SóProvas


ID
3263737
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
Prefeitura de Cruz das Almas - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, de acordo com a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

( ) Documentos intermediários são aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

( ) Arquivamento é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção de documentos, tramitação, uso, avaliação e arquivo em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    (V) Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis. Art. 10º - Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

    (V) Documentos intermediários são aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Art. 8º § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    (F) Arquivamento é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção de documentos, tramitação, uso, avaliação e arquivo em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    FONTE:  LEI N° 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.  

    FELIZ NATAL

  • GABARITO: LETRA D

    ✦ Art. 10º - Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

    ✦ § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    ✦ Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    LEI N 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

  • Gabarito: D

    Arquivamento é a guarda do documento, avulso ou processo cuja tramitação cessou, seja pelo

    julgamento do pleito (deferimento ou indeferimento), pela desistência do interessado ou por

    decisão da autoridade competente em favor do arquivamento. A questão usou o conceito de Gestão de documentos