SóProvas


ID
3262084
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Birigui - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       O bullying, segundo a Lei no 13.185, de 2015, consiste em intimidar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar ou expor alguém, entre pares, a sofrimento físico ou moral, de forma reiterada.

       Em 2018, a Lei no 13.663 incluiu, entre as atribuições das escolas, a promoção da cultura da paz e ações de conscientização, prevenção e combate a diversos tipos de violência, como o bullying.

      Apesar dessas duas medidas, não há nenhuma passagem no Código Penal Brasileiro que caracterize a prática como crime propriamente dito.

     Especialistas recomendam que, por isso, além das ações planejadas pelas escolas, também haja um acompanhamento cuidadoso dos pais sobre as mudanças de comportamento das crianças, por menores que elas possam ser.

     Desta maneira, é possível perceber se a criança está sofrendo bullying ou praticando-o. 

(Disponível em: www.terra.com.br/noticias/educação.

Acesso em 05.08.2019. Adaptado)

Considerando-se a relação das ações que descrevem o bullying no 1º parágrafo, é correto afirmar que, para que este seja caracterizado, é preciso que os comportamentos sejam

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? O bullying, segundo a Lei no 13.185, de 2015, consiste em intimidar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar ou expor alguém, entre pares, a sofrimento físico ou moral, de forma reiterada.

    ? O adjetivo "reiterada" marca a ideia de algo repetido constantemente, algo em constância; a dor está relacionada ao sofrimento que a pessoa é exposta.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito B

    "O bullying, segundo a Lei no 13.185, de 2015, consiste em intimidar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar ou expor alguém, entre pares, a sofrimento físico ou moral, de forma reiterada"

    ⇢ forma reiterada (= de forma repetidas pelo agente).

  • Assertiva b

    repetidos pelo agente e impliquem algum tipo de dor ao atingido.

  • Reiterada = repetidamente.

  • Essa questão requer interpretação textual, em que, a partir da leitura do texto, é possível chegar a uma conclusão.

    Alternativa (A) incorreta – O atingido não consente em passar por todo esse drama; além disso, o que pratica o bullying não anuncia o que está fazendo, somente um olhar atento das escolas e dos pais é que se pode perceber o comportamento de quem sofre ou pratica o bullying.



    Alternativa (B) correta – O bullying, realmente, é praticado reiteradamente, ou seja, de forma repetitiva pelo agente e, certamente, causa algum tipo de dor ou trauma ao atingido.


    Alternativa (C) incorreta – O atingido não permite nem consciente nem inconscientemente a prática do bullying.


    Alternativa (D) incorreta – Com certeza o bullying apresenta uma grande ameaça ao atingido, mas o comportamento não é justificado pelo agente.

    Alternativa (E) incorreta – Ninguém nunca espera ser atingido pelo bullying; além disso, o agente pratica voluntariamente.


    Gabarito da professora: Alternativa B.