SóProvas


ID
32731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre o processamento paralelo e distribuído, assinale a afirmação correta.

Alternativas
Comentários
  • A diferença entre um sistema distribuído e um computador paralelo está no objetivo que se tem quando se usa o sistema. Em que o computador paralelo é definido como uma coleção de elementos de processamento que cooperam e comunicam para resolver problemas de uma maneira bem mais rápida. Poderíamos dizer então que os sistemas paralelos são um tipo específico de sistema distribuído.

    http://under-linux.org/f72896-paralelo-x-distribuido
  • Um sistema distribuído com o acoplamento fraco não usa memória compartilhada por processos, isso ocorre no acoplamento forte, pois a arquitetura é única e interligada fisicamente.
  • Um Sistema Distribuído pode ser classificado como um conjunto de computadores com seu próprio clock e que não possuem memória compartilhada, e é visto pelos seus usuários como um sistema de recurso único, também chamado de imagem única do sistema (SSI - Single System Image), que se comunicam entre si através de uma barramento por troca de mensagens. Estes sistemas são considerados por meio destas características como fracamente acoplados, ou seja, um cluster ou agregado de máquinas.A diferença entre um sistema de multiprocessamento paralelo (SMP) de um sistema distribuído é que em um sistema de processamento distribuído, uma ou várias unidades de processamento (CPU) estarão separadas fisicamente da(s) outra(s), enquanto que num sistema SMP todas as unidades de processamento se encontram na mesma máquina. Ambos os sistemas são capazes de processamento paralelo, e qualquer um deles pode ser visto como elemento de um sistema distribuído!http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_processamento_distribu%C3%ADdo
  • Arquiteturas de Sistemas Distribuídos
    • Sistema distribuído
    – O processamento de informações é distribuído em
    vários computadores ao invés de confinado em
    uma única máquina.
    – Bastante comum em qualquer organização
    • Estilos de arquitetura comuns
    – Arquiteturas de múltiplos processadores
    – Arquiteturas cliente-servidor
    – Arquiteturas de objetos distribuídos
    – Computação interorganizacional

  • Características do sistema distribuído
    • Compartilhamento de recursos
    – Compartilhamento de recursos de hardware e software.
    • Interoperabilidade
    – Uso de equipamento e software de fabricantes diferentes.
    • Concorrência
    – Processamento concorrente para aumentar o desempenho.
    • Escalabilidade
    – Capacidade ampliada pela adição de novos recursos.
    • Tolerância a falhas
    – A capacidade de continuar em operação após a ocorrência de uma falha.
    • Complexidade
    – Tipicamente, sistemas distribuídos são mais complexos que sistemas
    centralizados.
    • Segurança
    – Mais suscetível a ataques externos.
    • Gerenciamento
    – Mais esforço é necessário para o gerenciamento do sistema.
    • Imprevisibilidade
    – Respostas imprevisíveis dependendo da organização do sistema e da
    carga de rede.

  • Um sistema de processamento distribuído ou paralelo é um sistema que interliga vários nós de processamento (computadores individuais, não necessariamente homogéneos) de maneira que um processo de grande consumo seja executado no nó "mais disponível", ou mesmo subdividido por vários nós. Conseguindo-se, portanto, ganhos óbvios nestas soluções: uma tarefa qualquer, se divisível em várias subtarefas pode ser realizada em paralelo.

    A nomenclatura geralmente utilizada neste contexto é HPC (High Performance Computing) e/ou DPC (Distributed/Parallel Computing).

  • a) CERTA

    b) ERRADA

    O acoplamento fraco significa que dois ou mais computadores são interligados, compartilhando alguns recursos (impressora, etc), mas são autônomos, ou seja, possuem processadores e memória próprios.

    c) ERRADA

    Por utilizar-se de vários processadores para execução de uma mesma tarefa, é necessário que se conheça a arquitetura, para seu gerenciamento (distribuir os cálculos entre processadores, etc).

    d) ERRADA

    O grid computacional é um exemplo de processamento fracamente acoplado, pois o grid é como uma malha de computadores que fornecem n serviços. Um exemplo é o home banking, onde por trás da requisição do cliente, vários computadores (servidores, mainframe, servidores web, de aplicação, etc) se interagem para fornecer o serviço. A internet atende aos requisitos de grid computacional. Sendo assim, obviamente que há a possibilidade de haver segurança, através de diversos protocolos, como SSL, HTTPS, etc.

    e) ERRADA

    Como o nome diz, o acoplamento forte induz a um alto grau de dependência entre os componentes do processo, ou seja, dos processadores e memória.