GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Amanda Souza
A questão cobra o entendimento sobre a metodologia de gestão Balanced Scorecard (BSC) e a sua relação com os níveis hierárquicos da empresa.
O Balanced Scorecard (BSC) traduz a missão e a estratégia da organização em um conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica (KANPLAN; NORTON, 1997).
Ainda de acordo com Kaplan e Norton (1997), o Balanced Scorecard pode ser definido como um sistema de comunicação e aprendizado, baseado em uma estrutura de objetivos, metas e vetores de desempenho, que interagem sob a lógica de causa e efeito, onde o desempenho organizacional é medido sob quatro perspectivas equilibradas:
- Perspectiva financeira: relaciona-se ao valor financeiro que a organização retornará para os seus acionistas. Em outras palavras, esta perspectiva diz respeito aos objetivos e estratégias a longo prazo que refletirão no crescimento financeiro da organização, culminando na diminuição de custos e aumento da receita.
- Perspectiva do cliente: devem ser identificados os segmentos de clientes e de mercado nos quais a organização deseja competir. A missão e a estratégia da empresa são traduzidas em objetivos específicos em relação aos clientes-alvo e segmentos de mercado, ao mesmo tempo em que o desempenho nesses segmentos é medido usando índices, como satisfação do cliente e participação de mercado, por exemplo.
- Perspectiva dos processos internos: análise dos processos internos da organização, com a finalidade de identificar e definir os recursos e capacidades que serão para elevar o nível de qualidade interno, para que possam ter impacto na satisfação dos clientes e no desempenho organizacional.
- Perspectiva do aprendizado e crescimento organizacional: criação da infraestrutura necessária para atingir os objetivos da organização, investindo em treinamento, tecnologias e sistemas de informação.
O principal objetivo do BSC é fazer com que TODOS os níveis hierárquicos da organização consigam compreender a visão e estratégia da empresa, pois o diferencial do BSC para os demais sistemas gerenciais é que nele os objetivos e medidas do scorecard derivam justamente da visão e da estratégia. Deste modo, na implementação do BSC, a equipe executiva deverá determinar as medidas apropriadas para o desenvolvimento desta estratégia.
De acordo com Kaplan e Norton (1997) os sistemas principais do gerenciamento estratégico são:
- Esclarecer e desmembrar a visão e estratégia, construindo um consenso sobre elas;
- Comunicar a estratégia a toda empresa;
- Vincular metas e medidas estratégicas a metas de longo prazo e orçamentamentos anuais;
- Identificar e vincular e iniciativas estratégias a implementação de revisões estratégicas periódicas e sistemáticas; e
- Feedback e aprendizado sobre as possibilidades de melhoria da estratégia.
Logo, a alternativa D está correta ao afirmar que o desenvolvimento do BSC deve começar pela equipe executiva.