SóProvas


ID
3272701
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Há vários perfis geofísicos de poços, que são utilizados na avaliação de formações.
Associe os tipos de perfis de poço com as propriedades medidas ou detectadas por essas ferramentas geofísicas de avaliação de formações.  

I - Raios Gama - GR 
II - Potencial Espontâneo - SP
III - Sônico - DT
IV - Densidade - RHOB

P - detecta os raios gama defletidos pelos elétrons orbitais dos elementos da rocha.
Q - mede a diferença nos tempos de trânsito da onda mecânica através da rocha.
R - mede a diferença de potencial entre um eletrodo situado na superfície e outro, dentro do poço.
S - mede o tempo de penetração da coluna de perfuração durante o avanço da sondagem.
T - detecta a radioatividade da rocha da parede do poço.

A alternativa que contempla as associações corretas é: 

Alternativas
Comentários
  • Nesse contexto de avaliação de formação dos poços é importante lembrar da lei de Archie:

    Rt = a*Rw/(phi^m*Sw^n)

    Onde Rt é a resistividade da rocha contendo hidrocarbonetos, Sw é a saturação da água, Rw é a resistividade da água e phi é a porosidade. Os parâmetros a, m e n podem ser obtidos em laboratório, por experiência na área ou pelos próprios perfis. Valores mais comuns para a e m são: 0,62 < a < 0,81 e 2 < m < 2,15, para rochas terrígenas e a = 1 e m = 2 para rochas carbonáticas. Para n, usualmente utiliza-se 2. Para a determinação da saturação da água em um reservatório contendo hidrocarbonetos, três incógnitas precisam ser encontradas pelos perfis: Rw, que pode ser obtida através do perfil que mede o potencial espontâneo das rochas, ainda que seja preferível recuperar a água e analisá-la em laboratório, Rt, que pode ser obtida através de leituras diretas nos perfis elétricos convencionais ou indutivos, e phi (porosidade), que pode ser obtida por perfil sônico, perfil de densidade ou perfil neutrônico.

    Página 123, de (THOMAZ, 2001), tipos de perfis.

    Potencial Espontâneo - SP: este perfil mede a diferença de potencial entre dois eletrodos, um na superfície e outro dentro do poço. Permite detectar as camadas permoporosas, calcular a argilosidade das rochas e auxiliar na correlação de informações com poços vizinhos;

    Raios gama - GR: detecta a radioatividade total da formação geológica. Utilizado para a identificação da litologia, a identificação de minerais radioativos e para o cálculo do volume de argilas ou argilosidade.

    Netrônico - NPHI: (...). São utilizados para estimativas de porosidade, litologia e detecção de hidrocarbonetos leves ou gás.

    Indução - ILD: fornece leitura aproximada de Rt, através da medição de campos elétricos e magnéticos induzidos nas rochas.

    Sônico - DT: mede a diferença nos tempos de trânsito de uma onda mecânica através das rochas. É utilizado para estimativas de porosidade, correlação poço a poço, estimativas do grau de compactação das rochas ou estimativas das constantes elásticas, detecção de fraturas e apoio à sísmica para a elaboração do sismograma sintético.

    Densidade - RHOB: detecta os raios gama defletidos pelos elétrons orbitais dos elementos componentes das rochas, após terem sido emitidos por uma fonte colimada situada dentro do poço. Além da densidade das camadas, permite o cálculo da porosidade e a identificação das zonas de gás. É utilizado também como apoio à sísmica para o cálculo do sismograma sintético.

    Relacionando ao questionário

    I - Raios Gama - GR corresponde à afirmativa T

    II - Potencial Espontâneo - SP corresponde à afirmativa R

    III - Sônico - DT corresponde à afirmativa Q

    IV - Densidade - RHOB corresponde à afirmativa P

    Gabarito: D

    Fonte: THOMAZ, J.E. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Rio de Janeiro: Ed. Interciência: PETROBRÁS, 2001.