SóProvas


ID
327286
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O princípio que estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos é conhecido como o da:

Alternativas
Comentários
  • Princípio Territorialidade: determina que os arquivos devem ser conservados sob a jurisdição arquivística do território que os produziu.

    Letra C
  • Principio da Proveniência =  Lembrem -se "Primeiro a ser Criado"
    Proveniência Territorial ou Principio da Territorialidade = Respeito ao território fisíco ou local onde ele foi produzido.

    A banca ESAF normalmente para confundir o candidato coloca um ou outro dos títulos acima, Proveniência Territorial ou Principio da Territorialidade   para definir  " Oprincípio que estipula os arquivos de território em que foram produzidos".
    Portanto se a questão apresentar um ou outro como definição, pode marcar sem medo ambos estarão corretos, pois o Principio da Territorialidade advém do Principio da Proveniência.

    Vlw galera bom estudo a todos.

  • Só recapitulando os 6 princípios arquivísticos:
    .
    1- PROVENIÊNCIA
    2- RESPEITO AOS FUNDOS (A ORDEM ORIGINAL)
    3- UNICIDADE
    4- INTEGRIDADE
    5- TERRITORIALIDADE
    6- ORGANICIDADE
  • Eu acredito que seja o princípio da "Proveniência" que seja conhecido também como princípio do "Respeito aos Fundos".
  • c) Correta. O Princípio da Pertinência Territorial tem um conceito oposto ao da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em consideração o lugar em que foram produzidos.
  • Proveniência territorial


    Conceito derivado do princípio da proveniência e segundo o qual arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

     

    Fonte:

    DICIONÁRIO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA, 2005.