-
O principal efeito da calagem decorre da neutralização de alumínio e manganês?
Resumindo
Os solos brasileiros são ácidos em sua maioria. A acidez, representada basicamente pela presença de dois componentes - íons H e Al - tem origem pela intensa lavagem e lixiviação dos nutrientes do solo, pela retirada dos nutrientes catiônicos pela cultura sem a devida reposição e, também, pela utilização de fertilizantes de caráter ácido.
Os principais objetivos da calagem são: eliminar a acidez do solo e fornecer suprimento de cálcio e magnésio para as plantas. O cálcio estimula o crescimento das raízes e, portanto, com a calagem ocorre o aumento do sistema radicular e uma maior exploração da água e dos nutrientes do solo, auxiliando a planta na tolerância à seca.
A calagem ainda tem outros benefícios, como: aumentar a disponibilidade de fósforo, já que diminui os sítios de fixação no solo; diminuir a disponibilidade de alumínio e manganês através da formação de hidróxidos, que não são absorvidos; aumentar a mineralização da matéria orgânica com conseqüente maior disponibilidade de nutrientes e favorecer a fixação biológica de nitrogênio. Nas propriedades físicas do solo, a calagem aumenta a agregação, pois o cálcio é um cátion floculante e, com isso, diminui a compactação.
-
Resposta mal formulada
-
A - Não existem técnicas seguras para avaliar a acidez dos solos e determinar a real necessidade de calagem
B- O principal efeito da calagem decorre da neutralização de alumínio e manganês
C- A acidez do solo é sempre resultado do mal manejo do solo empregado durante os anos, não há a possibilidade do solo ser naturalmente ácido
D- A necessidade de calagem é a quantidade de corretivo necessária para neutralizar a acidez do solo de uma condição inicial até que atinja pH neutro
AINDA DÁ!!!!
-
Tá, não sabia que a calagem neutralizava o manganês
-
Não existem técnicas seguras para avaliar a acidez dos solos e determinar a real necessidade de calagem.
O principal efeito da calagem decorre da neutralização de alumínio e manganês. (Correto). Segundo pesquisadores da EMBRAPA, a calagem tem a finalidade de corrigir a acidez do solo, elevando o pH e neutralizando os efeitos tóxicos do alumínio (Al) e manganês (Mn). Além da correção da acidez, a calagem eleva os teores de cálcio (Ca) e magnésio (Mg) do solo, porque o calcário, que é o corretivo normalmente usado, contém teores altos desses nutrientes.
A acidez do solo é sempre resultado do mal manejo do solo empregado durante os anos, não há a possibilidade do solo ser naturalmente ácido. Segundo EMBRAPA, os solos podem ser naturalmente ácidos em razão da pobreza do material de origem em cálcio, magnésio, potássio e sódio, que são as bases trocáveis do solo ou à intensidade dos processos de intemperização, que resultam em maiores teores de hidrogênio e alumínio no complexo de troca do solo e, consequentemente, também na solução do solo.
A necessidade de calagem é a quantidade de corretivo necessária para neutralizar a acidez do solo de uma condição inicial até que atinja pH neutro. Para a agricultura, majoritariamente,
considera-se que a faixa ideal do ph está entre 5,5 e 6,5.
-
Tá errada essa questão. Todas estão incorretas