SóProvas


ID
3271660
Banca
VUNESP
Órgão
PauliPrev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A desigualdade social e a pobreza, inerentes à sociedade capitalista, geram diferentes modalidades de desproteção social. Nesse contexto, os padrões de proteção social são formas de confronto às expressões da questão social adotadas pelo Estado, tendo nas políticas sociais uma dessas respostas, materializadas em sistemas de seguridade social mais ou menos abrangentes. Desde o surgimento do Estado Moderno, podem-se distinguir três diferentes propostas no campo das políticas sociais a partir do desenvolvimento da cidadania. Trata-se da cidadania invertida, da regulada e da plena, que caracterizaram, respectivamente, as modalidades de Assistência Social, do Seguro Social e

Alternativas
Comentários
  • Finalmente, o Estado do Bem-Estar Social rompe com as concepções de proteção social com base na evidência da necessidade ou no contrato firmado, e propõe uma relação de cidadania plena, na qual o Estado está obrigado a fornecer a garantia de um mínimo vital a todos os cidadãos, em relação à saúde, educação, pensão, seguro desemprego, etc. O Estado do Bem-Estar Social baseia-se em uma relação de direito social inerente à condição de cidadania e, do ponto de vista institucional, implica uma organização nacional da política social, na qual o Estado assume os ônus básicos da administração e financiamento do sistema. Trata-se de um projeto de redefinição das relações sociais em direção à redistribuição da renda e, portanto, à eqüidade e justiça social para toda a sociedade.

  • GABARITO => LETRA D

    Estado do Bem-Estar Social rompe com as concepções de proteção social com base na evidência da necessidade ou no contrato firmado, e propõe uma relação de cidadania plena, na qual o Estado está obrigado a fornecer a garantia de um mínimo vital a todos os cidadãos, em relação à saúde, educação, pensão, seguro desemprego, etc. O Estado do Bem-Estar Social baseia-se em uma relação de direito social inerente à condição de cidadania e, do ponto de vista institucional, implica uma organização nacional da política social, na qual o Estado assume os ônus básicos da administração e financiamento do sistema. Trata-se de um projeto de redefinição das relações sociais em direção à redistribuição da renda e, portanto, à eqüidade e justiça social para toda a sociedade.

    FONTE: ARTIGO

     Política social e democracia: reflexões sobre o legado da seguridade social

    "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas Transformam o mundo." Paulo Freire