SóProvas


ID
3261340
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

          Há algum tempo, o software para hospital tinha uma única função principal, a gestão do negócio. O que se via eram módulos de faturamento, contas a pagar e receber, cálculo de folha e tarefas administrativas sendo geridas através dele. O corpo clínico e os computadores, portanto, viviam em mundos diferentes dentro da mesma instituição.

        Como muito da prática médica é sobre coletar e analisar informações, a Tecnologia da Informação passou a ter um papel crítico também na assistência à saúde. O surgimento de softwares especializados para o corpo clínico criou a necessidade de um novo olhar sobre os provedores de saúde no que diz respeito à tecnologia, agora onipresente na organização.

        Os benefícios da informatização na assistência à saúde são inúmeros e o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma ferramenta tecnológica crucial para extrair plenamente esses benefícios. Além de centralizador da informação dos pacientes, ele se tornou um aliado do médico na prática diária. Hoje, esses sistemas geralmente são equipados com ferramentas de apoio a decisão clínica, que indicam possíveis interações medicamentosas e até auxiliam no diagnóstico através de referências de casos similares. Sem contar no acesso fácil a resultados de exames e imagens, evitando, inclusive, solicitações desnecessárias.

          Assim, o que antes estava amontoado no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) em pastas e papeis embolorados, agora é largamente disponível de forma informatizada. Essa aproximação do corpo clínico e da TI é irreversível e muito proveitosa para todo o sistema de saúde, o que, no final das contas, significa melhoria nos cuidados dos seres humanos.

(Fonte: Saúde Business)

Leia com atenção as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A tecnologia era subaproveitada há alguns anos nos hospitais, já que seu uso se limitava à organização burocrática dessas instituições.

II. O desenvolvimento da tecnologia transformou a perspectiva das instituições de saúde, levando-as a utilizar os novos instrumentos tecnológicos de forma mais abrangente e presente nessa área de trabalho.

III. O texto faz uma crítica à forma como eram guardados os prontuários, que, sem um acondicionamento adequado, chegavam a embolorar pastas e papéis.

Alternativas
Comentários
  • I) "Há algum tempo, o software para hospital tinha uma única função principal, a gestão do negócio. O que se via eram módulos de faturamento, contas a pagar e receber, cálculo de folha e tarefas administrativas sendo geridas através dele". A parte em negrito mostra q o software realmente era utilizado apenas nas partes burocráticas. Correto

    II) "Como muito da prática médica é sobre coletar e analisar informações, a Tecnologia da Informação passou a ter um papel crítico também na assistência à saúde." Esse trecho, e o restante do 2° parágrafo, mostram a transcedência da utilizade do software com o decorrer do tempo: deixando sua função antiga, burocrática, para assumir um papel mais importante como, por exemplo, nos casos de softwares especializados. Correto

    III) Qual é a principal motivação do texto, explanar a importância q os softwares têm assumido na área hospitalar à medida q os anos passam ou criticar como os prontuários eram guardados?! Errado

    Gabarito: A

  • Texto? Cadê?

  • Discordo. Em III também existe uma crítica sim, apesar de não ser o propósito central do texto

  • Robson Rachid, fiquei na dúvida também, mas observe que em momento algum o texto fala como eram acondicionados os papéis. Por isso não considerei o item III correto.

  • Sidney Cedraz, mas subentende-se isso.

  • Em nenhum momento o texto faz crítica relacionada ao acondicionamento adequado. Faz uma crítica relacionada à tecnologia.

    GABARITO: A

  • "Assim, o que antes estava amontoado no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) em pastas e papeis embolorados, agora é largamente disponível de forma informatizada"

    Nesse trecho, ele não faz referência a prontuários. Ele está falando de qualquer e todo tipo de documento que se encontrava amontoado no SAME. A única citação ao uso de prontuários é o do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que possui características bem diferentes do tipo de prontuário a que se refere a questão. É por isso que a afirmação III está errada.

  • faz sim uma crítica velada;;;mas faz sim... gabarito errado..

  • Interpretação é algo muito doido, eu fiquei na dúvida com a III, mas de fato se analisar o texto não está dizendo em nenhum momento que o papel embolorou por estar armazenado inadequadamente, inferir isso seria errado, pois poderia estar arquivado corretamente de acordo com os princípios e técnicas arquivísticas, mas por algum fortuito causou o emboloramento.

  • A depender do conteúdo programático, cobrado no edital do concurso que elaborou essa questão, pode caber recurso, pois a mesma , não deixa claro em seu comando, se a questão é de interpretação ou compreensão "o que já é normal em se tratando de IBFC, devido a frequência".

    Existe sim, uma CRÍTICA destacado em negrito, que está associada diretamente ao segundo trecho que está sublinhado:

    ... o que antes estava amontoado no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) em pastas e papeis embolorados, agora é largamente disponível de forma informatizada.

    Más a crítica é subtendida, ou seja, se a questão for de interpretação. Uma vez que em um arquivo de hospital, existem varias especies de documentos, entre eles, prontuários.

  • o item III faz uma extrapolação. Por isso está incorreto.

  • Quem viu uma crítica na III ? CURTE AQUI PRA MIM TESTA UM NEGÓCIO ....

  • tem alguém aí?