SóProvas


ID
3274354
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

É possível tirar várias conclusões importantes a partir da relação da eficácia de uma aleta suficientemente longa de seção transversal uniforme sob condições permanentes. Uma delas é que o uso de aletas é mais eficaz em aplicações que envolvem um baixo coeficiente de transferência de calor por convecção.

Assim, entre um líquido e um gás, o uso de aletas é mais facilmente justificável quando o meio é um

Alternativas
Comentários
  • Nossa que rasteira, eu jurava que seria alternativa A. Devido ao seguinte raciocínio:

    Se usarmos liquido, teremos um h maior e sendo uma convecção forçada, teremos uma ótima transferência.

    Até ai tudo bem, raciocínio correto!

    Eis que ao ficar encarando o " Você errou! " , vem me uma luz:

    As aletas são utilizadas para melhorar a transferência, então o uso de aletas é mais facilmente justificável na pior situação exposta, ou seja, o contrário da alternativa A.

    A pior situação exposta nas alternativas é a E, porque o gás tem um baixo h e a situação se trata de uma convecção natural, nesse caso que as aletas têm que serem usadas, para melhorar a péssima situação de transferência que se encontra.

    Questão que precisava de simples conceito para resolve-la...

    LETRA E

  • O aspecto central da questão é a parte que diz "é mais facilmente justificável". Por que na situação mais crítica que é a natural, as aletas vão apresentar ganhos significativos em função do aumento da área do trocador.

  • O enunciado entrega a alternativa correta ao dizer: "Uma delas é que o uso de aletas é mais eficaz em aplicações que envolvem um baixo coeficiente de transferência de calor por convecção."

  • "A necessidade de aletas é maior quando o fluido é um gás do que quando é um líquido e quando na transferência de calor na superfície predomina a convecção livre. Se as aletas forem utilizadas em uma superfície separando um gás e um líquido, elas são geralmente aplicadas no lado do gás, que é o lado de menor coeficiente de convecção. Um exemplo comum é a tubulação em um radiador de automóvel. As aletas são empregadas na superfície externa do tubo, ao redor da qual há o escoamento do ar ambiente (pequeno h) e não na superfície interna, através da qual existe o escoamento de água (grande h)."

    Fonte: Incropera

  • Conforme os colegas comentaram, atenção para o enunciado da questão.

    Lembrando que o líquido tem maior capacidade térmica que o gás. Portanto, uma situação em que a transferência de calor seria favorecida pelo uso de aletas seria a de um sistema resfriado a ar sem nenhum tipo de auxílio externo (convecção natural). Pensa um motor estacionário sem sistema de resfriamento e sem ventilação...

    Bons estudos!

  • No trecho "o uso de aletas é mais eficaz em aplicações que envolvem um baixo coeficiente de transferência de calor por convecção" do enunciado, fica claro que devemos escolher a situação de menor coeficiente de transferência de calor por convecção. No geral o h de um gás é menor do que o de um fluido. Além disso, também no geral o h para uma situação de troca de calor por convecção natural é menor do que para uma mesma situação de troca de calor por convecção forçada e/ou mista, portanto Letra E.