De uma maneira bem clara e prática, o BDI é um multiplicador utilizado para majorar o custo direto de uma edificação, obtendo um preço de venda para a mesma, de modo a evitar que o lucro pretendido pelos construtores seja drenado com despesas que não apareceram no orçamento. Por exemplo, você pode ganhar 10 mil com a construção de uma obra, mas se ainda falta pagar impostos, despesas com o escritório e até algumas despesas com atrasos, você precisará usar esses 10 mil para pagar essas despesas e, então, seu lucro acaba sendo menor do que o esperado.
O que compõe o BDI?
Custo direto: trata-se do custo diretamente relacionado a uma obra. Ele é identificado na obra e pode ser um material, mão de obra ou equipamento, por exemplo. O custo direto varia proporcionalmente com o que for produzido na obra.
Custo indireto: representa o custo que não incide diretamente sobre a obra. Ele não pode ser identificado como algo que faz parte da obra, mas acaba sendo influenciado por ela. Um vigia para a obra, por exemplo, é um tipo de custo indireto. Não se trata de um custo que varia proporcionalmente com a construção. Para duas obras de tamanhos diferentes, por exemplo, um único vigia pode (ou não) ser o suficiente (o mesmo não aconteceria com o concreto, que varia a sua quantidade conforme o tamanho da construção).
Custos com administração central: representam despesas com o escritório central da empresa que for executar a obra orçada. Veja: se uma construtora possui um escritório central, uma sede, ela vai precisar pagar aluguel, salários dos recepcionistas, água, luz, telefone, dentre outros. E para pagar essa conta, ela precisa recorrer à sua principal atividade lucrativa: as obras. É por isso que uma boa prática é dividir para cada obra executada pela mesma empresa o custo total com a sede da mesma, o chamado rateio da administração central.
Custos com imprevistos e contingências: são custos que cobrem despesas com eventos sobre os quais não se tem controle. Por exemplo, pode chover, aumentar a inflação, haver uma disputa trabalhista envolvendo uma empresa e um de seus empregados, desmoronar um muro de arrimo da obra, haver um ataque de vândalos, dentre tantos outros eventos que não se pode prever. Para cobrir esses custos, um percentual é incluído no valor do BDI.
Custo financeiro: são custos destinados a financiar a obra. Acontece frequentemente com construtoras, que precisam utilizar seu próprio capital para construir cada etapa da obra para só depois receber. Para financiar essa construção etapa por etapa, utiliza-se mais um percentual incluído no BDI.