SóProvas


ID
327355
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O quadro de arranjo resulta do estudo das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora e da análise do acervo por ela produzido e acumulado. Esse esquema é utilizado na fase:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    . Arranjo
    Em arquivologia entende-se por arranjo a ordenação dos documentos em fundos, a ordenação das séries dentro dos fundos e, se necessário, dos itens documentais dentro das séries.
    O arranjo é uma das funções mais importantes em um arquivo e por isso, deve ser feito por pessoa qualificada e especializada. Se o arranjo em fundos torna o arquivo permanente organizado e lógico, a descrição é a única maneira de possibilitar que os dados contidos nas séries e/ou unidades documentais possam ser alcançados pelos pesquisadores.
    No arquivo permanente, o arquivista não se interessa apenas pelo arranjo de papéis de determinado setor, mas se ocupa da ordenação de todos os documentos sob sua guarda e que provêm de múltiplos órgãos, onde foram manipulados por inúmeros funcionários
  • Consegui acertar pensando da seguinte forma: o arranjo é uma atividade da fase permanente (fase da teoria das três idades) então, o quadro de arranjo só pode ser utilizado na fase permanente.