SóProvas


ID
3261490
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Brasileira (NBR) n° 9050/2015 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) traz diversas regras acerca da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo.


I. Todos os projetos de adaptação para acessibilidade de bens tombados devem obedecer às condições descritas na NBR 9050, compatibilizando soluções com os critérios estabelecidos por órgãos legisladores, e sempre garantindo os conceitos de acessibilidade.

II. Os caixas de autoatendimento bancário devem atender ao alcance manual e visual, e ser localizados em áreas adequadamente iluminadas, de modo a evitar reflexos, garantindo imagem nítida do equipamento e dos dispositivos de operação.

III. Os caixas de autoatendimento bancário acessíveis são direcionados apenas para cadeirantes, não abrangendo outros tipos de deficiência.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Os equipamentos de controle de acesso e máquinas de autoatendimento devem permitir o uso, da forma mais equitativa possível, a todas as pessoas, inclusive as que apresentam algum tipo de deficiência. 

  • NBR 9050:2015

    10.2 Bens tombados

    10.2.1 Todos os projetos de adaptação para acessibilidade de bens tombados devem obedecer às condições descritas nesta Norma, compatibilizando soluções com os critérios estabelecidos por órgãos legisladores, e sempre garantindo os conceitos de acessibilidade.

    9.4.2 Caixas de autoatendimento bancário

    9.4.2.1 Os caixas de autoatendimento bancário devem atender ao alcance manual e visual, conforme 4.6 e 4.8, e ser localizados em áreas adequadamente iluminadas, de modo a evitar reflexos, garantindo imagem nítida do equipamento e dos dispositivos de operação.

    9.4.2.2 Próximo às caixas de autoatendimento bancário acessíveis, devem ser previstos aparelhos intercomunicadores que permitam que o usuário informe sobre problemas de operação.

    9.4.2.3 Os caixas de autoatendimento bancário acessíveis devem dispor de dispositivos para acomodação de bengalas, muletas ou produtos de apoio similares, possibilitando às pessoas com deficiência visual ou mobilidade reduzida a liberação das mãos.

    Com base nas regras 9.4.2.1 e 9.4.2.3, percebe-se que os caixas de autoatendimento acessíveis são concebidos para atender não somente P.C.R, mas também pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual.