SóProvas


ID
3264955
Banca
VUNESP
Órgão
PauliPrev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

De patas para o ar

    Rafiki é um angolano, filho de uma economista e de um funcionário de multinacional. Veio para o Brasil estudar medicina e foi surpreendido pela carga de preconceito que encontrou aqui. Já enfrentou o constrangimento de perceber que pessoas fecham os vidros dos carros nos sinais quando o veem, ou mulheres se agarram a suas bolsas ao cruzarem com ele na calçada.
    O universitário Rafiki mora em um bairro de classe média alta e uma noite, quando estava para entrar em seu prédio, viu um casal passar por ele, entrar e bater a porta. O angolano entrou em seguida e encontrou o casal esperando o elevador. Como a mulher o encarava insistentemente, ele perguntou:
    ─ Estou sujo? Tem alguma coisa errada comigo? Qual é o problema?
    O marido se desculpou dizendo:
    ─ Sabe como é hoje em dia, né? A gente tem que ficar ligado...
    Quando as pessoas, porém, ficam sabendo que Rafiki é estudante de medicina, mudam a forma de tratá-lo.
    Rafiki também não compreende um comportamento que chama sua atenção no Brasil: as pessoas pedirem informações na rua sem antes dizer “bom dia”, “por favor”, “com licença”. Mas ele não acredita que essa falta de educação seja maior aqui do que em outros países. A gentileza tem sido pouco valorizada. Rafiki costuma dizer ultimamente que o mundo todo está de patas para o ar.
(Leila Ferreira. A arte de ser leve. São Paulo: Globo, 2010. Adaptado)

De acordo com o texto, é correto afirmar que Rafiki tem uma condição social que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    "Rafiki é um angolano, filho de uma economista e de um funcionário de multinacional. Veio para o Brasil estudar medicina [...] O universitário Rafiki mora em um bairro de classe média alta e uma noite [...]"

    (A) impõe a ele a necessidade de ser mais econômico. ⇢ Rafiki mora em um bairro de classe média alta. Não lhe impõe necessidade de trabalhar.

    (B) permite que ele estude, mas sem deixar de trabalhar. ⇢ O texto não sugere isso.

    (C) possibilita a ele a realização de seus projetos de vida. ⇢ Autor expõe que Rafiki tem boas condições financeiras. 

    (D) garante-lhe o conforto de morar perto de onde estuda. ⇢ O texto não sugere isso.

    (E) elimina o preconceito racial que sofria antes. ⇢ Mesmo morando em um bairro de classe alta, não impede de sofrer preconceitos.

  • GABARITO: LETRA C

    ? Rafiki é um angolano, filho de uma economista e de um funcionário de multinacional. Veio para o Brasil estudar medicina e foi surpreendido pela carga de preconceito que encontrou aqui. Já enfrentou o constrangimento de perceber que pessoas fecham os vidros dos carros nos sinais quando o veem, ou mulheres se agarram a suas bolsas ao cruzarem com ele na calçada.

    ? Temos a exposições de duas boas profissões dos pais de Rafiki, pais bem sucedidos, Dessa forma, Rafiki teve condições de vir ao Brasil e realizar seus projetos de vida (=estudar medicina e se tornar médico).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!