Um sistema de processamento distribuído ou paralelo é um sistema que interliga vários nós de processamento (computadores individuais, não necessariamente homogéneos) de maneira que um processo de grande consumo seja executado no nó "mais disponível", ou mesmo subdividido por vários nós. Conseguindo-se, portanto, ganhos óbvios nestas soluções: uma tarefa qualquer, se divisível em várias subtarefas pode ser realizada em paralelo.
A nomenclatura geralmente utilizada neste contexto é HPC (High Performance Computing) e/ou DPC (Distributed/Parallel Computing).
a) CERTA
b) ERRADA
O acoplamento fraco significa que dois ou mais computadores são interligados, compartilhando alguns recursos (impressora, etc), mas são autônomos, ou seja, possuem processadores e memória próprios.
c) ERRADA
Por utilizar-se de vários processadores para execução de uma mesma tarefa, é necessário que se conheça a arquitetura, para seu gerenciamento (distribuir os cálculos entre processadores, etc).
d) ERRADA
O grid computacional é um exemplo de processamento fracamente acoplado, pois o grid é como uma malha de computadores que fornecem n serviços. Um exemplo é o home banking, onde por trás da requisição do cliente, vários computadores (servidores, mainframe, servidores web, de aplicação, etc) se interagem para fornecer o serviço. A internet atende aos requisitos de grid computacional. Sendo assim, obviamente que há a possibilidade de haver segurança, através de diversos protocolos, como SSL, HTTPS, etc.
e) ERRADA
Como o nome diz, o acoplamento forte induz a um alto grau de dependência entre os componentes do processo, ou seja, dos processadores e memória.