SóProvas


ID
3272863
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a problemática que envolve o desenvolvimento de coleções digitais em bibliotecas, analise as afirmativas abaixo, empregando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) O CD-ROM não chegou a representar uma ruptura no processo de desenvolvimento de coleções em bibliotecas, visto que não substituía o livro, mas o complementava.

( ) Os livros digitais abertos demandam ações de preservação digital de baixo custo, espaço de armazenamento reduzido e menos protocolos de segurança em relação aos aspectos legais que permeiam a disponibilização desses livros para consulta ilimitada aos usuários.

( ) As livrarias virtuais não são fornecedoras usualmente utilizadas pelas bibliotecas.

( ) A oferta de títulos em formato digital no Brasil, por parte de fornecedores, iniciou-se com as bibliotecas públicas e escolares, nas quais a demanda por obras de ficção era mais incisiva.

( ) Os livros digitais abertos não representam limitações às bibliotecas, uma vez que o uso dessas obras não é restrito a uma plataforma proprietária e o acesso simultâneo a elas é permitido.


A sequência CORRETA de afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F), de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo  Mello e Almeida (2017, p. 115; 119):

    II - Os livros digitais abertos não representam limitações às bibliotecas, uma vez que seu uso não é restrito a uma plataforma proprietária e o acesso simultâneo é permitido. Sua adoção demanda ações de preservação digital, espaço de armazenamento e atenção em relação aos aspectos legais que permeiam a disponibilização para consulta ilimitada aos usuários.

    IV - A oferta de títulos em formato digital é realizada de forma segmentada, de acordo com a tipologia da biblioteca. Assim, relatos de casos de uso em bibliotecas (ALONSO ARÉVALO; GÓMEZ DÍAZ; CORDÓN GARCÍA, 2015; KAPLAN, 2012; PRICE; HAVERGAL, 2011; POLANKA, 2012; 2011) indicam que a oferta de conteúdo por parte dos fornecedores iniciou-se com as bibliotecas acadêmicas e corporativas, nas quais a demanda por pesquisas e textos profissionais é incisiva.

    Gab. D

    MELLO, Josiane; ALMEIDA, Josiana Florêncio Vieira Régis de. Gestão de coleções em unidades informacionais. Natal: Ed. IFRN, 2017. E-book (287 p.). Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1509/GESTA%CC%83O%20DE%20 COLEC%CC%A7O%CC%83ES.pdf?sequence=1&isAllowed=y.