SóProvas


ID
3270910
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

O dióxido de carbono (CO2) é um gás muito utilizado em vários processos industriais, dentre os quais o de produção de bebida alcoólica. Considere-se que o dióxido de carbono é um gás ideal, em repouso, com uma temperatura de 127 oC, e pressão a 1000 kPa e sofre uma aceleração isentrópica, atingindo um número de Mach de 0,5. A temperatura, em Kelvin, após a aceleração, é de, aproximadamente:

Dado
Calor específico de gás ideal k* = 1,25 para uma temperatura de 400 K

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar essa?

  • Estudei muito pouco sobre esse assunto, mas a resposta está associada a uma equação isentrópica que relaciona a temperatura de estagnação do gás e de aceleração do gás em função do número Mach.

    De forma bem simples, em processos industriais o escoamento de gases faz com que, em regiões em que a tubulação faz curva, como cotovelos, a velocidade do gás tenda a zero e ele sofra uma estagnação. Esse processo ocorre considerando que não há mudança de entropia do sistema, por esse motivo é isentrópico. O número de Mach é uma relação entre a velocidade do fluido e a velocidade do som naquele meio. Existem algumas fórmulas isentrópicas que relaciona temperatura, pressão, hentalpia, velocidade, e uma dessas fórmulas relaciona a temperatura diretamente com o número Mach:

    Te = T. { 1 + [(k*-1)/2].M^2 }

    Em que:

    Te - temperatura de estagnação do gás

    T - temperatura de aceleração

    k* - calor específico do gás

    M - número de Mach

    Isolando T na equação e substituindo os respectivos valores, encontramos exatamente T=387,88K.