SóProvas


ID
326605
Banca
IESES
Órgão
CRM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura Cliente Servidor é um modelo computacional que se caracteriza pelo processamento cooperativo entre clientes e servidores. Sobre uma aplicação cliente-servidor é CORRETO afirmar:

I. Em uma aplicação cliente-servidor em duas camadas a lógica ou regras do negócio da aplicação podem residir tanto no cliente quanto no servidor.

II. Em uma aplicação cliente-servidor em três camadas a lógica ou regras do negócio da aplicação residem em um servidor de aplicações, caracterizando uma camada intermediária entre o cliente e o servidor.

III. Na medida em que a lógica ou as regras de negócio de uma aplicação migra do cliente para o servidor, caracteriza-se um cliente magro e um servidor gordo.

IV. As stored procedures, ou procedimentos armazenados em um banco de dados, podem ser usadas para implementar a lógica ou as regras de negócio de uma aplicação em um servidor.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • As bancas parecem que resolveram "acreditar" que 3 camadas devem estar separadas em 3 máquinas.... Quando isso não é verdade!
    Você pode ter uma aplicação cliente-servidor, onde apresentação fica no cliente, e lógica e dados ficam no mesmo servidor. vale lembrar que nem todas as aplicações utilizam banco de dados. Algumas utilizam XML por exemplo, arquivos estes que ficam no mesmo servidor da camada de aplicação.
  • Caceta véio...nao to entendendo mais nada agora sobre a Arquitetura CLIxSERVER

    Nunca ouvi falar em logica de negocio estar em um servidor na arquitetura de 2 camadas, como diz a afirmativa 1

    http://www.diegomacedo.com.br/arquitetura-de-aplicacoes-em-2-3-4-ou-n-camadas/

  • É sério que a "I" é verdadeira? Alguém tem uma fonte confiável? Entendo que Cliente-Servidor em duas camadas, a regra de negócio deve ficar no lado servidor.

  • No material que eu tenho, na arquitetura de 2 camadas as regras do negócio e lógica de aplicação ficam no cliente.

    Marquei letra C porque normalmente possibilidade ("podem residir") é um fator determinante para assertiva verdadeira.

    De qualquer forma, ainda não estudei esses itens constantes no lado servidor, em 2 camadas.

    Vamos na fé.

  • "I.  Em uma aplicação cliente-servidor em duas camadas a lógica ou regras do negócio da aplicação podem residir tanto no cliente quanto no servidor".

    A afirmativa I está correta sim. fat-client(cliente gordo) é quando há regras de negócios sendo executadas no cliente. E thin-clint(cliente magro) é quando essas regras residem apenas no servidor.

  • Também achei que a afirmação I estava errada, mas analisando melhor a questão e depois do comentário do MC Lovin, podemos observar que a assertiva IV confirma a assertiva I:

     

    "IV As stored procedures, ou procedimentos armazenados em um banco de dados, podem ser usadas para implementar a lógica ou as regras de negócio de uma aplicação em um servidor. "

     

    Considerando a afimativa acima em uma arquitetura cliente-servidor de 2 camadas, a lógica de negócio estaria armazenada no banco de dados(servidor), enquanto que a camada de apresentação estaria no cliente. Você continua tendo duas camadas, sendo que a lógica de negócio está na camada servidor. Isto é diferente do exemplo clássico de arquitetura cliente-servidor de 2 camadas: um programa desktop contendo a apresentação e lógica de negócio acessando diretamente um banco de dados. Entretanto, ainda assim é um exemplo válido porque ocorreu a separação dos componentes(partes) do sistema em duas camadas.