SóProvas


ID
3268579
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
Prefeitura de Cruz das Almas - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Dirigindo com seu veículo ao supermercado, um condutor estaciona na vaga destinada a cadeirantes, pois necessita com urgência comprar produtos de higiene para sua tia que é cadeirante e está em casa aguardando seu retorno. O fiscal do estacionamento do supermercado vê a cena e tenta advertir o condutor sobre a necessidade de liberar a vaga para o cliente que efetivamente possa usá-la e o mesmo ignora-o. Assim sendo, uma viatura com dois Agentes da autoridade de trânsito em rondas adentra ao estacionamento do referido estabelecimento e constata a infração. A alternativa que contém a conduta mais adequada dos Agentes de Trânsito é

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    CAPÍTULO XV

    DAS INFRAÇÕES

    Art. 181. Estacionar o veículo:

    XX - nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição:

    Infração - gravíssima;

    Penalidade - multa;

    Medida administrativa - remoção do veículo.

  • Ora, se os agentes estão no estacionamento não tem sentido perguntar o número da placa para o fiscal do estacionamento nem olhar pelas câmeras a foto do veículo. O veículo está bem ali rs. Eliminamos duas assertivas com esse raciocínio. Poderíamos excluir a D também pois, mesmo sendo área privada de estacionamento, é considerada via terrestre, sujeita à disposições do CTB.

  • Assertiva C

    autuar o veículo que está ocupando a vaga sem que esteja apresentando cartão de portador de necessidades especiais e remover o veículo ao pátio público.

  • Prefiro esse tipo de questão: monta toda uma situação e pergunta oq poderia ser feito.

    Doq questões que colocam a lei seca.

  • Complementando para a explicação das alternativas erradas:

    Art. 2º São vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais.

    Parágrafo único. Para os efeitos deste Código, são consideradas vias terrestres as praias abertas à circulação pública, as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas e as vias e áreas de estacionamento de estabelecimentos privados de uso coletivo

  • Se for de uso coletivo, mesmo sendo área privada, é de competência do poder público a fiscalização.