intervenções programadas em intervalos fixos de tempo. As principais desvantagens da manutenção preventiva vem do fato de se realizar paradas de equipamentos, as vezes desnecessárias, aumentando os custos de manutenção em função da troca de componentes ainda em condições de uso, e a introdução de eventuais defeitos nos equipamentos durante a manutenção.
Manutenção Preditiva : A manutenção Preditiva se utiliza da análise de vibrações, termografia, ferrografia, análise de óleo, etc., para realizar uma avaliação segura das condições de funcionamento dos equipamentos, acompanhando da evolução de falhas detectas nas máquinas. Com isso, é possível fornecer previsões de quebra dos equipamentos, garantindo a operação sem riscos de quebra inesperadas até a execução de uma parada planejada.