SóProvas


ID
3272923
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO se refere de modo correto ao uso de siglas e acrônimos, segundo as instruções do Manual de Redação da Presidência da República:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Siglas no plural devem levar apóstrofo e s no final, como se vê em Tribunais de Contas dos Municípios ?TCM?s.

    ? Incorreto, de acordo com o Manual de Redação da Presidência, 3ª edição, com sigla empregada no plural, admite-se o uso de s (minúsculo) de plural, sem apóstrofo: TCMs e não TCM's.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito C

    C) Siglas no plural devem levar apóstrofo e s no final, como se vê em Tribunais de Contas dos Municípios –TCM’s. ⇢ Em geral, não se recomenda o uso do apóstrofo para formar o plural de siglas (Pag 59 do Manual de Redação)

    Ex: TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), e não TRE’s

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao uso de siglas e acrônimos nas redações oficiais. 

    O Manual de Redação da Presidência da República determina que  
    Para padronizar o uso de siglas e acrônimos nos atos normativos, serão adotados os conceitos sugeridos pelo Manual de Elaboração de Textos da Consultoria Legislativa do Senado Federal (1999), em que: 
    a) sigla: constitui-se do resultado das somas das iniciais de um título; e 
    b) acrônimo: constitui-se do resultado da soma de algumas sílabas ou partes dos vocábulos de um título.


    Com base na diferenciação entre sigla e acrônimo, vamos à análise das alternativas a fim de identificar qual não possui a escrita correta:

    a) Anac é uma sigla composta por mais de três letras, pronunciada formando uma palavra. Nesse caso, o manual determina que esse tipo deve ser escrita apenas com a inicial maiúscula. Portanto, esta alternativa está correta.
    b) Conforme diferenciação apresentada acima, o acrônimo é resultado da soma de algumas sílabas ou partes dos vocábulos de um título, que é exatamente o que ocorre em Compec. Assim, de fato não se trata de uma sigla e, portanto, esta alternativa está correta.
    c) De acordo com o manual, para sigla empregada no plural, admite-se o uso de s (minúsculo) de plural, sem apóstrofo. Sendo assim, a escrita correta é TCMs e, portanto, o uso do apóstrofo é o que torna esta alternativa incorreta.
    d) A sigla IBGE é composta por mais de três letras pronunciadas separadamente. Sendo assim, de acordo com o manual, deve ser escrita em letras maiúsculas. Então, esta alternativa está correta.
    e) No que se refere ao uso de letras maiúsculas e minúsculas em siglas, o manual determina que "Excepcionalmente, pode haver a concorrência de letras maiúsculas e minúsculas na estrutura de sigla e acrônimo, a fim de evitar confusão com outros termos assemelhados", como é o caso de CNPq. Portanto, esta  alternativa está correta.

    Gabarito: Letra C

  • GABARITO: LETRA C

     Uso de siglas e acrônimos:

    Para padronizar o uso de siglas e acrônimos nos atos normativos, serão adotados os conceitos sugeridos pelo Manual de Elaboração de Textos da Consultoria Legislativa do Senado Federal (1999), em que:

    a) sigla: constitui-se do resultado das somas das iniciais de um título;

    Exemplo: Caixa Econômica Federal – CEF

    b) acrônimo: constitui-se do resultado da soma de algumas sílabas ou partes dos vocábulos de um título.

    Exemplo: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa

    Plural de siglas:

    Com sigla empregada no plural, admite-se o uso de s (minúsculo) de plural, sem apóstrofo:

    Exemplo: TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), e não TRE’s.

    Esta regra não se aplica a siglas terminada com a letra s, caso em que o plural é definido pelo artigo.

    Exemplo: DVS (Destaques para Votação em Separado).

    FONTE:  MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.  

  • Diferença entre Sigla e Acrônimo:

    Sigla: palavra formada através da redução de um grupo de palavras às suas iniciais, as quais são pronunciadas de acordo com a designação de cada letra. Ex: Partido Social-Democrata (PSD).

    Acrónimo: palavra formada através da junção de letras ou sílabas iniciais de um grupo de palavras, que se pronuncia como uma palavra só, respeitando, na generalidade, a estrutura silábica da língua. Ex: Fundo de Apoio às Organizações Juvenis (FAOJ).

    Fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-distincao-entre-siglas-e-acronimos/26164

    gab. C

  • Anac: siglas compostas por mias de 3 letras pronunciadas formando uma palavra devem ser escritas apenas com a inicial MAIÚSCULA.