SóProvas


ID
3270487
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As cortinas atirantadas e os solos grampeados são soluções de contenção que apresentam características distintas, uma vez que

Alternativas
Comentários
  • as ancoragens são protendidas com cargas que podem chegar a valores da ordem de 500kN, ao passo que os grampos são levemente pré-tensionados com valores de pré-tensão da ordem de 5kN.

    Letra B

  • Eu também sei lê Priscila! Se foi isso que quis dizer!
  • As ancoragens são fortemente pré-tensionadas com cargas de 150 a 1000kN, para prevenir deslocamentos da cortina, os grampos sofrem no máximo uma pequena pre-tensão, da ordem de 5 a 10kN, com a finalidade exclusiva de garantir a ligação com o concreto projetado, principalmente em paramentos verticais (ORTIGÃO et al. 1993)

    disponível em: http://civil.uefs.br/DOCUMENTOS/%C3%8DTALO%20JEFFERSON%20ROCHA%20TEIXEIRA.pdf

  • Para quem quiser ver um exemplo para visualizar melhor a diferença, segue imagem:

    https://www.researchgate.net/profile/Ana_Mikos/publication/317151041/figure/fig1/AS:498212978663425@1495794638851/Figura-1-Sistemas-de-drenagem-em-solo-grampeado-e-cortina-atirantada-8-A-drenagem.png

  • A e C) O grampo distribui as cargas ao longo do seu comprimento. Ele difere do tirante porque é um elemento passivo (só atua quando o solo se movimenta) e que não possui trecho livre.

    D) O faceamento dos solos grampeados tem função secundária na estabilização, sendo necessário, basicamente, para evitar rupturas localizadas.

    E) Os solos grampeados possuem maior deformabilidade que a cortina, pois os tirantes da cortina interferem no estado de tensões do solo devido à ocorrência de tensão nos mesmos, gerada pela protensão. Assim, a protensão diminui as deformações e distribui forças de magnitudes, sentidos e direções definidos por toda a área de contato sobre a face.