SóProvas


ID
326476
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A Internet foi projetada para trabalhar com endereços IPs divididos em classes, mas tal distribuição provocou enormes desperdícios de alocações e algumas medidas precisaram ser tomadas para aumentar a sobrevida dos endereços IP versão 4. Soluções temporárias e definitivas foram propostas, assinale abaixo qual não se enquadra em nenhum dos dois casos:

Alternativas
Comentários
  • O IPv5 não existe. Seria o ST-II que nunca foi utilizado na prática. Resposta letra C
  • a) NAT (Network Address Translation) - Traduz um IP privado em um IP que possa ser usado na internet, deste modo, muitas pessoas podem utilizar o mesmo endereço IP real para se comunicar com a internet, aumentando a sobrevida dos endereços IP versão 4.

    b) CIDR (Classless Inter-Domain Routing) - A própria RFC (nº 1519), deste protocolo, descreve em 1993 como motivação para sua criação: 1 - Que os endereços da classe C tinham poucos hosts, somente 254, enquanto que a classe B tinha muitos hosts, 65534. 2 - Crescimento acima do esperado das tabelas de roteamento dos routers. 3 - Fim dos endereços de 32 bits. Desse modo esta proposta também aumentou temporariamente a sobrevida dos endereços IP versão 4.

    c) IPv5 - Originalmente denominado de Internet Stream Protocol, foi criado para prover garantia de entrega de dados na rede, por exemplo no tráfego de voz e vídeo, portanto não esta relacioando de forma alguma a sobrevida dos endereços IP. Que é a resposta para a questão.

    d) IPv6 - Este sim foi criado como a solução definitiva para a exaustão dos endereços IPV4.
  • Existe ipv5 sim, mas nao se aplica a questão acima.
    IPV5: adaptação para telefonia móvel.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/IPv5